top of page
Logotipo | e-auto

Volkswagen Tayron à venda em Portugal

Atualizado: há 21 horas

A chegada do Tayron a Portugal é indissociável da noção de espaço – por um lado, ocupa o espaço que pertencia ao Tiguan Allspace; por outro, é o segundo SUV de maior dimensão da Volkswagen, posicionando-se abaixo apenas do topo de gama Touareg. Com até sete lugares, conforto excecional e a possibilidade de dispor de motorizações híbridas Plug-In, este modelo terá, também, versões a gasolina e gasóleo.


Volkswagen Tayron

Primando pela noção de polivalência, o Tayron é a nova aposta da Volkswagen para o segmento dos SUV de maiores dimensões, apelando aos condutores que procuram versatilidade, espaço a bordo e tecnologias de conforto e de entretenimento associadas a soluções motrizes eficientes. Além disso, o Tayron ocupa o lugar do Tiguan Allspace, sendo produzido na fábrica alemã de Wolfsburgo, bem no “coração” da Volkswagen.

 

Consolidar a gama SUV da marca alemã é a missão do Tayron

O Tayron consolida a gama SUV da marca, uma vez mais com um modelo de designação começada pela letra “T”, situando-se entre o Tiguan (4,5 m) e o Touareg (4,9 m) em termos de dimensões, já que mede 4,791 m de comprimento (mais 253 mm do que o Tiguan), enquanto a distância entre eixos se cifra nos 2,788 m (mais 111 mm do que o Tiguan), medidas que lhe permitem apresentar até sete lugares a bordo (embora só nas versões sem motorizações PHEV).


Volkswagen Tayron

Paralelamente, este SUV mostra a evolução o “design” da marca, embora não o afaste da restante família de modelos mais aventureiros. Em termos de desenho, demarca-se pela dianteira com faróis estilizados e grelha de dimensões mais amplas, recebendo também o logótipo iluminado e barra iluminada entre os dois grupos óticos. De série, está equipado com faróis LED Plus, que incluem controlo automático do alcance dos faróis e luzes dinâmicas em curva, podendo receber tecnologia IQ.Light LED Matrix HD.

 

Cada farol integra 19.200 LED multipíxeis (38.400 lED no total) que iluminam a estrada com maior precisão e com funcionalidades distintas, como os máximos adaptativos ou o “Lane Light”, projeção no asfalto da largura do veículo, útil em zonas de obras ou em vias estreitas. Cada farol do Tayron é composto por três módulos: no exterior, encontra-se um módulo bi-matrix que funciona como matriz de fundo dos máximos, ao centro, o módulo LED Matrix HD, com os 19.200 LED controláveis individualmente e, no interior, um módulo de projeção mais pequeno assegura a luz de curva estática e a luz para condições meteorológicas adversas.



Os para-choques diferenciam-se consoante o nível de equipamento Urban ou R-Line, com este último a apresentar “design” mais desportivo com elementos da grelha dianteira e as entradas de ar verticais em preto brilhante, por exemplo.

 

Visto de perfil, o Tayron exibe "capot" mais longo e mais alto que o do Tiguan (o que o atira para a Classe 2 nas portagens, ou Classe 1 com Via Verde). As embaladeiras apresentam-se na cor da carroçaria, enquanto na zona superior, acompanhando o topo das janelas e o pilar D, aparece um elemento decorativo cromado a que a marca deu o nome de "stick de hóquei". As cavas das rodas têm um leve contorno em preto, salientando o aspeto SUV, com opções de jantes entre as 18'' e as 20''.


Todo o desenho teve uma preocupação aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0.28 Cd. 

Já a traseira sobressai pela barra LED horizontal contínua a unir os farolins e englobando também o logótipo iluminado nesse “jogo” de luz. As versões topo de gama do Tayron têm sistemas de iluminação com animações de boas-vindas e despedida. O condutor pode escolher entre três animações LED diferentes para os farolins traseiros. O para-choques também é distinto entre as versões Urban e R-Line, com esta última a ter visual mais desportivo com elementos em preto brilhante. 


Volkswagen Tayron

Para sete (ou cinco…) com conforto 

Assente sobre a base modular MQB Evo, o Tayron vale-se de um interior que procura oferecer níveis de conforto elevados e conjugação de materiais de alta qualidade associados à filosofia de robustez de construção da Volkswagen. Todas as versões incluem volante em pele com botões físicos, revestimentos em pele sintética suave na zona superior do painel de bordo, nos painéis superiores das portas dianteiras, nos painéis interiores das portas e na consola central. Nas versões R-Line, o painel de bordo e os painéis das portas revelam superfícies em “ArtVelours Eco”, habitualmente reservado a automóveis desportivos exclusivos, e acabamentos com aparência de alumínio.

