Marca japonesa fortalece aposta na produção de veículos elétricos, depois de vários anos focada quase a 100% no desenvolvimento e na produção de tecnologias híbridas.
A Toyota deverá avançar para a construção de uma nova fábrica de automóveis elétricos da marca Lexus na China. De acordo com a notícia avançada pela publicação Nikkei Asia, a marca japonesa pretende ter as suas novas instalações em funcionamento já em 2027, suportando a sua nova estratégia de eletrificação até ao momento quase exclusivamente focada em modelos híbridos.
A construção da fábrica em território chinês garantirá, avança o artigo, o controlo das operações naquele que é o maior mercado de automóveis elétricos do mundo. Até ao momento, a marca japonesa dependia de parcerias com fabricantes locais como a GAC e a FAW, mas a construção da sua própria fábrica na zona de Xangai poderá permitir-lhe novas ferramentas para fazer frente a gigantes locais como a BYD.
A notícia carece ainda de confirmação oficial por parte da Toyota, mas também a Reuters, com base em informação de várias fontes próximas da marca japonesa, avança que a nova fábrica de elétricos deverá vir a produzir maioritariamente automóveis Lexus para o mercado chinês.
Em 2023, a Toyota vendeu cerca de 180 mil veículos na China, mas a sua quota de mercado, tal como a de outras marcas nipónicas, tem vindo a diminuir naquele mercado devido à força demonstrada pelo cada vez maior número de marcas locais.
Comentarios