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RS e-tron GT performance: 925 cv no topo de gama elétrico

A Audi estreia a denominação RS performance num automóvel 100% elétrico, traduzindo-se em potência acrescida (até 925 cv), bateria de maior capacidade e carregamentos mais potentes. O RS e-tron GT performance assume o estatuto de topo de gama na potência e no desempenho.



Refletindo a intenção de oferecer uma experiência de condução singular, a Audi procedeu à atualização do e-tron GT, berlina desportiva de quatro portas que partilha muitos dos seus componentes com o Porsche Taycan. Tal como esse, passa a beneficiar de uma série de melhorias e de atributos que vão muito além das meras alterações estéticas.


O RS e-tron GT, partilha muitos dos seus componentes com o Porsche Taycan

 

Assim, além do motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo dianteiro com um veio de transmissão reforçado e uma potência de 342 cv (252 kW), este Audi apresenta também um motor PSM recentemente desenvolvido no eixo traseiro com uma potência de 564 cv (415 kW). Esse motor apresenta maior densidade de cobre do enrolamento em gancho no estator para maximizar a condução da corrente, enquanto o peso do rotor foi também reduzido em dez quilos.



Em virtude das melhorias aplicadas, esta versão de topo pode agora debitar 925 cv (680 kW) quando ativada a função “Launch Control”, com consumo médio entre 18,7 e 20,8 kWh/100 km. A marca de Ingolstadt também aumentou a recuperação de travagem para 400 kW, ao mesmo tempo que melhorou as situações de regeneração em “roda livre” para uma condução mais desportiva.


A área da gestão térmica foi outra à qual a Audi dedicou grande trabalho de evolução, visando não só a melhoria das performances, mas também um desempenho idêntico e consistente em utilização dinâmica repetida. Assim, a versão de topo dispõe de um gestão térmica adaptada e de uma interconexão inteligente dos quatro circuitos de arrefecimento, sendo esta característica exclusiva do RS performance. Entre os avanços permitidos está a possibilidade de o arrefecimento dos motores elétricos, do ar condicionado e da bateria de alta voltagem ser largamente independente entre si.



No capítulo da bateria, a nova química das células da bateria é também parcialmente responsável pelo aumento da potência para os 925 cv, com uma mistura ajustada de níquel, cobalto e manganês. A capacidade total da bateria é de 105 kWh, com 97 kWh úteis, com a potência máxima de carregamento em postos DC a subir em 50 kW para os 320 kW – assim, pode recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 18 minutos, nas condições ideais.


Suspensão ativa e novo som 

O RS e-tron GT performance dispõe, de série, de suspensão pneumática recentemente desenvolvida com tecnologia de duas câmaras/duas válvulas, podendo receber um sistema opcional novo de suspensão ativa seletiva das rodas, que consegue aprofundar a diferença entre os modos de condução de conforto e de dinâmica.



O sistema de modos de condução “Audi drive select” também tem influência nesse aspeto, ao tornar mais evidentes os diferentes perfis de condução, com a novidade de poder especificar dois novos modos de condução RS, o RS1 e RS2, para que o condutor possa configurar cada um com os seus parâmetros de chassis prediletos. A variante de 925 cv diferencia-se ainda por dispor de modo específico, apropriadamente designado “RS performance”, com acerto mais apurado para condução em circuito ou estradas de montanha. De resto, o modelo surge de série com jantes de 20 polegadas com pneus Bridgestone Potenza Sport, numa combinação que pode ser melhorada com unidades de 21 polegadas e pneus de maior aderência.


A sublinhar o carácter mais desportivo e exclusivo do Audi RS e-tron GT performance, o modelo pode receber diversos elementos em fibra de carbono exposta, como é o caso do tejadilho, para-choques, difusores ou espelhos retrovisores. O modelo recebe também uma nova cor exterior exclusiva, uma tonalidade verde “Bedford Green”.



A bordo, apresenta um novo e exclusivo pacote de design com costura Verde Serpentine para combinar com o exterior Verde Bedford e bancos ajustáveis em 18 direções. Em homenagem ao Audi Avant RS 2 de 1994, no qual os mostradores analógicos também vinham em branco, o RS e-tron GT performance apresenta um medidor de potência e velocímetro brancos como uma caraterística digital especial.


A sonoridade digital tem por base dados de velocidade dos motores elétricos, posição do pedal do acelerador e de outros parâmetros

Tratando-se de um modelo elétrico, o RS e-tron GT performance também adota nova sonoridade para replicar o seu conceito desportivo. O som desportivo de série faz-se ouvir de forma mais notória a bordo, com dois altifalantes embutidos – um no interior e outro no exterior – para se fazer anunciar de forma mais evidente, quer para os passageiros, quer para os transeuntes. A sonoridade digital tem por base dados de velocidade dos motores elétricos, posição do pedal do acelerador e de outros parâmetros, com o resultado a ser um som sintético que advém da combinação de 32 fontes individuais, desde uma variedade de gravações reais aos sons de áudio por sintetizador.



Produzido na fábrica da Audi Sport GmbH, em Neckarsulm, na Alemanha, o novo RS e-tron GT performance tem preços de partida no mercado alemão de 160.500€, embora a gama do modelo renovado seja ligeiramente mais acessível, iniciando-se nos 126.000€ para o S e-tron GT.

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