Vendas combinadas das marcas do consórcio nipónico, que também incluem as matrículas da Lexus, progrediram 6% durante os primeiros três trimestres do ano, comparativamente ao mesmo período de 2023. Automóveis eletrificados representaram 75% dos registos.
A Toyota Motor Europe anunciou a comercialização de um total de 916.671 automóveis das marcas Toyota e Lexus nos primeiros nove meses de 2024, volume que representa um crescimento de 6% comparativamente ao período homólogo do ano passado.
Considerando os três primeiros trimestres do ano, ambas as marcas registaram novos recordes comerciais, tendo a Toyota mantido a segunda posição no mercado europeu de automóveis de passageiros com um crescimento de 5% comparativamente ao mesmo período de 2023. A Lexus, por sua vez, registou uma subida de 17% das suas vendas no mesmo período.
A gama de veículos eletrificados da Toyota e da Lexus é já responsável por 75% das vendas da Toyota Motor Europe, o que significa que três em cada quatro automóveis Toyota e Lexus vendidos na Europa são híbridos ou elétricos. Esta percentagem é agora superior devido ao crescimento das vendas de elétricos, híbridos plug-in e híbridos, com subidas de, respetivamente, 28%, 37% e 9%.
“Estamos a registar uma forte procura em toda a gama de veículos eletrificados, os quais representam agora 75% do nosso ‘mix’ total de vendas, e continuamos a ter um desempenho superior ao do mercado. A nossa abordagem ‘multi-pathway’, que oferece diversas tecnologias eletrificadas, permitiu-nos responder positivamente à evolução da procura dos clientes em toda a Europa”, disse Matt Harrison, Diretor Geral da Toyota Motor Europe.
A Toyota comercializou um total de 848.974 veículos entre janeiro e setembro de 2024, volume que representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Os modelos mais vendidos da marca são o Yaris Cross, o Yaris e o C-HR. Os modelos eletrificados representam 74% do mix global de vendas, tendo aumentado 7% comparativamente ao ano passado. Já as vendas de elétricos a bateria subiram 19% nos primeiros nove meses do ano, atingindo um total de 26.824 unidades. Por último, os híbridos plug-in registaram um aumento de 93% em relação ao ano anterior devido à chegada do novo C-HR Plug-In.
No que à Lexus diz respeito, a marca destacou-se no mercado premium europeu com um volume de 63.697 automóveis vendidos, uma subida de 17% em relação aos primeiros nove meses de 2023. As vendas de modelos eletrificados aumentaram 22% no mesmo período, sendo que a marca conta neste momento com um mix de 100% em termos de veículos eletrificados na Europa Ocidental e de 90% se considerada toda a região. Os principais responsáveis pelo bom desempenho comercial da Lexus são os modelos NX, LBX e RX.
Comments