top of page

Toyota Prius no Guinness

O automóvel híbrido da Toyota passou a contar com o nome inscrito no famosíssimo livro dos recordes ("Guinness World Records Book"), devido ao baixo consumo de combustível.



O Toyota Prius estabeleceu um novo recorde de eficiência ao atravessar os EUA, ligando as costas oeste e leste, com um consumo médio de combustível de apenas 2,52 l/100 km.


Consumo médio de apenas 2,52 l/100 km na viagem de um lado ao outro dos EUA.

Conduzido por Wayne Gerdes, um experiente "hypermiler" (a palavra designa um condutor que persegue consumos mínimos!), o automóvel híbrido da marca nipónica registou proeza reconhecida até pelo "Guinness World Records Book", o famoso "Livro dos Recordes". Durante a viagem, a média registada ficou abaixo, e por larga margem, do mínimo anterior, de 3,35 l/100 km.


"O Prius impressionou-nos a todos nos últimos 23 anos e continua a impressionar-nos", disse Michael Tripp, Vice-Presidente de Marketing da Toyota nos EUA. "O recorde mundial para o melhor consumo, para nós, é apenas mais uma prova de que o este automóvel representa uma maravilha da engenharia."



A viagem com 5160 km levou o Prius a atravessar diversos tipos de terreno, bem como a enfrentar condições climatéricas imprevisíveis, refere o comunicado da Toyota. O percurso também incluiu condução em altitudes superiores a 2000 metros e em locais tão exigentes como o deserto de Mojave, onde as temperaturas são quase sempre elevadíssimas.


"Para uma tentativa de recorde como esta, é necessário muito planeamento", disse Gerdes. "Não se pode fazer isto sem preparação. É preciso ter um plano. Mas também temos de ser capazes de trabalhar em tempo real. Se as condições mudarem, temos de alterar o nosso plano, redefinir o percurso, descobrir o que podemos fazer para atingirmos o objetivo", rematou.



O experiente condutor partilhou ainda algumas dicas simples que considera essenciais para aumentar a eficiência da condução no quotidiano. São disso exemplo os arranques moderados e uma pressão progressiva no pedal de acelerador, bem como saber antecipar as imobilizações, aproveitando a inércia do automóvel para manter a velocidade até ao momento da paragem.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page