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BMW Série 3 ainda mais digital e eficiente

Atualizado: 31 de mai.

Procurando manter o Série 3 como um dos automóveis de referência no mercado "premium", a marca da hélice realizou uma atualização do modelo que incide, sobretudo, no "design", no equipamento e nas tecnologias associadas à digitalização e eletrificação.



Com mais de 20 milhões de unidades do Série 3 vendidas globalmente até ao momento, a BMW aproveita o momento para aprimorar a atual geração do Série 3 (da qual já se venderam aproximadamente três milhões), lançada em 2019 e já com uma primeira renovação de conteúdos, em 2022. O protagonismo deste modelo na gama BMW fica bem patente na estatística de que um em cada oito automóveis vendidos pela marca globalmente é um Série 3.

 

Para 2024, a BMW reforça os atributos de design, mas também a tecnologia embarcada e de condução, com um dos destaques a ser a chegada de novas baterias de alta-voltagem que aumentam a capacidade de condução 100% elétrica das versões híbridas plug-in (PHEV) para mais de 100 km no ciclo WLTP. Outras melhorias incidem sobre a afinação do chassi, para maior equilíbrio entre comportamento desportivo e conforto.



A marca procurou renovar o portefólio de equipamentos e opcionais, com novas tonalidades para o exterior (azul “Arctic Race Blue” e vermelho “Fire Red” para um total de sete opções), mas também novas opções de jantes de liga leve, sendo que estas alterações são efetuadas para a berlina, mas também para a carrinha (Touring). O design exterior é atualizado ao nível da grelha e dos grupos óticos dianteiros, enquanto as saias dianteiras e traseiras sublinham o carácter mais dinâmico do Série 3, o qual pode ainda ser reforçado com os pacotes opcionais estéticos M Sport e M Sport Pro.

 

Ao nível das jantes, os modelos equipados com o pacote M Sport recebem novas unidades de 19 polegadas M de braços duplos em cor preta ou em duas tonalidades. A gama BMW Individual acrescenta novos desenhos disponíveis em 19 polegadas

 

A lista de equipamento dos novos Série 3 será reforçada com vários itens, destacando-se as jantes de 17 polegadas (de 18 polegadas nos plug-in), ar condicionado de três zonas, assistente de estacionamento e BMW Live Cockpit Plus com ecrã curvo de série e navegação. A carrinha conta com alguns elementos adicionais, como a porta da bagageira elétrica ou os bancos traseiros rebatíveis (40/20/40), que são opção no Sedan.



Menos botões, mais digital 

No interior, verifica-se o reforço da digitalização com o sistema operativo 8.5 a apresentar um renovado BMW iDrive com QuickSelect (menu mais intuitivo), a que se juntam ainda possibilidades de realidade aumentada para a navegação, a qual está integrada no opcional BMW Live Cockpit Professional, juntamente com o head-up display, por forma a melhorar as indicações ao condutor.

 

O sistema permite ainda novos atributos digitais no controlo da climatização, agora mais focado em controlos táteis e por voz (através de voz natural), o que permitiu reduzir o número de botões físicos a bordo. A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação, o aquecimento dos bancos e - se especificado - o aquecimento do volante podem agora ser ajustados no BMW Curved Display ou por comando de voz com a ajuda do BMW Intelligent Personal Assistant.



Além disso, há um novo painel de instrumentos e conceito BMW Curved Display, a que se juntam também novidades no desenho do tablier e mais opções de equipamentos interiores, como novos elementos decorativos, com realce para o vidro “CraftedClarity” para alguns comandos (botão de arranque ou alavanca da caixa, por exemplo), de forma a oferecer uma impressão mais luxuosa ao habitáculo.

 

O volante de série passa a ser em pele com design de dois braços, ao passo que o pacote M Sport inclui um novo volante de base plana M em pele com três braços e marcação central na posição das 12 horas. Ambos os volantes têm botões multifunções iluminados e patilhas de mudança de velocidades. A iluminação ambiente é distinta e pode ser ajustada na tonalidade e intensidade de acordo com as preferências pessoais.



