As vendas de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV) cresceram 14,7% em 2024, enquanto o total de todos os modelos eletrificados (incluindo híbridos e veículos comerciais e pesados) representou um aumento de 12,9%. Por marcas, a Tesla continua a dominar nas vendas de elétricos.
Prossegue a toada de crescimento na adoção da eletrificação em Portugal. Em 2024, as vendas de veículos eletrificados (incluindo híbridos, híbridos “plug-in” e 100% elétricos) tiveram um aumento de 12,9%, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), relativos ao ano passado.
No cômputo dos 12 meses, foram matriculadas 107.586 unidades eletrificadas, de todos os tipos – ligeiros de passageiros, ligeiros comerciais e pesados. Já no que diz respeito apenas às matrículas de ligeiros de passageiros eletrificados, entre janeiro a dezembro, foram registadas 105.123 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 13,8% relativamente ao período homólogo de 2023.
Estratificando esses números e assumindo apenas o mercado de ligeiros de passageiros puramente elétricos (BEV), verificou-se um aumento de 14,7% nos 12 meses de 2024, com 41.757 unidades matriculadas. Por seu turno, os ligeiros de mercadorias e pesados elétricos registaram decréscimos de 5,1% e de 69,2%, respetivamente, no mesmo período.
Os ligeiros de passageiros híbridos “plug-in” (PHEV) cresceram 4,4% (28.346 matrículas) e os híbridos “puros” (HEV) aumentaram 21,3% (35.020 unidades).
Tesla vende o dobro do segundo
Analisando o mercado de ligeiros de passageiros novos, que é o mais relevante, e na tipologia de elétricos, a Tesla voltou a ser a marca mais vendida em 2024, com 9760 unidades registadas no total dos 12 meses, crescendo 4,6%, mas perdendo quota de mercado, de 25,64% em 2023 para 23,37% em 2024.
O Tesla Model 3 foi o terceiro automóvel mais vendido do ano em Portugal
Com dois modelos bastante “fortes”, o Model 3 (que foi o terceiro automóvel mais vendido do ano) e o Model Y, a Tesla vendeu mais do dobro da segunda marca em termos de elétricos, a BMW, que registou 4074 unidades. A marca bávara cresceu 17,1% nas vendas de elétricos e viu a sua quota de mercado crescer muito ligeiramente, de 9,56% para 9,76%.
A Volvo, muito por “obra” da boa receção do EX30, chega ao terceiro lugar nas vendas de ligeiros de passageiros 100% elétricos, tendo um aumento expressivo de 136,7% e com uma quota crescente de 3,72% para 7,67%. A Peugeot também aumentou o seu número de elétricos vendidos, matriculando 3017 unidades (+22,1%) e com uma quota de mercado de 7,23%, o mesmo se aplicando à Mercedes-Benz, que registou 2860 unidades (+18,8%), para uma quota de 6,85%.
Na sexta posição surge a BYD, que teve um aumento exponencial de 533,1% nas vendas de elétricos, graças a uma gama variada e composta por modelos como o Atto 3, Dolphin ou o Seal, matriculando 2849 veículos. A Volkswagen situa-se em sétimo, com 1681 unidades matriculadas, num decréscimo de 29,1% face a 2023. Em sentido oposto, a MG cresceu 143,3%, matriculando 1618 unidades em 2024.
Mercedes lidera nos PHEV, Toyota nos HEV
Nos híbridos “plug-in” (PHEV), a Mercedes-Benz foi a marca mais vendida, com 7879 unidades registadas, o que se traduz num crescimento de 33,2% e numa quota de mercado de 27,8%. Nas três posições seguintes ficaram marcas com quedas nos registos entre os PHEV: na segunda posição, a BMW matriculou 4446 unidades (-10,3%), na terceira posição, a Volvo matriculou 2470 unidades (-13,7%) e a quarta, a Peugeot, matriculou 1523 exemplares PHEV (-33,3%). Outras marcas, como a Audi (+59,7%), Toyota (+91,9%), Kia (+27,2%) e Skoda (+136,8%) tiveram prestações comerciais mais positivas.
Quanto aos híbridos (HEV), há um domínio claro da Toyota, que matriculou 8418 unidades em 2024, crescendo 27,5% na comparação entre os dois anos. A marca japonesa dispôs de uma vantagem expressiva sobre a Ford, que foi a segunda, matriculando 3598 unidades, num decréscimo de 17,9%. Na terceira posição, a Fiat teve um crescimento ligeiro de 4,5%, registando 3503 unidades.
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