Um dos grandes destaques do salão IAA Transportation 2024, o Tesla Semi deverá chegar ao mercado europeu apenas daqui a dois anos.
A Tesla levou o Semi até à cidade de Hannover, na Alemanha, para o salão IAA Transportation 2024, evento onde o camião elétrico da marca de Elon Musk deu muito nas vistas, causando enormes filas apenas para o ver, mais ainda para o conduzir.
O responsável pelo desenvolvimento de camiões na Tesla, Dan Priestley, elogiou o trabalho feito pelos fabricantes europeus no desenvolvimento dos seus camiões elétricos para trajetos curtos, médios e longos, mas assumiu também que a Tesla quer estar presente, tendo feito alguns comentários sobre o muito aguardado lançamento do Semi no velho continente.
Já disponível na América do Norte, o Semi tem uma autonomia de cerca de 800 quilómetros - a maior parte dos camiões integra a frota da PepsiCo na Califórnia – o que, segundo Priestley, é garantia mais do que suficiente para contrariar a ideia de que um camião elétrico não é adequado a longas distâncias. Também destacou a sua robusta performance sob as mais diversas condições climatéricas e inclinações exigentes, bem como as suas reduzidas necessidades de manutenção.
O Semi tem uma autonomia de cerca de 800 km
Priestley terá igualmente mencionado a evolução da tecnologia das baterias, conduzindo à redução do seu peso, bem como a velocidade de carregamento muito elevada como argumentos do Semi, maximizando a eficiência e reduzindo o tempo de paragem para carregamento, fatores absolutamente essenciais para grandes empresas como a alemã Fritz-Gerhard Hamann, a qual aguarda ainda pelo Semi que encomendou em 2019.
No que diz respeito ao seu lançamento europeu, o responsável da Tesla referiu que o Semi terá obrigatoriamente de passar por um processo de adaptação à Europa, às suas regulamentações e requisitos de mercado. Porém, adiantou que tal não deverá acontecer antes de 2026. O Semi será produzido no estado do Nevada, numa unidade de fabrico ainda em construção, mas que terá, daqui a dois anos, uma capacidade de produção de 50.000 veículos por ano que fará, adianta Priestley, reduzir os custos.
Em termos de consumo de energia, a Tesla assume o desejo de atingir a meta de 100 kWh/100 km, o que destacaria o Semi como um dos mais eficientes camiões elétricos do mercado. O eActros 600 da Mercedes-Benz realizou recentemente um tour pela Europa onde conseguiu uma média final de consumo de 103 kWh/100 km, o que, de acordo com os especialistas, equivale a um consumo de gasóleo de cerca de 10 lt/100 km. Um camião com motor Diesel atual, consome, em média, cerca de 25 lt/100 km.
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