Gama ampla de motorizações 

Uma das características de destaque da gama Série 3 é a grande variedade de motorizações, com quatro opções a gasolina e outras tantas Diesel (incluindo-se versões de topo M Performance com motores de seis cilindros em linha). 

 

As tabelas de vendas do Série 3 são lideradas pelo 320i Sedan, carroçaria em que cerca de três quartos das vendas globais são entregues com um motor a gasolina. Em contrapartida, cerca de 40% dos modelos Touring são especificados com motor a gasóleo.

 

Montando um motor 2.0, a gama a gasolina arranca com o 318i de 156 cv, havendo depois versão 320i com 184 cv, podendo esta última receber igualmente tração integral xDrive (320i xDrive). Outra variante a gasolina é a 330i xDrive com 245 cv, ao passo que a encabeçar a lista das opções a gasolina está a versão M340i xDrive com motor de seis cilindros em linha e 374 cv de potência.



Na gama Diesel, a lista de opções parte no 318d com motor 2.0 de 150 cv, acrescentando-se depois a 320d com 190 cv (também com opção de tração integral xDrive) e a 330d xDrive com motor de seis cilindros em linha e 286 cv de potência. A versão de topo, uma vez mais com inspiração M Performance, é a M340d xDrive com 340 cv de potência. Ambos os modelos de seis cilindros a gasolina e todas as variantes turbodiesel contam ainda com o auxílio de sistema “mild hybrid” de 48 V com um motor de arranque/gerador capaz de oferecer 11 cv (8 kW) adicionais.

 

Todas as opções dos novos Série 3 Sedan e Série 3 Touring podem apenas ser configurados com caixa automática de oito velocidades Stetronic com patilhas atrás do volante para controlo manual/sequencial.



Plug-in com mais autonomia 

As variantes híbridas plug-in, entretanto, ganharam uma popularidade particularmente forte nos últimos tempos, algo que as mais recentes atualizações da bateria de alta tensão e da tecnologia de carregamento deverão fomentar. Os novos 330e (com ou sem tração integral xDrive) contemplam um motor a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico integrado na caixa Steptronic de oito velocidades, para uma potência combinada de 292 cv.

 

Mas o conjunto conta com novidades na forma de uma nova bateria de 19,5 kWh (úteis) dotada de maior densidade energética, assumindo-se como uma melhoria face às versões até aqui lançadas, sobretudo em matéria de eficiência. Os mais recentes avanços permitem assim autonomias que variam entre os 85 e os 101 km no 330e Sedan (81 e 96 km no 330e Sedan xDrive) e os 87 e 98 km no 330e Touring (84 e 91 km no 330e Touring xDrive). Mas também o processo de carregamento foi melhorado com a possibilidade de suportar agora 11 kW em tomadas AC trifásicas, a primeira vez que tal sucede num PHEV da BMW. Isso permite recarregar totalmente a bateria em 2h15.



Chassi melhorado 

Também as afinações do chassi foram retocadas, em busca de maior equilíbrio entre dinamismo e conforto, sendo apontados, por exemplo, a fixação mais rígida da carroçaria aos amortecedores traseiros, entre outros detalhes. A assistência à direção no modo de condução “Comfort” foi igualmente aumentada para facilitar as viagens do dia-a-dia.

 

Em alternativa à versão de base, a BMW disponibiliza a suspensão M Sport do pacote M Sport, que pode ser ainda melhorado com o incremento opcional desse componente para a suspensão adaptativa M com amortecimento eletrónico contínuo e direção desportiva.



Os novos Série 3 serão lançados no mercado em julho, sendo produzidos em Munique para o mercado europeu.

O Série 3 renovado adota também a mais recente leva de assistentes de segurança, como o sistema de aviso de colisão frontal com intervenção de travagem, o Cruise Control com função de travagem e a nova função de Assistência Inteligente à Velocidade, sendo estes de série. O extra opcional de destaque é o pacote Driving Assistant Professional, que inclui o Assistente de Controlo da Direção e da Faixa de Rodagem e o Cruise Control Ativo com função Stop&Go, reconhecimento de semáforos, Aviso de Cruzamento com função de travagem em cidade, Aviso de Via em Contramão e Aviso de Tráfego Dianteiro Cruzado.


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