Skoda Elroq: gama e preços
- Pedro Junceiro
- há 9 horas
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O Skoda já deu início à comercialização do Elroq em Portugal, com o SUV compacto elétrico da marca checa a representar uma nova etapa na sua estratégia de eletrificação. Composta por três variantes de potência (170, 204 e 286 cv) e três opções de bateria (55, 63 e 82 kWh), a Skoda aposta neste modelo para assumir uma posição importante nas suas vendas, com preços a partir dos 34.948€.

Com o lançamento do Elroq, a Skoda dá mais um passo na sua estratégia de eletrificação com um modelo de estilo SUV que se faz valer de atributos como o “design” moderno, funcionalidade acrescida, tecnologia avançada e versões diferentes que prometem ir ao encontro das necessidades de cada tipo de condutor. Esta é, pelo menos, a abordagem da Skoda para o lançamento do Elroq no mercado nacional, que se assinala agora com preço de entrada pouco abaixo dos 35.000€, ou seja, bem no “coração” do segmento C-SUV.
Neste sentido, a Skoda recorda a forma como o mercado automóvel evoluiu em pouquíssimo tempo: em 2020, existiam 37 modelos 100% elétricos de uma “mão cheia” de marcas, valor bastante inferior em comparação com os 115 modelos existentes atualmente, muitos dos quais precisamente na mesma faixa de gama que o Elroq, como os Kia EV3, MG4, BYD Atto 3 ou o Volvo EX30, entre vários níveis de preços.

Para se demarcar, o Elroq exibe “design” novo, mas sem esquecer as notas de tradição que “carrega”, fruto dos seus 130 anos de História. Estreia o conceito de desenho "Modern Solid", com dianteira mais refinada e composta por grelha "Tech-deck Face" com painel preto a esconder os radares e sensores dos assistentes de condução, novo logótipo (agora por extenso), conjunto de faróis a que a marca deu o nome de “quatro olhos”, já que as luzes de circulação diurna estão separados da iluminação principal, a qual pode ser de estilo Full LED Matrix (com máximos adapatativos, por exemplo). A grelha inferior é também ativa para melhorar a aerodinâmica e não afetar a refrigeração dos componentes técnicos.
Neste aspeto, o Elroq conta com detalhes importantes como a parte inferior da carroçaria totalmente plana, o “spoiler” traseiro ou as jantes de efeito aerodinâmico até 21 polegadas, com o resultado a ser um coeficiente de arrasto de 0,26 Cd. A traseira é menos revolucionária, apresentando farolins mais horizontais e para-choques volumosos, sendo que estes, tal como os dianteiros, apresentam áreas em preto brilhantes na zona inferior. No portão da bagageira encontra-se também o nome “Skoda” por extenso.

Tendência funcional
O habitáculo procura oferecer ergonomia melhorada com equilíbrio entre tecnologia e o tradicionalismo pragmático, ou seja, não abandonando totalmente os comandos e botões físicos, como outros modelos concorrentes. Na parte tecnológica, vale-se de painel de instrumentos digital de 5,0 polegadas, que pode ser complementado com a tecnologia “head-up display” com realidade aumentada, projetando várias informações no para-brisas – velocidade, sinais de trânsito, informações do sistema de assistência ou instruções de navegação com setas dinâmicas.
Ao centro, encontra-se o ecrã tátil de 13 polegadas de série, com interface e “design” melhorados. O novo software tem uma estrutura de menus mais lógica, sistema de navegação melhorado e ar condicionado de utilização facilitada, com um conceito de barras superior e inferior que procuram melhorar a utilização na condução (conta, entre outros atributos, com assistente “Laura” com comandos por voz, navegação conectada, Android Auto e Apple CarPlay sem fios ou aplicação mais avançada para comando remoto, entre outros). Como já referido, há uma barra de botões físicos sob o ecrã central para acesso rápido aos menus que controlam os sistemas de assistência, modos de condução, funções de estacionamento e alguns dos controlos da climatização.

