O fabricante do Grupo VW, nos primeiros três meses de 2024, registou lucros operacionais de 226 milhões de euros, o que representa um crescimento de 57%, comparativamente ao período homólogo do ano passado.
A SEAT divulgou os seus resultados referentes ao 1.º trimestre de 2024, anunciando números recorde para o período, impulsionados pelo aumento dos volumes das marcas SEAT e Cupra. Com um lucro operacional de 226 milhões de euros, a empresa obteve um crescimento de 57%, na comparação com o mesmo período de 2023. As receitas das vendas ultrapassaram os 3,8 mil milhões de euros, uma subida de 6,8%.
“Alcançámos os nossos melhores resultados de sempre no 1.º trimestre, o que é uma notícia muito positiva, dado o enquadramento da concorrência em 2024”, afirma Wayne Griffiths, diretor-geral de SEAT e Cupra. “À medida que avançamos na nossa jornada de transformação, continuamos a trabalhar arduamente para alcançar um lucro operacional e um retorno sobre as vendas mais robustos. As nossas duas marcas, SEAT e Cupra, permanecem fortes e estão a aumentar as suas entregas, contribuindo para o nosso objetivo de nos tornarmos uma empresa cada vez mais rentável e sustentável”, declarou.
Entre janeiro e março, as entregas da empresa cresceram 10,6% para 138.600 automóveis – 125.200 unidades no ano passado –, impulsionando a quota de mercado de ambas as marcas da Europa Ocidental de 3,5% para 3,8%. Um dos destaques anunciados é o crescimento das vendas dos SEAT com motorizações híbridas Plug-In, uma subida de 122,3% relativamente a 2023 para um volume total de 12.300 unidades. No geral, as vendas da marca espanhola subiram 4,3%, para um volume total de 81.900 veículos, sendo o Ibiza o modelo mais vendido (25.700 unidades). Os principais mercados da marca neste período foram Espanha (17.400 unidades, -3,3%), Alemanha (15.300, +24,1%) e Reino Unido (11.200, +14,6%).
A Cupra registou o melhor 1.º trimestre da sua história, com a entrega de 56.600 automóveis, mais 21,4% do que em 2023. Março foi também o melhor mês de sempre, com 23.800 unidades vendidos. Em termos de modelos, o Formentor foi o "best-seller", com 28.900 exemplares nos primeiros três meses deste ano, mas também o Leon registou uma subida de 107%, para 15.900 veículos. Alemanha, Reino Unido e Espanha foram os mercados mais relevantes.
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