Quota de mercado da marca de Elon Musk tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos, com a quebra a atingir os 33% em dois anos, para um valor abaixo dos 50%. O aumento da oferta de marcas rivais encontra-se entre as causas dessa redução.
Se em tempos a Tesla assumiu uma posição dominante no mercado de elétricos nos Estados Unidos da América (EUA), os últimos dois anos têm revelado uma perda significativa de quota por parte da companhia liderada por Elon Musk.
De acordo com um relatório da Finbold, a Tesla perdeu 33% de quota de mercado nos EUA nos dois últimos anos, refletindo o aumento da concorrência, sobretudo pelas marcas consideradas tradicionais, mas também algum arrefecimento da procura por veículos elétricos, embora não seja de descartar que as polémicas em torno de Musk – sobretudo com as suas posições partilhadas na sua rede social, a “X” – tenham também desmotivado muitos compradores a optarem pelos automóveis da Tesla.
Os números da Finbold revelam que no início de 2022, a marca americana detinha uma quota de 74,8%, tendo caído para 49,7% no segundo trimestre de 2024, ao passo que outras marcas têm vindo a ganhar peso.
A General Motors tinha uma quota de apenas 0,3% no início de 2022, mas terminou o segundo trimestre de 2024 com 6,6%, enquanto o grupo Hyundai (incluindo a Kia) e a Ford têm mantido uma progressão constante nas posições seguintes, com quotas de mercado respetivas de 11,2% e 7,2% .
Globalmente, a Finbold dá conta, também, de uma queda de quota de mercado da Tesla, tendo mesmo sido superada no final de 2023 pela chinesa BYD. O crescimento dos fabricantes chineses é, aliás, um dos pontos destacados pela analista para explicar a redução da quota da marca de Elon Musk.
Ainda de acordo com o mesmo relatório, a indústria automóvel de elétricos não está em queda, embora dê alguns sinais de estagnamento.
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