Sprint no Catar: Norris na “pole”
- José Caetano
- 30 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Piloto britânico da McLaren-Mercedes primeiro na grelha de partida para a sexto e última corrida rápida no calendário do campeonato da 2024, superiorizando-se ao compatriota George Russell, da Mercedes, por 0,063 s. Desde a estreia do formato (2002), é a terceira vez que Lando vence uma qualificação. Escuderia inglesa pode sagrar-se campeã este fim de semana!…

É a ronda 34 do Mundial de 2024, a penúltima da edição 75 do Mundial de Fórmula 1. Max Verstappen, da Red Bull-Honda, celebrou a conquista do tetracampeonato na 22.ª etapa da temporada, em Las Vegas, EUA, mas o título de construtores não está atribuído e a McLaren até pode ganhá-lo já este fim de semana, em Lusail, no Grande Prémio do Catar, somando mais 21 pontos do que a Scuderia Ferrari e não perdendo nove para a Red Bull-Honda RBPT, a bicampeã em título!
O título de construtores não está atribuído e a McLaren até pode ganhá-lo já este fim de semana
A McLaren, o terceiro construtor mais bem-sucedido na história da categoria, com oito títulos, registo que partilha com a Mercedes, curiosamente a fornecedora das unidades de potência montadas nos monolugares da escuderia inglesa – mais, só Ferrari (16) e Williams (9) –, não vence o campeonato desde 1998. Então, também dispunha de motorizações alemãs e, como pilotos, contava com Mika Hakkinen e David Coulthard! A McLaren-Mercedes contabiliza 608 pontos, “contra” os 584 da Ferrari (-24) e os 555 da Red Bull-Honda RBPT (-53). E, até à bandeira de xadrez no Abu Dhabi, a 8 de dezembro, máximo de 103 pontos para ganhar!

E, no arranque do fim da semana da terceira edição do Grande Prémio do Catar, a McLaren-Mercedes superiorizou-se às rivais, com Lando Norris na “pole position” para o Sprint de 19 voltas deste sábado (14h00 em Portugal Continental), antes da qualificação (18h00) para a corrida principal, amanhã (16h00), com 57 voltas.
O inglês, 25 anos, percorreu os 5,419 km de Lusail, um circuito com 16 curvas, em 1.21,012 m, impondo-se ao segundo mais veloz, George Russel, da Mercedes, por 0,063 s. O companheiro de equipa Oscar Piastri qualificou-se em terceiro, à frente dos Ferrari de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Max Verstappen, da Red Bull-RBPT, o tetracampeão em título, conseguiu somente o sexto registo, enquanto o mexicano da equipa austríaca, Sergio Pérez, mais uma vez, “saiu de cena” no fim do primeiro segmento da qualificação!

Para Norris, terceira “pole position” em 18 corridas de Sprint, e a segunda em 2024 (primeira na estreia do formato esta temporada, na China!). Pontuam os primeiros oito classificados, com o vencedor a conseguir oito pontos. Lando venceu em São Paulo (Brasil), Max em Shanghai (China), Miami, Spielberg (Áustria) e Austin (EUA).

Commenti