Com 4.448 mm de comprimento, o Elroq também procura capitalizar em áreas como o espaço interior, com a marca a garantir muita preocupação com o conforto dos ocupantes dos lugares traseiros e a amplitude da bagageira – varia entre os 470 litros e os 1.580 litros, neste caso com o rebatimento dos bancos atrás. A bagageira conta ainda com várias opções de arrumação e soluções novas, como a de arrumação do cabos de carregamento em rede sob a chapeleira, juntando-se a outras medidas de funcionalidade por que a Skoda é conhecida e da qual o chapéu de chuva na porta do condutor é a mais famosa.
“Design Selections”
Os interiores são selecionados e configurados ao abrigo daquilo que a Skoda apelida de “Design Selections”, que mais não são do que conjuntos integrados de revestimentos e cores que refletem diferentes gostos.
A sustentabilidade é outro dos pontos em que a Skoda garante ter tido muita atenção, optando por muitos materiais reciclados e pelo abandono do cromado, naquelas que são duas medidas a pensar na proteção do ambiente. Recorde-se que a marca tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2030.

Gama alargada
O Elroq chega ao mercado com três propostas de bateria, 55, 63 e 82 kWh (capacidades brutas) e três opções de potência, 170 cv (125 kW), 204 cv (150 kW) e 286 cv (210 kW), embora no futuro esteja também prevista a chegada de versão desportiva RS com 340 cv de potência, naquele que será o Skoda de produção com aceleração dos 0 aos 100 km/h mais rápida – 5,4 segundos.
Regressando às propostas mais próximas, a gama será escalonada em versões 50, 60 e 85, com a de entrada a contar com bateria de 55 kW (52 kW úteis) e 175 cv de potência, para autonomia estimada WLTP de 375 km, ao passo que a versão 60 recorre a bateria de 63 kWh (59 kWh) e 204 cv de potência, com autonomia estimada WLTP de 403 km. Ambas têm binário máximo de 310 Nm e velocidade máxima de 160 km/h. Já a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9,0 segundos na variante 50 e em 8,5 segundos na 60.

A versão de topo 85 (até à chegada do RS) conta com bateria de 82 kWh (77kWh) e 286 cv de potência (545 Nm de binário), podendo percorrer até 581 km em ciclo combinado WLTP. A velocidade máxima aumenta para os 180 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos. Esta versão estará ainda disponível, sob encomenda, com tração às quatro rodas (85x), que junta um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, mas sem alterar a potência ou a bateria, ao contrário da autonomia estimada WLTP, que baixa para os 562 km e a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que se de reduz para 6,2 segundos.
A versão 85 (e 85x) é também a que aceita potência mais elevada de carregamento, até 175 kW, valendo-se ainda de pré-aquecimento otimizado para repor de 10 a 80% da carga da bateria em 24 minutos nos postos CC. Já as versões 50 e 60 suportam até 145 kW e 165 kW, respetivamente, demorando até 25 minutos para igual processo. Nos postos AC, o máximo é de 11 kW.
Os preços começam nos 34.948€ para o Elroq 50 (ou 28.400€ + IVA), escalando até aos 44.680€ da versão Sportline 85 (ou 36.300€ + IVA).
Numa tónica mais desportiva, a variante de equipamento Sportline estará disponível com as versões 60 e 85, incluindo elementos estéticos mais agressivos, jantes de 20 e 21 polegadas e suspensão rebaixada (15 mm à frente e 10 mm atrás), chegando a partir de maio.
Na segurança, nota para o conjunto muito completo de tecnologias integradas, incluindo algumas opcionais ou em “packs”, destacando-se a de estacionamento remoto com recurso ao smartphone. Serão propostas nove cores de carroçaria entre tons sólidos e metalizados, sendo que uma das três cores sólidas é o “Verde Timiano”, em estreia na Skoda e exclusiva do Elroq.
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