É o segundo automóvel elétrico da marca checa do Grupo VW, tem 4,49 m, estreia a linguagem de “design” Modern Solid, conta com quatro versões (50, 60, 85 e 85x) e, cumprindo-se o calendário programado, encontrar-se-á no mercado nacional a partir de março de 2025. Primeiras imagens e informações!
O programa de eletrificação da Skoda ganha “fôlego” novo com a estreia mundial, em Praga, na Chéquia, do Elroq. É o segundo automóvel proposto só com motores elétricos pela marca checa, baseia-se na plataforma MEB do Grupo VW e tem 4,49 m de comprimento, posicionando-se abaixo do Enyaq (4,65 m) e no segmento C, a categoria que representa mais vendas no mercado europeu. Soma-lhe, também, o facto de contar com o formato dominante: Sport Utility Vehicle (SUV). Em Portugal, cumprindo-se o calendário programado, primeiras entregas em março de 2025.
A Skoda, para o Elroq, anuncia quatro versões: 50, 60, 85 e 85x.
Nas primeiras três, tração traseira. Na quarta, que ficará disponível somente num momento posterior ao início da comercialização, mas também durante 2025, quatro rodas motrizes. A primeira tem 170 cv, a segunda 204 cv e a terceira e a quarta 286 cv. E diferenciam-nos, ainda, as capacidades das baterias NMC (e as autonomias): respetivamente, 52 khW (mais de 370 km), 59 kWh (mais de 400 km) e 77 kWh (mais de 560 km, no caso da versão com tração traseira).
A Skoda, para o Elroq, anuncia quatro potências máximas de (re)carregamento da bateria: 11 kW com corrente alternada e 145 kW (versão 50), 165 kW (60) e 175 kW (85 e 85x) com corrente alternada. De acordo com a marca chega, dispondo-se de acesso a ponto de carga rápido, os dois acumuladores mais pequenos recuperam de 10% para 80% da energia armazenada em 25 minutos e os maiores cumprem a
mesma operação em 28 minutos.
O Elroq, no painel de bordo, apresenta-se equipado com dois monitores digitais: o da instrumentação tem 5’’, enquanto o do sistema multimédia é de 13’. O segundo conta com “software” para integração “sem fios” de Android Auto e Apple CarPlay. Entre os equipamentos opcionais, Head-Up Display com realidade aumentada. O SUV novo da Skoda tem, também, bagageira com 470 litros, com os encostos dos bancos traseiros posicionados na vertical.
No nível de equipamento mais desportivo do Elroq (Sportline), imagem específica, com apontamentos exteriores em preto brilhante ou jantes de 20’’. Combinando-o com as duas motorizações mais potentes, a suspensão também é exclusiva, com molas mais firmes que diminuem a altura ao solo (15 mm no eixo dianteiro e 10 no traseiro), e a direção desfruta de desmultiplicação variável.
Em 2026, na gama da Skoda, seis automóveis elétricos, nomeadamente SUV para posicionar na gama abaixo deste Elroq e competir no segmento B, outra categoria determinante para o sucesso comercial e financeiro de todos os construtores com ambições na Europa.
Comments