top of page

Toyota derrotada (também) em 2024 pela…

Atualizado: 25 de fev.

Pelo segundo ano consecutivo, fabricante nipónico é segundo no estudo de fiabilidade e satisfação de referência nos EUA, vencido por marca que conhece muito bem



A Lexus é a marca automóvel de referência no capítulo da fiabilidade, de acordo com o estudo anual realizado pela consultora J.D. Power para avaliação do nível de satisfação dos proprietários e o número de incidentes em modelos novos após três anos no ativo! A Toyota acompanha-a no topo da tabela. Os fabricantes integram o mesmo consórcio, facto que não é coincidência, certamente…

 

O relatório de 2024 é baseado nas respostas de 30.595 proprietários de automóveis de 2021, que foram questionados sobre os problemas que tiveram (ou têm) após três anos de propriedade. Os resultados, conclui a J.D. Power, sugerem o “declínio na fiabilidade a longo prazo, devido ao aumento do número de incidentes em modelos de quase dois terços das marcas” identificadas no relatório.

 

Este estudo realiza-se há 35 anos e abrange 184 problemas específicos em nove áreas principais dos automóveis, da climatização às assistências eletrónicas à condução, do sistema multimédia às motorizações). No documento mais recente, a média registada é de 190 problemas por 100 carros (PP100), o que significa mais quatro pontos que em 2023. Não menos importante: a taxa de denúncias apresentadas entre os primeiros 90 dias de propriedade do automóvel e os três anos aumentou para 17%, posicionando-se 12% acima da registada no ano anterior.

 

Contas feitas, a Lexus conseguiu a classificação mais elevada no campo da fiabilidade, à frente da Toyota, que teve, todavia, “prémio de consolação”: número um nas marcas generalistas. O consórcio japonês, no total, somou nove vitórias em categorias, proeza que nenhum fabricante conseguia desde 2017.

 

Na edição de 2024 do estudo da J.D. Power, destaque, ainda, para o progresso de duas marcas alemãs: Porsche (melhoria de 33-PP100) e Mercedes-Benz (22-PP100). A Lexus comanda o “ranking”, com 135 PP100. Seguem-na Toyota (147), Buick (149), Chevrolet e Mini (147). Atrás do “top-5”, Porsche, Mazda, Kia, BMW, Dodge e Jeep, todos iguais ou acima da média na indústria. Por automóveis, 718 Boxster e 718 Cayman receberam as melhores notas, considerando todas as categorias analisadas.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page