O Grupo Stellantis vai ter “casa cheia” no Salão Automóvel de Bruxelas, que decorrerá entre 10 e 19 de janeiro, com a exposição no certame de 53 automóveis das várias marcas do consórcio. Entre os muitos destaques, DS Nº8, Leapmotor T03 e C10, Fiat Grande Panda ou Abarth 600e.
Dando prova de “vida” dos certames automóveis, o Salão Automóvel de Bruxelas terá no Grupo Stellantis um dos seus maiores participantes, já que serão 53 os veículos que serão expostos na capital belga, distribuídos pelas diversas marcas da companhia presidida por John Elkann.
O Salão Automóvel de Bruxelas terá no Grupo Stellantis um dos seus maiores participantes
Entre os muitos automóveis expostos do grupo encontram-se muitas novidades absolutas, como o DS Nº8, que é assumido como o modelo da Stellantis mais eficiente com uma autonomia de até 750 km no modelo de maior alcance. Inspirado no concept DS Aero Sport Lounge, este modelo também integra conectividade avançada, assente na inteligência artificial com o ChatGPT, ao passo que as funcionalidades de “design” são variadas, tanto por fora, como por dentro. Terá potência até 350 cv e versões de tração dianteira ou integral. Será lançado na Europa a partir de meados de 2025. Juntamente com esta novidade absoluta, a marca “premium” terá ainda em exposição a sua gama composta pelos DS 3 e DS 4 nas versões Pallas e Étoile.
Na Abarth, os “holofotes” recaem sobre o 600e Scorpionissima Limited Edition, aquele que é o Abarth mais potente de sempre, com 280 cv e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,85 segundos, atingindo os 200 km/h de velocidade máxima. Tem autonomia de até 334 km em ciclo combinado WLTP (dependendo do tipo de pneus montado), não faltando também o gerador de som. O espaço da marca italiana acolhe ainda o 500e, mais compacto, com 155 cv.
No caso da Alfa Romeo, será feita a estreia mundial da série especial Intensa, disponível em toda a gama, que presta homenagem à identidade da marca através de caraterísticas e detalhes exclusivos. Além disso, o Junior também será apresentado em versão Q4, que é uma estreia absoluta. O Junior Veloce com motor de 280 cv também estará presente, bem como o impressionante 33 Stradale, superdesportivo de produção limitada.
A Opel apresenta a sua gama, com a renovação do Mokka a ser um dos seus destaques: recebe o novo Opel Blitz e a assinatura luminosa LED, a que se juntam ainda detalhes como o novo sistema de infoentretenimento com reconhecimento de voz natural e interface de widgets. Também beneficia de interior melhorado: um novo volante e uma consola central ainda mais simplificada. Os outros modelos da Opel em estreia são os Grandland e Frontera, duas propostas SUV para os segmentos C e B, respetivamente, prometendo robustez, qualidade alemã de construção e soluções tecnológicas mais avançadas, sem esquecer os bancos ergonómicos IntelliSeats.
Na Peugeot, a gama 100% elétrica estará presente, nas suas versões E-208, E-2008, E-308, E-3008 e E-5008, todos eles com recurso a nova identidade de “design”, tecnologia i-Cockpit e, no caso do E-5008, lotação até sete lugares para maior versatilidade. Também renovado, o E-408 fará a sua estreia no certame belga.
Nota ainda para a participação da Stellantis Pro One, a unidade de negócios dedicada aos veículos comerciais, com quatro modelos da sua extensa gama multienergias: Citroën Berlingo, Fiat Professional Ducato, Opel Vivaro Electric e Peugeot E-Partner.
A Citroën estará representada pela sua gama 100% eletrificada, com a presença dos novos C3, com desenho mais moderno e foco no conforto graças à aposta na filosofia Citroën Advanced Confort, especialmente, na suspensão. Os visitantes poderão também descobrir a estreia, na Bélgica, do ë-C3 Aircross, que chegará em breve aos pontos de venda, com lotação até sete ocupantes. Renovado também muito recentemente, o C4 irá marcar presença, adotando a nova identidade da marca. Antevendo o futuro, a marca irá contar igualmente com o C5 Aircross Concept, mostrando aquilo que poderá ser o próximo SUV da marca no segmento C. Noutro âmbito, estará presente o Holidays, modelo que combina as vantagens de um veículo de lazer para uso quotidiano com viagens confortáveis com até 4 espaços para dormir, uma cozinha, bancos dianteiros giratórios e outras caraterísticas.
Na Jeep, a marca americana terá três variantes do Avenger, tanto em versões “mild hybrid”, como elétrica, mas também a estreia do Avenger 4xe e da North Face Edition, edição exclusiva que presta homenagem aos produtos icónicos da Jeep. Os modelos Renegade e Compass em exposição serão North Star Edition, variantes que incorporam o espírito aventureiro e a capacidade robusta pela qual a marca é conhecida, oferecendo uma motorização híbrida de ponta. A North Star Edition serve também para comemorar o milhão de unidades do Renegade e do Compass vendidas na Europa até ao final de 2024.
Renascida nos últimos dois anos, a Lancia surge em Bruxelas com o Ypsilon, que é o primeiro dos três novos modelos a surgir nos próximos anos, sendo este também o primeiro automóvel 100% elétrico da companhia. Além disso, estará presente também com versão híbrida de 100 cv e com o novo Ypsilon Rally4 HF, que facilitará a progressão dos jovens pilotos na categoria ‘Rally4’, com uma potência de 212 cv. Dispõe de tração dianteira, transmissão mecânica de cinco velocidades e um diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Chega a Leapmotor
Em estreia absoluta no Salão de Bruxelas estará a Leapmotor, nova marca integrada no universo Stellantis, com as presenças asseguradas do T03, veículo compacto de segmento A com autonomia de 265 km, e do C10, o primeiro modelo da Leapmotor criado para o mercado global e com destino ao segmento D.
O C10 está equipado com a arquitetura LEAP 3.0 da Leapmotor, que utiliza a configuração eletrónica centralizada, Cell-to-Chassis (CTC) 2.0 e o Intelligent Cockpit da Leapmotor. O SUV anuncia autonomia WLTP até 420 km.
Mas a outra grande novidade da Leapmotor é o C10 REEV (Range Extender Electric Vehicle), que combina as vantagens dos veículos elétricos e dos automóveis tradicionais a gasolina, oferecendo uma autonomia alargada.
Comments