top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Sandero é o mais vendido e há elétrico no pódio!

O Dacia Sandero foi o automóvel novo mais vendido em Portugal em 2024. Nos números de matrículas anunciado pela ACAP, a maior surpresa é, porém, a estreia de modelo 100% elétrico no "top-3” do mercado nacional: o Tesla Model 3.



É o automóvel mais procurado pelos clientes particulares e conseguiu, em 2024, ser mesmo o modelo novo mais vendido no mercado nacional, de acordo com os dados das matrículas publicado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP)!

 

Com um preço de entrada de 13.200 € (versão Essential SCe com 65 cv), o Dacia Sandero apresenta-se com atributos novos em termos técnicos e tecnológicos que o tornam num dos automóveis mais procurados em Portugal, desfrutando de popularidade, sobretudo, entre os clientes particulares (nesta categoria, também é número um).


Peugeot 2008, em 2024, perdeu a primeira posição no "ranking" dos registos de automóveis novos no mercado nacional, mesmo protagonizando aumento na procura, comparativamente a 2023

 

Em 2024, venderam-se 7760 Sandero (quota de mercado de 3,70%), o que representa um aumenta significativo na procura, na comparação com os números de 2023 (6424 unidades), ano em que conseguiu a segunda posição, atrás do "campeão" Peugeot 2008. Assim, regista-se inversão de lugares, pois o SUV com que a marca do leão concorre no segmento B foi "apenas" o segundo automóvel mais vendido em Portugal, com 7520 unidades (3,59%), número que também as 6770 veículos matrículas que registou em 2023.



Na terceira posição, classificou-se o Tesla Model 3, sendo esta a primeira vez que modelo 100% elétrico consegue um lugar no “pódio” dos automóveis mais vendidos em Portugal. A marca norte-americana registou 6764 unidades (3,23%), o que também representa um aumento considerável na procura, na comparação com 2023 (4087 exemplares).


Pela primeira vez, encontra-se um automóvel elétrico no “pódio” das matrículas de automóveis novos em Portugal: Tesla Model 3

 

Já o Renault Clio deixou o "top-3", com a marca do losango a registar 6422 unidades (3,06%), igualmente crescendo de 2023 para 2024, mas vendo-se superada pelo automóvel elétrico da Tesla. Concorrente no mesmo segmento, o Peugeot 208 conseguiu uma quinta posição, com 6024 unidades (2,87%), registado abaixo dos 6236 exemplares matriculados durante o ano passado.



A seguir, na tabela, aparecem mais três automóveis de marcas francesas: Renault Captur (4463 unidades; 2,13%), Peugeot 308 (4442; 2,12%) e o Citroën C3 (4382; 2,09%). Na lista dos 10 mais vendidos em 2024 encontram-se, ainda, o Dacia Duster (4161; 1,98%) e o Nissan Juke (4093; 1,95%).

 

O Mercedes-Benz Classe A foi o 11º automóvel mais vendido em Portugal no ano passado, terminando 2024 à frente de Dacia Jogger, Toyota Yaris Cross, SEAT Ibiza, Opel Corsa, Tesla Model Y (protagonista de prestação muito menos conseguida, passando de 5063 unidades em 2023 para 2932 em 2024), Nissan Qashqai, Kia Stonic, Volvo EX30 e Hyundai i20. O “português” Volkswagen T-Roc, SUV produzido em Palmela, ficou em 21º, com 2351 unidades, um aumento face às 2079 de 2023.



Entre os modelos com prestações menos conseguidas, além do Model Y, nota para o Fiat 500, que passou de 2989 unidades em 2023 para 1903 em 2024, mas também para SEAT Arona (3074 registos em 2023, 2092 em 2024) e do Volvo XC40 (2869 para 1727).

 

O primeiro automóvel de uma marca chinesa, o MG4, aparece apenas na 41ª posição da lista dos 50 mais vendidos em Portugal.

 

Recorde-se que o mercado automóvel em Portugal teve, em 2024, um aumento de 5,6% nas vendas , com o mercado de ligeiros de passageiros a totalizar 209.715 unidades, "contra" os 199.623 registos de 2023.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page