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Dacia Spring: no elétrico, quase só o nome não muda!

Atualizado: 29 de mar.

O original de 2021 excedeu todas as expetativas comerciais da marca romena do Grupo Renault e ambiciona-se mais e melhor para o modelo novo, desde logo por registar-se diminuição no preço! Lançamento no verão, com 45 e 65 cv



A Dacia (Dacia Portugal: gama, preços dos modelos, compra de veículos novos) soma e segue! Em Portugal, em 2023, quarta marca mais vendida, a apenas sete unidades do “top-3”, com 15.058 automóveis – comparativamente a 2022, aumento de 47%! Não menos importante: o fabricante romeno do Grupo Renault foi mesmo número um entre os clientes particulares, que representaram cerca de 18% das matrículas novas no nosso País. O Spring, sem surpresa, contribuiu menos para este sucesso que Sandero e Duster, mas foi o 4.º elétrico em registos, com 1392 unidades – 1 .º nos clientes particulares, com 562.


Fabricado em Shyan (Hubei), na China, pela eGT New Energy Automotive, empresa participada por Dongfeng, Renault e Nissan, o Spring, comercialmente, “arrasou”! As expectativas da Dacia eram de 40.000 exemplares/ano na Europa, mas a marca romena vendeu 59.054 em 2023 – 8.º automóvel elétrico mais vendido na região, à frente de “pesos pesados” como Volvo XC40 (51.054) ou BMW i4 (48.887). Logo, os planos para o modelo novo, que Luca De Meo, diretor do Grupo Renault, anunciou como “melhor e mais barato”, são ambiciosos. Atualmente, em Portugal, a versão mais barata (Essential, 45 cv) está disponível por 19.990 €. A utilização massiva de componentes com o Duster novo originou as economias de escala que asseguram o cumprimento da “promessa”.



Investimento massivo no aumento da perceção de qualidade

No Spring, nesta atualização, muda (quase) tudo! O desenho novo, por exemplo, é mais atrativo (e é-o tanto no exterior como no interior), desde logo pela adoção de acabamentos e apontamentos em plástico negro semelhantes às que existem nos modelos com o formato automóvel da moda (SUV). Estes elementos são bastante resistentes e protegem a carroçaria dos danos e incidentes habituais nas cidades. O protótipo Manifesto inspirou a modernização de modelos com todos os códigos que identificam a linguagem de estilo nova da marca romena, incluindo o logotipo exposto na dianteira, na traseira e no interior. Visualmente, o impacto é poderoso – e sabemos como os “olhos comem”! A apresentação do interior depende do nível de equipamento (Essential, Expression e Extreme), por todas terem combinações cromáticas diferenciadas e diferenciadoras.


No habitáculo, investimento massivo no aumento da perceção de qualidade, facto que pressupõe progresso na qualidade tanto dos materiais como da montagem. A maioria das superfícies são mais resistentes aos riscos e fáceis de limpar. A Dacia melhorou os bancos e a posição de condução, itens criticados pelos proprietários do modelo ainda em comercialização, de modo a melhorar, de forma significativa, o conforto e a impressão de bem-estar. E esta modernização do citadino permitiu, ainda, otimizar os compartimentos de arrumação no habitáculo, aumentando-se, assim, capacidade e funcionalidade. O Spring ganhou, ainda, compartimento com 35 litros sob o “capot”, que permite arrumar os cabos para recarregar as baterias – trata-se de posicionamento que facilita bastante a utilização, devido à localização da ficha de alimentação no centro da grelha. Cromados e peles de origem animal, adeus, por não serem compatíveis com a exigência de mais sustentabilidade…


O Dacia Spring apresenta-se equipado com painel de bordo digital, que associa os monitores da instrumentação (7’’) e do sistema multimédia (10,1’’ e 12’’). A versão básica (Essential) e a Expression permitem que o “smartpthone” dos proprietários desempenhem esta função, utilizando a aplicação Travel Companion propriedade da marca romena. O peso é “inimigo” dos elétricos, devido ao impacto que tem na autonomia, mas este modelo, mesmo contando com muitos mais equipamentos, não excede os 948 kg – tem somente mais 6 kg que o original de 2021 e apresenta-se mais bem equipado, principalmente em apoios eletrónicos à condução (ADAS). De série, 8 anos de conetividade gratuita!



Capacidade da bateria e potências dos motores mantêm-se

Bateria e motores elétricos mantêm-se. Neste modelo do segmento A com 3,70 m de comprimento, 5 portas e 4 lugares, independentemente de contar com 45 cv ou 65 cv, acumulador de energia com 26,8 kWh. Segundo a Dacia, é o suficiente para até 220 km de condução entre recargas, argumento que sustenta com dado muito interessante, que obteve a partir do registo (anónimo!) da utilização do automóvel, em condições reais, nos cinco maiores mercados europeus: o condutor do Spring, faz apenas quatro percursos por dia, que totalizam a média 37 km, e percorre-os à velocidade média de… 37 km/h.


Os dados da Dacia permitem mais conclusões: 75% dos utilizadores recarregaram os automóveis apenas uma vez por semana e recorrendo à potência doméstica de 220V. O Spring, com o carregador de bordo, de 7 kW, realiza a operação em menos de 11 horas. Entre os opcionais, “wallbox” com 30 kW, para aumento de 20% para 80% de energia armazenada na bateria em 45 minutos. A marca romena promete-nos consumos de 14,6 kWh/100 km, de acordo com a norma europeia WLTP, o que permite anunciar até 183 km de autonomia (220 km em circuitos urbanos), mas os números são provisórios, pois o modelo está, ainda, em fase de homologação. Na “App” My Dacia, possibilidade de programação dos carregamentos.



Finalmente, também em opção, exceto na versão de topo Extreme, que conta com o equipamento de série, o elétrico mais barato do mercado nacional pode receber carregador bidirecional para alimentação de consumidores de energia externos (a lista inclui, por exemplo, máquinas de café!) e o pacote de acessórios muito fáceis de montar em zonas específicas do habitáculo (YouClip) que a Dacia introduz com a geração nova do Duster.

 

Uma bateria, duas potências, três níveis de equipamento

As primeiras unidades do Spring novo são esperadas em Portugal durante junho. O modelo tem uma bateria, duas potências e três níveis de equipamento. Soma-se o Cargo com 45 cv orientado para a distribuição de bens em ambientes urbanos. Só o Expression está disponível com 45 cv e 65 cv. O Essential encontra-se disponível apenas com o motor menos potente e o Extrema com rodas de 15% comercializa-se apenas com o de 65 cv. Curiosamente, até ao momento, topo de gama lidera as preferências dos clientes portugueses do citadino elétrico da Dacia.



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