top of page

Renault Scénic E-Tech 100% Elétrico por 40.690 €

Atualizado: 29 de mar.

A Ampere, divisão da marca do losango que tem a missão de trabalhar a gama de elétricos e o “software” para esta geração nova de automóveis, prepara-se para a introdução do terceiro modelo, batizado com nome que é património da empresa francesa. E é SUV e não monovolume…



A Renault reclama o pioneirismo na (tentativa de…) democratização do automóvel elétrico, com o Fluence Z.E. de 2011 e, sobretudo, o Zoe de 2012, mas a verdade é que a marca do losango, depois de antecipar-se à concorrência, por razões várias, deixou-se ultrapassar e (quase) perdeu o “comboio” da mudança de paradigma na indústria. E 2024 apresenta-se como ano importantíssimo para recolocá-la “sobre os carris”, com os lançamentos de três modelos: Scénic E-Tech 100% Elétrico, 5 e 4!

 

O Scénic E-TECH 100% Elétrico (Scenic E-Tech 100% elétrico - Renault) é a expressão da RENAULUTION apresentada por Luca de Meo em janeiro de 2021, pouco tempo depois do italiano assumir a liderança do consórcio. O automóvel apresentado em 1996, originalmente como monovolume, mantém-se posicionado no segmento C, mas tem formato novo (Sport Utility Vehcile), mais de acordo com a tendência da moda no mercado. A plataforma é a mesma do Mégane E-TECH 100% Elétrico que a Renault introduziu em 2022, a CMF-EV da Aliança com a Nissan, mas conta com nome novo (AmpR Medium), que destava a modernidade de modelo sem motores de combustão interna, ao contrário do que acontece no Peugeot 3008/E-3008.



O SUV compacto mede 4,47 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,86 de largura e 2,78 m entre eixos. No interior, independentemente das dimensões, desfruta-se de liberdade de movimentos pouco comum nos automóveis que competem nesta categoria e a capacidade da bagageira também surpreende de forma positiva: 545 litros na configuração normal do compartimento ou 1670 com o encosto do banco traseiro rebatido. Outro número importante, sobretudo pelo impacto que tem, por exemplo, nas autonomias dos elétricos: o Scénic E-TECH 100% Elétrico pesa entre 1730 kg e 1890 kg. Assim, comparado com a concorrência, é mais leve e, também por isso, percorre mais quilómetros entre recargas da bateria.

 

Este modelo já está disponível para encomenda e tem início de entregas planeado para junho com dois motores (170 cv/280 Nm e 220 cv/300 Nm), duas baterias (60 kWh e 87 kWh de capacidade) e quatro níveis de equipamento (Evolution, Techno, Esprit Alpine e Iconic). Para as autonomias entre recargas, anunciam-se o mínimo de 430 km e o máximo de 625 km, dependendo da configuração do automóvel. Os franceses, com esta “fórmula”, acreditam que é possível eliminar a ansiedade que associamos aos elétricos, por apresentarem raios de ação limitados, caraterística importante por tratar-se de automóvel direcionado para clientes que equacionam, pela primeira vez, a compra de viatura sem mecânica a gasolina ou gasóleo!



E-AUTO encontra-se na apresentação dinâmica do Scénic E-TECH 100% Elétrico… Por isso, brevemente, publicação do primeiro relatório de condução de automóvel com qualidade(s) acima da média disponível no mercado nacional com preços de 40.690 € (Evolution, 170 cv, 60 kWh) a 52.650 € (Iconic, 220 cv, 87 kWh). A tração é sempre às rodas dianteiras, independentemente da versão.

0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page