Scania compra divisão da Northvolt
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 2 min de leitura
A Scania, marca propriedade do Grupo Volkswagen, anunciou a compra da Divisão Industrial da Northvolt, empresa especializada na produção de baterias e que se encontrava em falência. Desta forma, reforça-se o empenho na eletrificação, por passar a beneficiar-se da experiência da empresa adquirida na investigação e na produção de acumuladores de energia com grande capacidade.

O esforço de eletrificação da Scania passa a contar com a Divisão Industrial da Northvolt Systems, empresa especializada na investigação e produção de baterias para camiões e maquinaria pesada que, no passado mês de março, abriu falência, citando “uma série de desafios que se agravaram e que prejudicaram a sua situação financeira, incluindo o aumento dos custos de capital, a instabilidade geopolítica, as subsequentes perturbações na cadeia de abastecimento e as mudanças na procura do mercado”.
Agora, será “salva” pela Scania, do Grupo Volkswagen, que chegou a acordo com o administrador de insolvência apontado pelos tribunais suecos no momento da falência para adquirir a Northvolt Systems Industrial Division. com cerca de 260 empregados e duas bases logísticas, a de produção (alugada) em Gdansk, na Polónia, e a de investigação em Tomteboda, Estocolmo, na Suécia. A empresa adquirida será parceira da unidade de negócios Power Solutions da Scania, aumentando dessa forma o seu portefólio de produtos. As partes acordaram em não divulgar o preço de compra.

A Divisão Industrial da Northvolt Systems desenvolve e fabrica sistemas de baterias para a indústria pesada, oferecendo um portefólio de módulos e sistemas de baterias utilizados no transporte de materiais, equipamento de construção e exploração mineira.
“A Divisão Industrial da Northvolt Systems traz uma experiência valiosa em tecnologia e montagem de baterias. As suas capacidades reforçam a nossa abordagem modular e apoiam o desenvolvimento de soluções eletrificadas completas para aplicações todo-o-terreno. Tenho o prazer de dar [à Northvolt] as boas-vindas à equipa da Scania”, refere Sara Hermansson, Diretora da Scania Power Solutions.
Apelidada por muitos como a resposta europeia aos fabricantes asiáticos de baterias, a Northvolt enfrentou dificuldades crescentes ao longo dos últimos anos, culminando com o pedido de falência em março, tendo sido revelado então que a companhia estava em busca de soluções que permitissem manter, de alguma forma, a existência da Northvolt. Após a aquisição, as operações da Northvolt Systems Industrial prosseguirão como habitualmente, garante a Scania, em comunicado.
Kommentare