top of page

Rovanpera “à campeão” no Safari

Atualizado: 1 de abr.

Finlandês, num Yaris GR Rally1, vence pela 2.ª vez no Quénia e 12.ª no WRC, mas só a 1.ª, à 2.ª participação, no Mundial de 2024. Piloto de 23 anos, este ano, tem programado limitado a algumas etapas do campeonato, para recuperar tanto o corpo como a mente!



Kalle Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, ganhou o Safari, no Quénia, a ronda 3 do Mundial de Ralis de 2024 (WRC). O finlandês de 23 anos, bicampeão em título, não tem programa completo no campeonato deste ano, por ter decidido abrandar de ritmo para recuperar o corpo e a mente, depois de protagonizar início de carreira a “fundo”! Desde o regresso da prova africana ao calendário do campeonato, quatro edições e quatro vitórias da marca nipónica!

 

Rovanpera ganhou no Quénia pela 2.ª vez (1.ª em 2022) e conseguiu o 1.º êxito do ano no WRC, passando a contar com 12 vitórias e 20 pódios nos 64 ralis que soma no Mundial desde a estreia em 2017, em Gales/Grã-Bretanha, num Fiesta R5 da M Sport-Ford, poucos dias depois de comemorar o 17.º aniversário. Kalle comandou o Safari com 19 “especiais” e 1299,22 km, incluindo 355,92 km ao cronómetro, desde a manhã de sexta-feira, acabando-o com 1.37,8 m de vantagem sobre o 2.º classificado, o companheiro de equipa Takamoto Katsuta, que conseguiu o 4.º pódio na categoria, terminando a 1.37,8 m do vencedor.



No Quénia, o bicampeão mundial, combinando a maturidade pouco comum para a idade com o talento (re)conhecido, "arrasou" a concorrência, beneficiando dos azares registados pelos outros candidatos à vitória nete Safari, confrontados ora com problemas mecânicos, ora com furos. «É muito especial vencer aqui e este rali também é lendário para a marca. Em África, diz-se: ‘o carro à frente é sempre um Toyota», exclamou Rovanpera, após a festa no pódio montado no Parque Nacional da Porta do Inferno (“Hell’s Gate”).

 

A alegria de Rovanpera contrastava com a frustração do galês Elfyn Evans, ainda o piloto da Toyota mais bem posicionado na classificação do WRC de 2024, que perdeu o “comboio” do pódio na etapa de sábado, depois de obrigado a duas paragens para trocas de rodas no GR Yaris Rally1. Acabou o Safari em 4.º.


Adrien Fourmaux

No entanto, o comandante do Mundial, o belga Thierry Neuville, em Hyundai i20 N Rally1, também não teve mais sorte - problemas com as pressões de combustível e as suspensões penalizaram-no muito! – e foi apenas em 5.º. Aproveitando estes azares, Adrien Fourmaux, da M-Sport Ford, terminou em 3.º com o Puma Rally1, a 2.25,1 m de Kalle. É o 2.º pódio do francês no campeonato e em 2024 (também 3.º na Suécia).

 

Nas "contas" do WRC, depois de cumpridas três rondas, Neuville 1.º, com 67 pontos, mais 6 que Evans. Kalle contabiliza 31 e é 5.º. No campeonato, segue-se a Croácia, rali a realizar em asfalto entre os dias 18 e 21.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page