Criado em 2021, o Stellantis Design Studio congrega as ferramentas de "design" e o potencial de engenharia de todas as marcas do grupo para desenvolver projetos diferenciados a pedido de clientes de áreas tão diferentes como a aviação e os teleféricos. Essas valências tornam o Stellantis Design Studio num grupo criativo praticamente único!
Apesar de pertencer ao grupo Stellantis e de estar na órbita das suas 14 marcas, o Stellantis Design Studio (SDS) não tem como objetivo desenvolver automóveis para o grupo. No entanto, esta agência criativa de alto perfil e com presença global, pode beneficiar das ferramentas e das capacidades de engenharia de cada uma das marcas daquele grupo para criar produtos e ideias conceptuais para clientes que desejem algo de diferente.
Este é um dos grandes trunfos do Stellantis Design Studio, que deriva do antigo Peugeot Design Lab, que já tinha como propósito imaginar e criar projetos distantes dos automóveis da então PSA, mas com recurso a ferramentas e conceitos proporcionados pelas marcas da companhia. Com o nascimento da Stellantis, em 2021, alterou-se a designação e o portefólio de ferramentas à disposição tornou-se muito maior, com a inclusão de outras marcas que vieram da antiga Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Situando-se como uma agência criativa de alto nível, o Stellantis Design Studio não tem como objetivo a conceção de automóveis, mas sim o desenvolvimento de conceitos imagéticos e de produtos para clientes que procuram algo de distinto e avançado. Determinante para esse posicionamento está a capacidade do SDS de recorrer a ferramentas digitais como a inteligência artificial e recursos 3D da Stellantis, além de poder também dar aos seus clientes a possibilidade de efetuarem parcerias com alguma das marcas que integram a companhia liderada por Carlos Tavares.
Centrados no cliente
Com vasta experiência no mundo do design automóvel, Klaus Busse, diretor criativo global no centro de design de Paris (e também diretor de design da Maserati e da Jeep Europe), faz uma súmula dos quatro pontos essenciais que tornam esta agência criativa numa das mais completas e bem apetrechadas de todo o mercado.
“Em primeiro lugar, somos centrados no cliente, temos sempre o produto do cliente no centro do nosso projeto, pelo que a nossa força é sermos um verdadeiro parceiro. Em segundo lugar, fazemos uma real abordagem de 360 graus – desde a investigação ao desenvolvimento do produto, passando pela produção de criatividade. Ainda assim, o cliente pode apenas escolher um desses campos, caso o deseje. O terceiro aspeto em que somos únicos é que podemos tirar partido do grande universo da Stellantis, este poderio de engenharia de que dispomos. Podemos aceder ao conhecimento e perícia dos nossos engenheiros das marcas que pertencem à Stellantis. Por fim, como quarto ponto importante que nos define, seguimos a pegada global da Stellantis, já que temos vários centros de design no mundo, como Paris, Xangai, Detroit, São Paulo ou Casablanca”, explica Busse numa conferência exclusiva na qual a E-AUTO marcou presença.
Sempre salientando que o mais importante é ter o “cliente no centro das nossas atividades”, Busse acrescenta que “não somos uma agência pequena e isolada, mas sim uma equipa que faz parte de um grande grupo que é a Stellantis e damos acesso aos nossos clientes a essa força gigante de conhecimento”. Entre as competências avançadas a que o SDS consegue aceder estão as de simulação digital, conceção e animação digital (“motion graphics”). Neste sentido, destaque a relevância única de uma divisão que simula o ambiente 3D com óculos de realidade virtual para que os responsáveis consigam simular diferentes aspetos e ter uma perceção mais concreta dos projetos em que trabalham.
Trabalhos de alto nível
No âmbito do desenvolvimento de conceitos na ótica de 360 graus para um cliente, o SDS agrupa um vastíssimo número de competências, como a experiência holística de marca, a análise do mercado e da estratégia para a marca aí inserido, a identidade da mesma e a adaptação às diretrizes da marca, mas também a criação de acessórios físicos como o vestuário ou de design para utilização diária, a que se juntam ainda a simulação da experiência de utilização, o design exterior e interior e a qualidade percebida.
Todos estes fatores tornam esta agência criativa numa entidade “única”, de acordo com Busse, que é secundado na sua afirmação por Hugo Nightingale, outra figura de proa na área do design e também com larga experiência no mundo dos automóveis.
“Cada projeto é desafiante na ótica do desenvolvimento de conceitos tão diferentes dos automóveis. Mas o mais importante é compreender o cliente e o seu posicionamento, analisá-lo e tentar posicionar o produto em torno disso”, acrescenta Nightingale.
Entre os exemplos mais recentes dessa abordagem centrada no cliente está o conceito estético e aerodinâmico para dar forma ao primeiro avião híbrido de passageiros de baixo carbono, o Aura Aero – ERA. Neste caso, o Stellantis Design Studio trabalhou com a Aura Aero para desenvolver o design exterior do ERA, um dos primeiros aviões regionais híbridos/elétricos de 19 lugares do mundo. O projeto utilizou o ambiente virtual imersivo do espaço tridimensional com realidade aumentada da agência criativa para acelerar o tempo de desenvolvimento e aperfeiçoar áreas críticas do design, otimizando o desempenho com as equipas de aerodinâmica e engenharia.
Além disso, noutro esforço concreto, o Stellantis Design Studio tem vindo a colaborar com a MND para a implementação de novos conceitos de teleférico, com o resultado a ser o Orizon, um projeto que destaca a tecnologia de estampagem da companhia para criar um design modular e duradouro para todo um ecossistema de objetos, desde estações a transportes por cabos para utilização em zonas de montanha e urbanas.
Também já foram aplicados os esforços do Stellantis Design Studio na criação do grafismo a utilizar nos monolugares da Maserati na Fórmula E, bem como na exploração das cabinas particulares para os transportes aéreos do futuro.
Como opção suplementar, um cliente também pode pedir para efetuar uma cooperação de design com uma qualquer marca do grupo, algo que depois é incutido no tipo de produto que é pedido ao SDS.
Por fim, Klaus Busse também destacou a necessidade de aplicar em cada projeto as preocupações com a sustentabilidade, afirmando que este é “um desafio que nós e os nossos clientes enfrentamos”, mencionando ainda que o SDS segue as diretrizes internacionais no âmbito da sustentabilidade estabelecidos pelas Nações Unidas.
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