top of page
Foto do escritorJosé Caetano

TAG Heuer evoca 20 anos da Red Bull

TAG Heuer Formula 1 Chronograph x Oracle Red Bull Racing comemora os 20 anos da escuderia austríaca na categoria-rainha da competição automóvel. Trata-se de cronógrafo com edição limitada a 3000 exemplares, obviamente dos numerados.


TAG Heuer evoca 20 anos da Red Bull

A Red Bull, em 2024, cumpriu a 20.ª temporada na Fórmula 1. Fê-lo de forma bem-sucedida, independentemente do não cumprimento do objetivo de ganhar o título de construtores pelo terceiro ano consecutivo, com o “tetra” do piloto neerlandês Max Verstappen. Esta escuderia tem licença austríaca, está baseada em Inglaterra (Milton Keynes) e estreou-se na categoria de topo do desporto automóvel no início do Mundial de 2005, na Austrália, após a compra dos ativos Jaguar. Seguiu-se, em 2006 e também sob o comando de Dietrich Mateschitz, personalidade que morreu em 2022, a “absorção” da Minardi e a formação da “equipa-satélite” Scuderia Toro Rosso (passou a chamar-se AlphaTauri em 2020 e RB em 2024).



Os números e os títulos confirmam o impacto e o sucesso da Red Bull na Fórmula 1. Em 20 temporadas, os austríacos estiveram em 393 grandes prémios, somando 122 vitórias, 282 pódios, 103 “pole position” ou 99 voltas mais rápidas, e vencendo seis campeonatos de construtores (2010, 2011, 2012, 2013, 2022 e 2023) e oito de pilotos – quatro com Sebastian Vettel, entre 2010 e 2013, e outros quatro com Max Verstappen, de 2021 a 2024. Neste período, a equipa contou com motorizações da Cosworth, Ferrari, Renault e Honda – de 2016 a 2018, unidades de potência com o nome da TAG Heuer e, desde 2022, apresentam-se sob a designação Honda-RBPT.



Cronógrafo comemorativo 

A TAG Heuer, para comemorar os 20 anos da Red Bull na Fórmula 1 (e, recorda-se, de 2016 a 2018, as unidades de potência Renault montadas nos monolugares dos austríacos apresentaram-se mesmo sob o nome da relojoeira suíça), desenvolveu o Formula 1 Chronograph x Oracle Red Bull Racing, cronógrafo à venda em edição limitada a 3000 unidades e que sucede aos sete relógios apresentados pelas duas marcas desde 2016, o ano do início da parceria.


Audaz e dinâmico

O cronógrafo novo é-nos apresentado como audaz e dinâmico, características que resultam da inspiração em elementos-chave da Fórmula 1 e da Red Bull, incluindo a capacidade e o espírito de inovação da categoria e da escuderia, e as emoções e velocidade das corridas. E, por tudo isto, o modelo encontra-se na “pole position” da coleção! O visual arrojado do TAG Heuer observa-se de imediato na caixa preta revestida a DLC, na textura de asfalto no azul da equipa austríaca no mostrador ou no logotipo da Oracle Red Bull Racing “arrumado” entre as 7 e as 10 horas, o que é inédito na história da colaboração.



Mantendo-se na temática das corridas, o submostrador das 6 horas inspira-se nos velocímetros dos monolugares, com marcadores de alto contraste que evocam as grelhas de partidas dos grandes prémios. A laca vermelha no botão das 2 horas é o apontamento final inspirado na relação da TAG Heuer com a Red Bull Racing, com o cronógrafo a apresentar as mesmas cores dos fatos dos pilotos da equipa: azul-escuro, amarelo e vermelho. Esta combinação cromática muito diferenciadora faz com que o modelo seja tão apelativo como funcional.


Luneta em aço com inserção em alumínio

 

A luneta é em aço e conta com inserção em alumínio, o que adiciona “camada” de desportividade ao desenho de modelo com construção que admite uma variedade de combinações de cores, todas inspiradas na decoração dos F1 da Red Bull. Este elemento destaca a forma como a equipa persegue a excelência na competição e, simultaneamente, torna o relógio muito mais elegante e versátil. O fundo da caixa tem gravados os logotipos da 20.ª temporada da escuderia na categoria-rainha do desporto automóvel, por isso recordando a trajetória extraordinária dos austríacos na Fórmula 1, sobretudo as vitórias e os títulos.


TAG Heuer evoca 20 anos da Red Bull

A inscrição “ONE OF 3000” no fundo do relógio destaca a exclusividade de modelo com bracelete em borracha azul, elemento concebido meticulosamente, de forma a combinar conforto com desempenho e estilo. Esta edição limitada vende-se por 2600 € e encontra-se disponível nas boutiques da marca (informações na Internet, em www.tagheuer.com/pt/pt/stores/) e em revendedores autorizados – nesta lista, El Corte Inglês (Lisboa e Porto), Torres Joalheiros, David Rosas, Machado Joalheiro, Marcolino Joalheiro, Paulo Miranda e Relojaria Mendonça.



No Abu Dhabi, na corrida final da edição 75 do Mundial de Fórmula 1, Verstappen, tetracampeão em título, e Pérez, os pilotos da Red Bull, estrearam o cronógrafo. A equipa, em 2024, ganhou nove grandes prémios, todos com Max, que assegurou o quarto título consecutivo de pilotos, e terminou o campeonato de construtores na terceira posição, atrás de McLaren-Mercedes e Ferrari.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page