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Foto do escritorJoão Isaac

Seal U DM-i: exame ao primeiro PHEV da BYD na Europa

Atualizado: 29 de mai.

Plenamente focada em automóveis que define, orgulhosamente, como “movidos a novas energias”, a BYD apresentou o novo Seal U DM-i, o primeiro híbrido Plug-In da marca chinesa na Europa, estreando a tecnologia Super DM – Dual Mode - que promete, consoante a versão, uma autonomia elétrica que pode superar os 100 km.



Fomos até Roma para o conhecer de perto e regressámos com primeiras impressões positivas do SUV que, embora posicionando-se no segmento D e superiorizando-se em termos de dimensões, pode rivalizar com propostas como o Hyundai Tucson, o Volkswagen Tiguan ou o Honda CR-V e que promete, dependendo da versão, deslocar-se sem emissões de escape até uma distância máxima de 125 quilómetros.


O Seal U DM-i estará futuramente disponível no mercado em três versões distintas, duas de tração dianteira com baterias de 18,3 ou 26,6 kWh, batizadas de Boost e Comfort, respetivamente, bem como uma de tração integral, designada por Design, a qual recorre um motor elétrico em cada eixo e à versão de menor capacidade da já conhecida Blade Battery da BYD. O motor de combustão é sempre quatro cilindros com 1.5 litros de capacidade, sendo que na versão Design, topo de gama, é sobrealimentado.



Foi exatamente com esta versão de topo – com 319 cavalos de potência combinada - que tomámos contato nos arredores da capital italiana, percurso combinado de cerca de 130 quilómetros que, ainda que pouco conclusivo, por exemplo, em termos da sempre relevante autonomia elétrica em ambiente exclusivamente urbano, permitiu confirmar a prioridade dada à propulsão sem emissões. A convite da própria BYD, tentámos potenciar a eficiência declarada com uma condução moderada – até porque os radares eram muitos – e devolvemos o Seal U DM-i à BYD com o computador de bordo a mostrar um consumo final de 4,0 lt/100 km.



Em termos de conforto, o Seal U DM-i Design destacou-se por um acerto de suspensão que, mesmo não dispondo de qualquer variabilidade no amortecimento, foi capaz de filtrar com eficácia o, por vezes, maltratado asfalto italiano, mantendo sempre uma postura segura em estrada, ainda que, como referido, este primeiro contato não tenha sido suficiente para se obter conclusões mais sustentadas e abrangentes. Em ambiente de autoestrada, a experiência destacou-se pela facilidade de condução e serenidade transmitida, quer pelo conforto de rolamento, quer pelo correto isolamento acústico.


A BYD não anunciou ainda os preços do Seal U DM-i, mas a versão Design que já tivemos oportunidade de conduzir, deverá chegar ao mercado nacional durante o verão. As versões de tração dianteira chegarão a Portugal numa fase posterior


Mais detalhe sobre o novo BYD Seal U DM-i e sobre as impressões de condução recolhidas neste primeiro contato dinâmico, em breve, numa próxima edição impressa de e-auto.

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