Stellantis e Valeo: farol LED reconstruído
- Pedro Junceiro
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
A Stellantis e a Valeo aceleram a sua cooperação na estratégia de economia circular com o lançamento de dois novos produtos sob o espírito da sustentabilidade: o primeiro farol LED reconstruído da Europa e um ecrã de infoentretenimento também refeito.

Parceiras de longa data, a Stellantis e a Valeo anunciaram mais um passo na sua estratégia conjunta de prolongar a vida útil de produtos sem comprometer a qualidade e o valor financeiro ao mesmo tempo que procura reduzir o desperdício, a utilização de recursos e a pegada de carbono.
Por ocasião do salão Rematec, em Amesterdão, as duas companhias assinalaram o seu compromisso com o modelo de negócios de Economia Circular através do lançamento de dois novos produtos criados sob o conceito da reconstrução – trata-se de um processo industrial padronizado que prolonga a vida útil de um produto usado, restaurando-o de acordo com as especificações do fabricante e com o mesmo desempenho e garantia que peças novas, dentro da oferta de Peças&Serviços da Stellantis.
Em destaque está o farol reconstruído, o primeiro do género concebido pela Valeo. A reconstrução do farol permite reutilizar até 50% das matérias-primas recuperadas de um farol LED em fim de vida, principalmente das partes mais valiosas, como o próprio módulo LED, reduzindo as emissões de CO2 em até 70% em comparação com a produção de uma peça nova. Isto também oferece novas oportunidades para as atividades industriais da Valeo, reforçando as suas operações nas fábricas de Chrzanow (Polónia) e Angers (França).

A Stellantis é o primeiro fabricante de automóveis a integrar este produto na sua oferta de após-venda na Europa, disponível na gama SUSTAINera REMAN no final do primeiro semestre. A primeira aplicação acontecerá nos modelos Peugeot 3008 e 5008 e a segunda no modelo Peugeot 508.
Também foi anunciado um ecrã reconstruído, desenvolvido pela Valeo em parceria com a Stellantis, no Laboratório de Eletrónica Circular da Valeo em Nevers (França) e que ficará disponível na gama SUSTAINera em junho, aplicável nos modelos Peugeot 308, Citroën C3 e C3 Aircross, DS 3 Crossback, Opel Grandland X, Opel Corsa e Opel Mokka.

Tudo isto está a ser feito sob a etiqueta da SUSTAINera, com que a Stellantis oferece peças de reposição reconstruídas para automóveis, dispondo de uma gama de 12.000 referências de peças em mais de 40 linhas de produtos diferentes. O portefólio inclui motores de arranque, alternadores, embraiagens, turbocompressores, injetores, pinças de travão, módulos de controlo eletrónico, unidades de controlo, multimédia, depósito SCR, transmissões, motores e baterias de alta tensão para veículos elétricos.
Recorde-se que a Stellantis tem como meta atingir a neutralidade carbónica líquida até 2038, pouco mais de uma década antes de a Valeo, que pretende atingir a mesma meta até 2050, no limite. Neste sentido, a economia circular desempenha um papel fundamental para alcançar esse objetivo em ambas as empresas, passando naturalmente pela reconstrução de componentes. Neste momento, a Valeo reconstrói um milhão de produtos anualmente e tem como objetivo dobrar essa capacidade até 2030, ampliando ainda mais o seu impacto.
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