top of page

Dacia Sandero elétrico em 2027/28

Atualizado: 29 de mar.

Marca romena tem Spring novo na rampa de lançamento, mas já tem planos preparados para a expansão da gama de automóveis sem mecânicas térmicas



O Sandero, terceiro automóvel mais vendido na Europa em 2023, com um total de 235.839 exemplares, encontra-se entre os motores do crescimento formidável da Dacia (Dacia Portugal: gama, preços dos modelos, compra de veículos novos). A geração atual, a terceira, está no mercado desde 2020 e tem substituição programada apenas para 2027 ou 2028, mas a marca do Grupo Renault já prepara o futuro e, por isso, entre as certezas, de acordo com Denis Le Vot, número um do fabricante romeno, motorização elétrica “a caminho” do subcompacto.

 

“Na próxima geração do Sandero, em 2027 ou 2028, pretendemos propor motores térmicos e elétricos, mantendo-os na gama até 2035. Depois, para cumprirmos as regras da União Europeia, podemos vender só automóveis zero emissões”, disse o diretor da Dacia, que admite recorrer à mesma abordagem na sucessão do Duster novo, modelo que partilha a plataforma CMF-B com o subcompacto.


Denis Le Vot

Denis Le Vot admitiu que a Dacia espera explorar todo o potencial das tecnologias que a Renault está a desenvolver para as gerações novas de 5 e 4, que existirão só com versões elétricas, e que a marca ainda não decidiu se pretende manter-se no segmento dos citadinos, após fim do ciclo de vida do Spring apresentado no salão de Genebra, mas os romenos admitem a possibilidade de beneficiarem, também, do investimento que a Renault está a realizar no no projeto Twingo (2026), modelo para posicionar, comercialmente, abaixo da “barreira” dos 20.000 €.

 

«O mais importante não é escolhermos os segmentos em que concorremos, mas tornarmos a mobilidade elétrica cada vez mais acessível, de forma a democratizá-la rapidamente”, concluiu o diretor da Dacia. O Twingo nova baseia-se em variante da plataforma AmpR Small desenvolvida pela Renault para o 4 e o 5, e é produzido na China.

 

Nos planos (mais) imediatos da Dacia, lançamento do Bigster, Sport Utility Vehicle para posicionar acima do Duster, mas baseado, também, na plataforma CMF-B. A companhia vendeu 650.000 automóveis em 2023, mais de 550.00 na Europa, onde a quota de mercado atingiu um recorde de 4,3%.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page