top of page
Logotipo | e-auto

Skoda: cinco elétricos novos

A Skoda tem em curso um plano arrojado de eletrificação que passa pelo lançamento de cinco automóveis elétricos até 2027, abarcando todos os segmentos – dos maiores aos mais pequenos, com o intuito de oferecer uma proposta para todos os seus clientes. Mas os modelos a combustão não estão esquecidos…



Com o Elroq já a chegar ao mercado nacional, a Skoda antevê uma ofensiva elétrica mais forte nos próximos meses, com um ritmo de lançamentos bastante acelerado. Com efeito, a marca checa olha para o futuro com confiança, suportada por um plano de desenvolvimento no qual os veículos elétricos assumem a primazia.

 

Isto porque a Skoda continua empenhada em atingir a neutralidade carbónica até 2030 e preparar-se para a meta – ainda em vigor – imposta pela União Europeia da venda de automóveis de zero emissões a partir de 2035, o que, na prática, coloca os elétricos como solução óbvia. Mesmo que a decisão possa vir a alterar-se (como por exemplo, através de um adiamento da sua entrada em vigor), a marca do Grupo Volkswagen quer estar preparada com uma gama de modelos de emissões nulas.



Mas, paralelamente, a Skoda também continua empenhada na tendência SUV, que não parece ter fim à vista, tendo em vista a cobertura de todas os segmentos, do mais pequeno ao maior. Neste sentido, o Elroq, com os seus 4.448 mm de comprimento, situa-se num patamar intermédio, tendo em breve a companhia do também renovado Enyaq, naquele que é um “facelift” profundo do veículo lançado em 2021, embebendo, por exemplo, a filosofia de “design” do Elroq apelidada “Modern Solid”, mas não ficará por aqui.

 

Em maio de 2026 chegará ao mercado o Epiq, modelo análogo ao Kamiq, com 4,1 metros de comprimento, sendo proposto também como SUV elétrico, enquanto o “Space”, modelo de sete lugares, também chegará em 2026 e irá apelar aos condutores que tenham maiores necessidades de espaço para as famílias. Porém, não será solução única, já que a marca também irá lançar uma carrinha – a Combi – em 2027.



A aposta está em baixo 

Porém, com o mercado atualmente a ser muito orientado pelas gamas de topo, ou seja, de elétricos mais dispendiosos que refletem, de certa forma, a falta de ofertas de custo mais acessível, a projeção da Skoda é que haverá uma migração para modelos elétricos mais acessíveis, à imagem do que acontece com os modelos de combustão.


SUV elétricos mais pequenos nos planos da Skoda para o futuro

 

O segmento dos SUV mais pequenos vai ser o principal beneficiado, pelo que o Epiq e o Elroq assumem assim maior importância neste cenário, com a Skoda a reforçar a sua posição com propostas criadas de raiz para estar alinhada com as tendências vindouras.

 

Porém, para os condutores que ainda prezam as soluções mais convencionais a combustão, a Skoda garante que também terá opções térmicas, incluindo híbridos Plug-In, enquanto for possível em termos regulamentares e de procura dos condutores.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page