Stellantis converte furgões
- João Isaac
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Grupo automóvel estabelece parceria com especialista em sistemas de conversão Qinomic para eletrificar furgões equipados com motores de combustão interna.

A Stellantis desenvolveu, em parceria com a empresa especializada em conversões Qinomic, um sistema do tipo retrofit para eletrificar furgões equipados com motores de combustão. Elementos como o depósito de combustível, escape, motor e caixa de velocidades dão o seu lugar a uma bateria, redutor e motor elétrico para permitir propulsão sem emissões locais.
O projeto tem vindo a ser desenvolvido entre a Stellantis Pro One, a divisão de veículos comerciais do grupo, e empresa Qinomic, e a versão final da solução de conversão energética está agora disponível no mercado, para já, apenas em França e para os modelos de categoria intermédia do grupo: Fiat Scudo, Opel Vivaro, Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
A SUSTAINera, a divisão da Stellantis especializada em economia circular, faz igualmente parte do projeto, recebendo os cerca de 200 componentes retirados dos modelos a combustão para serem analisados, recondicionados e reutilizados atrás do SUSTAINera Circular Economy Hub em Turim. Os componentes elétricos instalados são fornecidos diretamente pela Stellantis.
A Stellantis refere-se ao projeto como uma solução “win win”, vantajosa para o ambiente com a redução de CO2 inerente à propulsão elétrica e ao prolongamento da vida útil de furgões já produzidos, mas também do ponto de vista económico, potenciando a unidade de negócios focada no desenvolvimento de uma economia circular.
Comments