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Foto do escritorPedro Junceiro

Skoda Elroq: imagem nova, potências de 170 cv a 300 cv, até 560 km de autonomia

Atualizado: 3 de jul.

Marca checa do Grupo VW tem outro Sport Utility Vehicle compacto elétrico na rampa de lançamento! A promessa é de até 560 km com um único carregamento da bateria de iões de lítio. Neste automóvel, linguagem de "design" nova.



A Skoda, para imprimir maior ritmo no lançamento de automóveis elétricos novos, anunciou o lançamento do Elroq para o outono. Trata-se de automóvel importante para competir no concorrido segmento dos Sport Utility Vehicles (SUV) compactos, categoria muito relevante em termos de vendas. Este modelo será proposto como alternativa ao Karoq com motores de combustão interna.

 

Ao visual “Modern Solid” dos Skoda novos, o Elroq destaca-se pela série soluções práticas inovadoras e soma-lhe um interior espaçoso, prometendo-se bagageira com 470 a 1580 litros.

 

Em relação ao estilo, os "designers" da Skoda procuraram oferecer um conceito sólido e robusto, mas facilmente reconhecível como um modelo da marca, posicionando-se entre um futuro automóvel mais pequeno, o Epiq (sucessor do Kamiq), e Enyaq. O Elroq revela a totalidade da linguagem de desenho “Modern Solid”, na qual a grelha dianteira adota o conceito “Tech-Deck”, com sensores como o radar e a câmara dianteira para dos sistemas de segurança bem dissimulados. Outra novidade é a aplicação do “lettering” do nome da marca no "capot".



Os faróis LED também revelam um visual minimalista e esguio, com a faixa luminosa superior a combinar as luzes diurnas e os indicadores de mudança de direção, com a unidade principal a situar-se mais abaixo, numa reinterpretação do conceito de “quatro olhos” da Skoda. Existirão duas versões dos faróis, sendo a de topo com tecnologia LED Matrix com 36 segmentos de luz individuais. Para os farolins, mantém-se o princípio de luzes em formato de “C”, havendo também duas opções à escolha, ambas LED, mas a de topo com indicadores de mudança de direção dinâmicos, elementos cristalinos e animação luminosa ao abrir a bagageira ou quando o condutor se aproxima ou afasta do veículo.

 

De resto, o desenho obedece fortemente a um conceito aerodinâmico, com um coeficiente de resistência de 0.26 Cx, dispondo ao mesmo tempo de otimizadores de fluxo de ar em torno das cavas das rodas, nas quais poderão estar jantes de 19 a 21''.



Interior modernizado 

A bordo, também existem novos conceitos com base na filosofia “Modern Solid”. O painel de instrumentos tem por base um ecrã digital de 5'', semelhante ao do Enyaq, podendo haver, igualmente, um Head-Up Display para complementar as informações ao condutor. A tecnologia de realidade aumentada está disponível em opção. No"tablier", ao centro, encontra-se um monitor tátil de 13'', que será de série para comandar a grande maioria dos sistemas do automóvel.

 

A marca anuncia até 48 litros de arrumação no interior e inovador espaço para transporte dos cabos de carregamento da bateria. Atrás, código QR para acesso rápido a todas as funcionalidades e equipamentos, com tutoriais e vídeos para explicação de todos os atributos do Elroq.

 

Os materiais utilizados são mais orientados para a sustentabilidade, mas com tónica no refinamento e no estilo. A versão de entrada, com interior “Studio”, tem revestimentos predominantemente em cinzento escuro, ao passo que a versão de interior “Loft” recorre a fibras recicladas para os painéis das portas, encostos de braços e área dos joelhos. Este revestimento “Recytitan” consiste em 78% de plástico reciclado proveniente, por exemplo, de garrafas recicladas.



Dos 170 cv aos 300 cv 

Produzido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Elroq terá quatro versões: 50, 60, 85 e 85x. Estes modelos diferenciam-se nas capacidades das baterias e nas potências (170 cv/125 kW a 300 cv/220 kW).

 

No Elroq 50, motor traseiro (tração às rodas posteriores) com 170 cv (125 kW) e bateria com 55 kWh de capacidade.

O Elroq 60 tem uma bateria com 63 kWh de capacidade e um motor elétrico com 204 cv (150 kW). Ambos os modelos atingem uma velocidade máxima de 160 km/h. Os Elroq 85 e Elroq 85x dispõem de baterias com 82 kWh de capacidade, mas distinguem-se pela tração e a potência – no primeiro, tração traseira e 285 cv (210 kW), no segundo, com motor elétrico adicional no eixo dianteiro, quatro rodas motrizes e 300 cv (220 kW). Estas versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h e oferecem mais de 560 km de autonomia.



Todas as versões do Elroq suportam carregamentos rápidos DC, embora as taxas máximas sejam diferentes. Os 85 e 85x admitem potências até 175 kW. Independentemente da versão, 10 a 80% da carga "recuperada" em menos de 28 minutos, de acordo com a Skoda. Em tomadas CA, a potência máxima de carregamento é de 11 kW, com uma carga total a demorar entre 5.30 e 8 horas, dependendo do modelo.


O Elroq admite um pré-condicionamento automático ou manual da bateria, de forma a colocá-la à temperatura ótima em baixas temperaturas para permitir um carregamento DC otimizado.

O processo pode ser iniciado manualmente, premindo um botão no ecrã central de infoentretenimento, ou de forma automática, a caminho de uma estação de carregamento, com base nos dados do sistema de navegação e na temperatura da bateria.


Muita segurança 

Com uma vasta gama de sistemas de segurança e assistência de série, bem como um grande número de sensores avançados, o Elroq destaca-se pela inclusão de tecnologias como o Travel Assist que, na sua versão mais recente, apresenta uma utilização muito alargada dos dados de trânsito por “enxame” (ou seja, a partir das informações recolhidas por outros veículos).

 

A assistência ao estacionamento é também de geração, podendo oferecer funções de parqueamento remoto, incluindo "treinado", o que pressupõe a aprendizagem de uma manobra realizada com muita regularidade.


A assistência ao parqueamento permite que o Elroq se “lembre” de estacionamentos de até 50 metros de comprimento e o total de cinco tipos de manobras diferentes.

O Elroq, então, é capaz de conduzir até lá e estacionar-se automaticamente. Na listagem de equipamentos, até nove "airbags" (só os laterais traseiros são opcionais).



Resumindo esta proposta, Klaus Zellmer, diretor da Skoda Auto, explica que o “crescimento do nosso portefólio elétrico em vários segmentos é fundamental para a estratégia de proporcionarmos aos clientes uma vasta escolha de modelos, condição para o sucesso da marca. O Elroq é um marco na gama BEV e o primeiro de seis modelos novos elétricos para somarmos ao Enyaq e ao Enyaq Coupé”.


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