top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

SEAT Ibiza 1.0 TSI 95 cv FR 40th Anniversary

Para celebrar o 40º aniversário do Ibiza, a SEAT lançou uma edição especial comemorativa que reforça o equipamento de série daquele que continua a ser um dos utilitários mais competentes do mercado, neste caso equipado com motor 1.0 TSI a gasolina de 95 cv e caixa manual. Que continuem as festividades…



Na quinta geração e com mais de seis milhões de unidades vendidas, o Ibiza é um dos nomes incontornáveis da indústria automóvel europeia, tendo sido um dos pilares do sucesso da SEAT ao longo das últimas quatro décadas. Uma história que tem já a garantia de continuidade, uma vez que, em 2025, o Ibiza terá direito a uma revisão estética e tecnológica para se manter “fresco” no mercado.


Lançado originalmente, em 1984, ajudou a traçar o perfil da companhia de Martorell como um fabricante independente.

Mas, enquanto isso, a SEAT comemora o 40º aniversário de um automóvel que, quando foi lançado originalmente, em 1984, ajudou a traçar o perfil da companhia de Martorell como um fabricante independente. Desenvolvido inteiramente pela SEAT, embora com assistência de alguns outros nomes famosos, como Giorgetto Giugiaro, Karmann ou Porsche (que deu origem à designação “System Porsche”), o Ibiza tornou-se cobiçado por uma jovem geração de condutores que procuravam estilo moderno, comodidades práticas, dinâmica eficaz e motores económicos.



Ternura dos quarenta 

Esta mesma receita foi depois aplicada ao longo de mais quatro gerações, mantendo o utilitário espanhol como um dos modelos de destaque num mercado que chegou a ser dos mais importantes da Europa, mas que tem vindo a perder fulgor à medida que os construtores reorientam os seus esforços para a eletrificação e para os B-SUV.


Ainda assim, a SEAT não quis perder a oportunidade de homenagear o Ibiza com uma versão de aniversário, apropriadamente denominada “Anniversary”, com detalhes específicos de equipamento, como os faróis Full LED, o logótipo “Anniversary Limited Edition” gravado a laser nos pilares B, a cor “Cinzento Graphene” (759€) inédita ou as jantes exclusivas de 18 polegadas na cor “Cinzento Cosmo”. Um conjunto de apontamentos que ajudam a diferenciar este modelo, que continua a ter um aspeto jovial e moderno, apesar de já não ser propriamente recente.



Interior ainda atual 

A bordo, o Ibiza continua a ser um modelo bastante acolhedor e as atualizações de meio de ciclo operadas em 2021 ajudaram o compacto espanhol a manter-se competente em aspetos como a conectividade, com um ecrã central tátil de 8,25 polegadas para o sistema Full Link Wireless com Android Auto e Apple CarPlay sem fios – simples de utilizar, fornece o essencial em termos de aplicações. O painel de instrumentos também é digital e permite diferentes visualizações, embora muito semelhantes entre si, ajudando a um aspeto mais moderno do habitáculo.


O lado desportivo desta edição especial é fomentado pelos bancos tipo “bacquet”

 

O lado desportivo desta edição especial é fomentado pelos bancos tipo “bacquet” em tecido preto e com pespontos em vermelho, estes últimos também usados no volante em pele perfurada e na alavanca da caixa manual. Os bancos dianteiros são mesmo dos elementos mais interessantes a bordo, já que providenciam um excelente apoio do corpo durante a condução, mas sem deteriorar o conforto – sendo macios, estão no “ponto” para viagens mais longas ou para curvas feitas com maior empenho. O forro do tejadilho em preto e as saídas da climatização iluminadas (nas extremidades do tablier) são bons apontamentos para este Ibiza.



A construção está num nível muito bom, com materiais muito convincentes, sobretudo na parte cimeira do tablier, resistindo bem ao “teste do tempo”. Ainda assim, como seria de esperar, os plásticos duros (mas de boa aparência) dominam no habitáculo (nas portas, na consola central e na parte inferior do habitáculo), sem que isso afete a boa vivência a bordo. Atrás, o espaço é acolhedor para dois adultos até 1,80 m de altura, proporcionando bons índices de conforto e sem grandes apertos, o que é bom para um modelo deste segmento. Já três passageiros nesses lugares é pouco recomendável na medida em que a largura é escassa.



Pede-se mais motor 

Com base no equipamento FR, a versão “40th Anniversary” pode ser escolhida com o motor 1.0 TSI de três cilindros em linha, de 95 cv de potência e 175 Nm de binário, além de versões de 115 cv e de 150 cv, sempre a gasolina.


O motor 1.0 TSI revela-se prático e competente para utilização diária.

 

No caso da mecânica 1.0 menos potente, revela-se prática e competente para utilização diária, mas sem pretensões sobejamente desportivas, contrariando de certa forma o conceito geral desta linha. Com boas reações desde baixas rotações, o motor acaba por perder fôlego a partir das 3000 rpm, oferecendo um desempenho satisfatório, mas sem elevar em demasia a adrenalina, algo que também é notório nas recuperações, que não raras vezes exigem recurso mais frequente à caixa manual de cinco velocidades para ganhar ritmo. Os modos de condução “SEAT Drive Profile” estão presentes e permitem alternar entre “Eco”, “Normal”, “Sport” e “Individual”, mas as sensações gerais de condução não se alteram sobremaneira. No que toca ao consumo obtido em ensaio real, o valor obtido de 5,8 l/100 km é um dado muito positivo (5,4 l/100 km anunciados).



 Com um chassis bem calibrado e fácil de explorar (curva bem e depressa, com direção muito precisa), as jantes de 18 polegadas reforçam o lado dinâmico sem lhe retirar absolutamente nenhuma competência em termos de conforto, o que é um dado bastante positivo se o Ibiza tiver como finalidade uma utilização diária em ambiente mais urbanos onde o mau piso e as lombas forem “eventos” frequentes.



Edição de celebração 

Por um preço base de 23.992€, a lista de equipamento do Ibiza 40th Anniversary inclui elementos de série como os já referidos bancos desportivos de estilo “bacquet”, os faróis LED, as jantes de 18 polegadas, a câmara traseira, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistemas de segurança como o de reconhecimento dos sinais de trânsito, perfazendo assim um conjunto mais recheado e convidativo, sendo o único elemento opcional a pintura metalizada especial Cinzento Graphene, com um custo de 759€.



Enquanto edição de celebração, o Ibiza de “aniversário” cumpre com a sua missão de oferecer um toque especial para quem é entusiasta da marca catalã ou do modelo, valorizando-se por aquilo que oferece. Neste sentido, o motor 1.0 TSI de menor potência deverá bem acolhido num mercado de contas mais “apertadas”, como o português. Porém, aqueles que pretenderem uma performance mais entusiástica, sobretudo, em estradas mais sinuosas, devem recorrer à motorização de 115 cv (caixa manual ou DSG7), por um custo base de 24.654€, ou seja, não muito superior.


O Ibiza de “aniversário” cumpre com a sua missão de oferecer um toque especial para quem é entusiasta da marca catalã

Independentemente dessas considerações, fica a nota de uma variante bem conseguida para um modelo que, ainda hoje, contribui (e muito) para o sucesso da história da SEAT.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page