Smart considera sucessor para o fortwo
- Pedro Junceiro
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Tendo-se afastado das suas raízes mais urbanas com a nova geração de automóveis, a smart está a considerar o regresso ao segmento A com um modelo na mesma linha do fortwo, embora orientado para a época moderna e mais tecnológica.

A smart está a considerar a produção de um sucessor para o fortwo, modelo que criou e dominou um nicho de mercado que era, até à sua chegada, inédito. De acordo com o administrador-delegado da smart para a Europa, Dirk Adelmann, em declarações à revista Auto Express, a marca está a investigar muito seriamente o lançamento de um novo carro citadino para “definir o segmento A” pelos cânones modernos.
A marca, agora sob alçada da Geely, renovou por completo a sua filosofia e lançou três modelos totalmente distintos (#1, #3 e #5), de grandes dimensões, embora mantendo a tónica na eletrificação plena. A questão em torno do modelo citadino à imagem do fortwo aparenta estar em “pausa”, neste momento, mas os responsáveis da smart estão atentos ao mercado.
“O segmento A é, para nós, muito interessante, porque está a crescer”, é citado Adelmann no Auto Express, sendo complementado pelo diretor de “design” da companhia, Kai Sieber, que é citado a dizer que “o fortwo é o núcleo da nossa marca. Ainda temos muito interesse em trazê-lo de volta à gama”.
Assim, embora não exista uma confirmação oficial, a asserção, por parte de Adelmann e de Sieber, da importância do segmento A e do legado do fortwo parecem indicar que a marca está a considerar o regresso deste modelo, mas num formato mais tecnológico e moderno em termos de imagem.
O lançamento, a acontecer, deverá rondar o final desta década, atendendo ao tempo necessário para o desenvolvimento de modelos novos, embora as marcas chinesas sejam conhecidas pela rapidez no desenvolvimento técnico e tecnológico.
Comments