top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Skoda Fabia celebra 25 anos

O bem-sucedido segmento B da marca baseada em Mladá Boleslav, na Chéquia cumpre um quarto de século de história. Neste período, venderam-se quase 5 milhões de unidades.



A Skoda está a celebrar os 25 anos do Fabia, um dos principais pilares da sua gama, modelo que, ao longo de quatro gerações, foi a escolha de quase cinco milhões de condutores.


O primeiro Skoda Fabia foi revelado a 14 de setembro de 1999, no IAA de Frankfurt.

O nome Fabia estreou-se a 14 de setembro de 1999 no Salão Automóvel de Frankfurt como um "hatchback" de 5 portas com 3,960 m de comprimento, tendo sucedido ao modelo Felicia no segmento B. Logo no ano seguinte, a Skoda introduziu a carroçaria "station wagon" (carrinha), bem como, em 2001, uma inédita versão berlina. A primeira geração do Fabia tinha como base a plataforma PQ24 para automóveis pequenos e marcou, também, o lançamento, em 2003, da versão desportiva RS, equipada com o motor 1.9 TDI de 130 cv, mecânica a gasóleo que combinava "performances" e baixos consumos.



Em março de 2007, no salão de Genebra, a Skoda revelava a segunda geração do Fabia. Partilhava a plataforma com a geração que substituía, mas apresentava-se ligeiramente mais comprido e mais alto. Apenas seis meses de depois é introduzida a versão de carroçaria mais versátil, station wagon. Já em 2009, a gama foi reforçada com a introdução das versões Scout e RS, este último agora equipado com um motor 1.4 TSI, a gasolina, duplamente sobrealimentado, com 180 cv. A segunda geração assinalou, ainda, a estreia da versão de inspiração desportiva Monte Carlo.



A terceira geração foi apresentada no salão de Paris de 2014 e recorria à plataforma PQ26 para suportar uma carroçaria de visual mais dinâmico do que a geração precedente, assumindo uma postura mais larga e mais baixa. A evolução ao nível do conforto de rolamento e da segurança foram prioridades, destacando-se a inclusão de elementos como o Front Assist, o Cruise Control adaptativo ou o sistema de monitorização da fadiga do condutor. A atualização introduzida em 2018 adicionou mais elementos ao equipamento, como os faróis full LED e a monitorização do ângulo morto do retrovisor exterior.



A quarta geração, a atual, está no mercado desde 2021 e é construída com base da plataforma MQB A0. Em termos de dimensões exteriores, o Fabia mede agora 4,1 metros de comprimento. A bagageira ganhou 50 litros de capacidade, relativamente à terceira geração, passando a disponibilizar 380 litros. A Skoda também elevou a fasquia em termos de assistentes de segurança e à condução, disponibilizando, por exemplo, o Travel Assist 2.0, Estacionamento Automático, Lane Assist, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Side Assist para mudança de faixa e Front Assist com proteção preditiva para peões e ciclistas.


Sucesso estende-se ao mundo da competição

O Fabia tem igualmente gozado de um enorme sucesso nas classificativas de ralis a nível mundial ao longo de todas as suas gerações. O pequeno Skoda fez a sua estreia em competição no ano de 2003 e logo na categoria de topo do WRC. Com a segunda geração, em 2009, a marca da República Checa decidiu apostar numa categoria mais acessível, tendo desenvolvido o Fabia Super 2000 com o qual alcançou inúmeros sucessos com a equipa de fábrica da Skoda Motorsport e com equipas de clientes.



Aquele que a marca define como o “ponto de viragem” deu-se em 2015, quando a terceira geração entrou na categoria WRC2. Foram vendidas mais de 470 unidades do Fabia Rally2 e Rally2 evo a equipas, a nível global, tornando-os nos veículos de rali mais bem-sucedidos e vendidos até à data. A quarta geração, na sua versão de competição Fabia RS Rally2, continua a acumular vitórias em campeonatos nacionais e internacionais, dando continuidade a uma bem-sucedida carreira no desporto iniciada há mais de 20 anos.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page