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Software automóvel cada vez mais no centro da estratégia da Stellantis

As novas plataformas tecnológicas da Stellantis vão garantir, segundo comunicação oficial do grupo, implementar um fluxo constante de novas funcionalidades de conectividade nos seus modelos, área de negócio que cresceu 2,5 vezes em 3 anos.



A Stellantis anunciou um aumento das suas receitas globais de software e de serviços conectados de cerca de 2,5 vezes desde 2021, impulso também explicado pelo crescimento do número de assinantes em todo o mundo para um total de 5 milhões.


O seu parque automóvel monetizável cresceu 15% para 13,8 milhões de veículos, com o grupo a disponibilizar mais de 94 milhões de atualizações over the air apenas no ano passado, adicionando e melhorando recursos nos seus veículos atuais, particulares e comerciais, do seu portefólio de 14 marcas.

A próxima fase de evolução da área de negócio passa pela utilização de ferramentas de conceção e teste baseadas na cloud que irão possibilitar a reformulação da velocidade, qualidade e implementação de software para automóveis, sendo disso exemplo o Virtual Engineering Workbench.


"Em pouco mais de dois anos, fizemos uma mudança decisiva de uma mentalidade tradicional da indústria automóvel para um funcionamento muito mais parecido com o de uma ‘startup’, incluindo uma forte concentração na velocidade e no desenvolvimento das nossas próprias capacidades de criação de ‘software’. Isto dá-nos uma flexibilidade crítica e uma vantagem competitiva para o futuro", afirmou Yves Bonnefont, Diretor de Software da Stellantis. "Agora damos o próximo passo e começamos a aumentar a escala, o que inclui a prontidão técnica para a integração das nossas plataformas de tecnologia transformadoras STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive impulsionadas por IA."


Yves Bonnefont, diretor de software da Stellantis

Plataformas como a STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive possibilitarão, respetivamente, as bases de integração tecnológica que permitirão, por exemplo: reduzir para metade a quantidade de unidades de controlo eletrónico utilizadas por veículo; disponibilizar ferramentas digitais mais intuitivas e com maior liberdade de personalização, com tecnologias de aprendizagem automática e com suporte por inteligência artificial; fornecer tecnologias úteis de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor.


O grupo compromete-se, igualmente, a desenvolver continuamente serviços conectados e funcionalidades de software para clientes de retalho e de frotas, como por exemplo, a aplicação e-Routes, o assistente virtual ChatGPT, o hub AppMarket, a plataforma de gestão de frotas Free2move Connect Fleet, a ferramenta MyTasks e a gestão e análise de dados, protegendo a privacidade dos utilizadores, provenientes de 13,8 milhões de veículos através da Mobilisights. Objetivo: gerar cerca de 20 mil milhões de euros em receitas anuais incrementais até ao final da década.

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