top of page

“Senna Sempre”: McLaren muda de cores no Mónaco

Este fim de semana, no Grande Prémio do Mónaco, ronda 8 do Mundial de Fórmula 1, escuderia britânica com decorações especiais nos MCL38 de Lando Norris e Oscar Piastri, com as cores do capacete do piloto brasileiro desaparecido há 30 anos. Assim, recorda-se uma ligação histórica!



No ano em que se assinala o 30º aniversário da morte de Ayrton Senna, a McLaren presta homenagem ao piloto através de uma decoração especial denominada “Senna Sempre”, a qual replica as cores do seu capacete.

 

A ligação entre Senna e a McLaren durou entre 1988 e 1993, período em que o paulista foi três vezes campeão do mundo (1988, 1990 e 1991), com esta decoração especial criada pela McLaren Special Operations (MSO) a celebrar também outro feito, o de maior número de triunfos nas ruas do Mónaco, com seis vitórias, das quais cinco consecutivas (entre 1989 e 1993).



Em paralelo com a decoração especial dos monolugares com que Lando Norris e Oscar Piastri vão participar no GP do Mónaco de 2024, a McLaren Automotive também aplicou o conceito “Senna Sempre” num McLaren Senna de pré-produção da própria coleção da McLaren, com a particularidade de ter sido pintado à mão.


A decoração foi criada pela McLaren com o Instituto Ayrton Senna, organização que ainda continua a trabalhar na melhoria das condições de vida de muitos brasileiros

 

O Senna ostenta o nome do piloto e o logótipo do “Duplo S” de Senna ao lado do emblema da McLaren. O “Duplo S” também está presente na intrincada pintura, como uma das muitas homenagens visuais individuais que se alinham com os detalhes do carro de Fórmula 1 MCL38 feito à medida.



As tintas selecionadas para a pintura “Senna Sempre” refletem as cores da bandeira brasileira, com tons amarelos, verdes e azuis brilhantes reunidos através de uma técnica de lavagem recentemente desenvolvida pela MSO. Esta técnica permite que as tintas se misturem umas nas outras sem criar cores adicionais, ao mesmo tempo que evoca a velocidade e o movimento de uma bandeira a tremular. Este efeito é também aplicado ao emblema da McLaren no nariz do automóvel.

 

As linhas verdes e brancas que contornam a superfície vidrada do carro e a ventilação na base do para-brisas são diretamente inspiradas nos detalhes do icónico design do capacete de Senna. Nos painéis que cobrem as grandes entradas de ar na lateral do carro, os técnicos de pintura da MSO criaram duas representações distintas de Ayrton Senna. Aplicado à mão, o efeito de matriz de pontos ganha vida à distância, retratando-o dentro e fora da pista.



“Ayrton Senna nasceu para competir e a sua paixão pelo desempenho e perfeição continua viva na McLaren”, referiu Michael Leiters, Diretor Executivo da McLaren Automotive. “O McLaren Senna tem o seu nome e personifica o seu espírito - é o derradeiro McLaren de estrada para uma performance focada na pista e esta inspiração magistralmente detalhada capta a energia contagiante de Ayrton.



A nossa colaboração com a McLaren Racing para honrar o legado de corrida de Senna, 30 anos depois, é uma celebração partilhada das capacidades de corrida únicas de Ayrton e o circuito de rua do Mónaco, que ele tornou seu, é o local perfeito para refletir sobre os seus incríveis feitos”, complementou, justificando assim mais esta homenagem, quer para o monolugar, quer para o Senna de estrada, modelo revelado em 2017 e que representa uma proposta muito orientada para a performance em pista.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page