 

O painel de instrumentos digital é de série (“Digital Cockpit Pro”), com ecrã de 10,25'', enquanto ao centro do painel de bordo encontra-se o ecrã tátil que pode ser de 12,9'' ou de 15'', este último no pacote mais completo “Discover Pro Max”. De série, com ecrã de dimensão mais pequena, conta já com função de navegação, assistente de voz IDA com integração do ChatGPT e dois compartimentos de arrumação na consola central com carregamento sem fio para "smartphones".


Volkswagen Tayron

Ao escolher o nível “Discover Pro Max”, além do ecrã maior e de algumas funcionalidades acrescidas, passa a contar também com Head-Up Display projetado no para-brisas com informações mais completas.

 

Independentemente do tamanho do ecrã, a barra inferior fixa contém sempre os controlos do ar condicionado, ventilação dos bancos e o botão “Home” para navegação pelos menus. Logo acima, encontram-se os controlos deslizantes táteis iluminados para ajuste da temperatura e do volume de som.

 

Além disso, dispõe de ar condicionado automático de três zonas (Air Care Climatronic) de série e, opcionalmente, com bancos dianteiros ventilados e com massagem. A versão R-Line conta com banco ergoActive do lado do condutor, com o pacote opcional em pele “Varenna” a integrar ainda bancos ergoActive Plus para o condutor e o passageiro da frente. Neste caso, o nível de equipamento é alargado para incluir regulação elétrica em 14 vias com função de memória e função de massagem por pontos de pressão com 10 câmaras pneumáticas nos encostos.


Volkswagen Tayron

O teto panorâmico de abrir está disponível como opção na versão Urban e é de série na versão R-Line, contando com cortina elétrica, ao passo que a qualidade do áudio pode ser reforçada com o sistema de som opcional Harman Kardon (de série no R-Line).

 

Quanto o tema é a modularidade, o Tayron recorre a bancos da segunda fila com regulação do encosto e de ajuste longitudinal, podendo ser rebatidos na proporção de 1/3 a ⅔ para ampliar a capacidade da bagageira. O banco central traseiro esconde uma articulação frontal na qual é possível fixar tablets e smartphones. Na configuração de sete lugares (não disponível nas versões híbridas plug-in), a segunda fila de bancos pode ser rebatida para a frente com a função de acesso facilitado, permitindo o acesso à terceira fila de bancos. Esta inclui dois assentos individuais, destinados a passageiros de menor estatura, que se ocultam no piso da mala.

 

Nas versões de cinco lugares com motorizações eTSI e TDI, o compartimento de carga oferece entre 705 e 1915 litros. Na variante de sete lugares, varia entre os 345 litros, com os sete bancos montados, os 850 litros com cinco lugares e 1905 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos (segunda e terceira filas).


Volkswagen Tayron

Motorizações diversas 

O Tayron chegará ao mercado com duas motorizações híbridas Plug-In (eHybrid), uma motorização Mild Hybrid (eTSI) e dois motores Diesel (TDI) – potências de 150 cv a 272 cv.

 

Começando pelos sistemas Plug-In, existirão dois níveis de potência: 204 cv e 272 cv. Nas duas motorizações, expectativa de autonomia puramente elétrica acima dos 120 km (dependendo do equipamento). A versão eHybrid de entrada combina motor 1.5 TSI evo de 150 cv (turbo de geometria variável e ciclo Miller) com motor elétrico de 115 cv (85 kW), para uma potência combinada de 204 cv (150 kW) e 350 Nm de binário máximo.

 

A versão de topo, com 272 cv e 400 Nm, associa um 1.5 TSI evo de 177 cv a um motor elétrico de 115 cv. Contam com baterias de 19,7 kWh de capacidade (úteis) e caixa eDSG de 6 velocidades. Ponto apontado como vantagem pela Volkswagen é o de poder carregar até 50 kW nos postos rápidos (CC) e até 11 kW nos CA. A marca antevê autonomia elétrica de até 123 km para o Tayron Urban eHybrid.


