A Lamborghini tem superdesportivo novo. Chama-se Temerario, substitui o bem-sucedido Huracán que bateu todos os recordes da marca (número um nas vendas até ao lançamento do Urus, SUV que ganhou, rapidamente, o estatuto de “best-seller” do fabricante transalpino), e conta com sistema PHEV que associa um V8 4.0 biturbo a três motores elétricos e rende 920 cv!
A Lamborghini elegeu a Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA, encontro realizado anualmente, para apresentar o sucessor do Huracán produzido entre 2013 a 2025 e que deteve o título de automóvel mais bem-sucedido na história da marca de Sant’Agata Bolognese, Itália, até à introdução do Urus (2018), Sport Utility Vechile (SUV) que aumentou de forma muito expressiva a dimensão da empresa na órbita do Grupo VW. Temerario é o nome do terceiro “touro” com motorização PHEV – primeiros dois: Revuelto e Urus SE.
O Temerario, nome que significa “corajoso” ou “feroz” e é inspirado em animal que teve atuação notável numa tourada realizada em 1875, sucede ao superdesportivo que representou mais de 20.000 vendas para a Lamborghini.
Desenvolvido sob o nome de código “634”, o Temerario, nome que significa “corajoso” ou “feroz” e é inspirado em animal que teve atuação notável numa tourada realizada em 1875, é o primeiro Lamborghini com um motor V8 montado em posição central desde a estreia do Jalpa (1981), apresenta-se como a referência no segmento dos superdesportivos, devido ao desempenho de grupo motopropulsor híbrido que combina um V8 4.0 biturbo (800 cv) e três motores elétricos. O rendimento máximo do sistema é de 920 cv e 730 Nm.
O V8 concebido e desenvolvido de raiz em Sant'Agata Bolognese é o primeiro motor de produção em série que atinge 10.000 rpm, facto que explica os números estrondosos anunciados pela marca italiana: mais de 340 km/h de velocidade de ponta e arranque 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos. “Cada Lamborghini novo deve superar os seus antecessores em termos de desempenho e eficiência. O Temerario representa o fim de capítulo muito importante na estratégia de eletrificação inscrita no plano Direzione Cor Tauri", diz Stephan Winkelmann, homem-forte da Lamborghini
O Temerario, para a Lamborghini, representa um patamar novo em termos de eficiência aerodinâmica, que combina com apontamentos estilísticas revolucionários. E novos são, também, o chassis em alumínio, também o material predominante nos painéis da carroçaria, ou o sistema multimédia Vision Unit, com monitor de 8,4’’ posicionado no centro de painel de bordo digitalizado (inclui ecrãs para a instrumentação e o passageiro dianteiro, o primeiro com 12,3'' e o segundo com 9,1’’). No superdesportivo, caixa automática de 8 velocidades, de embraiagem dupla (DCT), e sistema de quatro rodas motrizes controlado de forma eletrónica que atua apenas com os três motores elétricos em funcionamento.
Na lista de novidades, extensa, versão “Alleggerita” (leve) orientada para a condução em pista
O Temerario tem duas cores novas e possibilidades de personalização (quase) ilimitadas, através do programa Ad Personam da Lamborghini. Também na lista de novidades, versão “Alleggerita” (leve) orientada para a condução em pista, por dispor de pacote que diminui o peso em quase 40 kg e aumenta a eficiência aerodinâmica (+67% de carga). Anunciam-se 13 experiências de condução, combinando-se os programas de funcionamento do sistema PHEV (Recharge, Hybrid e Performance) com os modos Città, Strada, Sport, Corsa e Corsa Plus. Premindo botão “checkered flag” durante 2 segundos, controlo de arranque (Launch Control) ativado.
A experiência Città concebida para a condução em zonas urbanas pode utilizar-se tanto nos programas Hybrid (totalmente elétrico, isto é, movimentando-se apenas com os motores dianteiros e uma potência máxima de 190 cv) como Recharge (permite ao V8 recarregar rapidamente a bateria, sendo necessário). O Strada destina-se aos percursos extraurbanos (autoestradas, por exemplo). O motor elétrico principal apoia o V8, mas o sistema PHEV limita o nível de potência a 800 cv em Hybrid e 725 cv em Recharge. A aerodinâmica ativa e os motores elétricos dianteiros (ativam a vectorização do binário) melhoram a estabilidade direcional a alta velocidade e a precisão e a segurança na condução.
O terceiro motor elétrico encontra-se arrumado entre a mecânica de 8 cilindros e a caixa, apoia o V8, aciona os dianteiros e recarrega a bateria, operação que também pode realizar-se numa tomada externa.
Por fim, o Sport muda o temperamento do automóvel, tornando-o mais divertido e reativo em cada um dos três programas com que pode combinar-se. Neste modo (e no Corsa...), 920 cv sempre disponíveis. O Temerario também estreia na Lamborghini um programa Drift Mode com três níveis de atuação selecionados pelo condutor.
Comments