Volkswagen Tayron

A gama do Tayron inicia-se, porém, com o eTSI a gasolina e com sistema Mild Hybrid e 150 cv. Esta tecnologia recorre a um alternador/motor de arranque acionado por correia com sistema de 48 V e gestão ativa dos cilindros (ACTplus), o qual desativa dois dos quatro cilindros do motor a gasolina para incrementar a poupança. Durante a travagem, a energia cinética é recuperada através de um alternador e armazenada numa bateria de 48 V independente. O Tayron utiliza essa energia para desligar o motor de combustão em desaceleração, contribuindo assim para a redução do consumo de combustível. Além disso, o sistema de 48 V melhora o desempenho na fase de arranque, graças à função de assistência elétrica (“electric boost”), a qual fornece 14 kW e 56 Nm adicionais.

 

Para os tradicionalistas do Diesel, a Volkswagen também apresenta motorização 2.0 TDI evo, mais evoluída e com dois níveis de potência, 150 cv (apenas disponível no segundo semestre) e 193 cv, surgindo associada de série à tração integral 4Motion.

 

Todas as variantes do Tayron estão equipadas com caixas automáticas de dupla embraiagem (DSG), de 7 velocidades (eTSI e TDI) ou 6 velocidades (eHybrid).

 

A tecnologia 4Motion é mais evoluída, sendo o eixo traseiro chamado a intervir apenas quando há maior necessidade de tração ou risco de perda de aderência de alguma roda. No entanto, a tração integral pode também ser ativada manualmente através do comando da experiência de condução (nos modelos 4Motion, além dos perfis “Eco”, “Comfort”, “Sport” e “Individual”, há ainda os modos “Offroad” e “Snow”. A capacidade máxima de reboque é de 2,3 toneladas e há também perfil de condução adicional “Trailer” para essas situações.


Volkswagen Tayron

Entre os equipamentos opcionais do Tayron encontram-se sistemas inovadores como o novo controlo adaptativo do chassis DCC Pro (de série na versão PHEV), com amortecedores de duas válvulas ajustáveis, e os sofisticados faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD da Volkswagen, com funções de iluminação interativas. Estão ainda disponíveis: o novo assistente de voz IDA com integração do ChatGPT (inteligência artificial), um amplo teto panorâmico de abrir (na versão Urban), um sistema de som Harman Kardon com potência de 700 W (na versão Urban) e um pacote de bancos “Varenna” de alta qualidade com bancos ergoActive Plus eletricamente ajustáveis, incluindo funções de massagem e ventilação.

 

Chassis apurado 

O Tayron estará disponível, como opção nas motorizações eTSI e TDI, e de série nas motorizações “plug-in”, com a mais recente geração de controlo adaptativo do chassis DCC Pro, com amortecimento ativo que reage continuamente às condições da estrada e à situação de condução com base em parâmetros da direção, travagem e aceleração.


Volkswagen Tayron

O condutor pode ajustar o sistema DCC Pro conforme as suas preferências a partir de menu dedicado no ecrã central tátil. Os componentes da dinâmica lateral do sistema de chassis adaptativo são coordenados e otimizados pelo gestor dinâmico do veículo, de série no Tayron. Este sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e – quando equipado com DCC Pro – também os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados.

 

Os amortecedores do novo DCC Pro no Tayron estão equipados com duas válvulas, evolução acompanhada por um algoritmo de controlo adaptado que permite uma gestão separada das fases de extensão (“rebound”) e compressão.

 

Tecnologicamente, o SUV destaca-se por elementos como o Park Assist Pro com função de memória e controlo remoto, o que permite o estacionamento assistido em lugares paralelos ou perpendiculares. Adicionalmente, o sistema conta com função de memória, registando os últimos 50 metros percorridos, incluindo a situação de estacionamento. Podem ser armazenadas até cinco manobras de estacionamento diferentes.



Gama e preços 

O Tayron será proposto em dois níveis de potência, Urban e R-Line, o primeiro já com pacote de equipamento de série muito completo, com ar condicionado automático de três zonas, iluminação ambiente com 10 cores, nove airbags, ecrã de 12,9'', AppConnect Wireless (para Apple CarPlay e Android Auto), vidros traseiros escurecidos, vidros laterais com isolamento acústico, faróis LED Plus com controlo automático dos máximos (Light Assist), pintura metalizada, bem como jantes de liga leve de 18''.


Os preços começam nos 46.140 € do 1.5 eTSI Urban de 150 cv. Para os eHybrid, anuncia-se a partir de 50.988€ para a versão com a motorização menos potente (204 cv).

 

No topo está a versão R-Line, com bancos desportivos em ArtVelours Eco com apoios de cabeça integrados, forro do tejadilho em preto, para-choques R-Line, jantes de 20'', direção progressiva, teto panorâmico e o sistema de som Harman Kardon 700 W.


Volkswagen Tayron

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page