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Rondas 6 e 7 de 2024 na estreia de Misano

Acidente de 2023 no Circuito Citadino dell’EUR (Roma) na origem da mudança na localização da “etapa” italiana do Mundial de monolugares elétricos! Neste fim de semana, dois ePrix!



O Mundial de Fórmula E, depois da passagem inédita por Tóquio e pelo Japão, está na Europa pela 1.ª vez nesta Época 10, para as rondas 6 e 7 de temporada que tem o número recorde de 16 ePrix. É a estreia do Circuito Marco Simoncelli no mapa do campeonato, por troca com o Circuito Citadino dell’EUR, em Roma, após acidente em 2023 que originou só apenas danos materiais, mas fez com que a organização procurasse localizações alternativas para manter Itália no calendário. E a pista em Rimini, próxima do Adriático, apresentou mais e melhores argumentos que Imola e Vallelunga!

 

Em Misano, já este fim de semana, segunda jornada dupla da temporada, primeira no Velho Continente, depois das visitas à América do Norte, Ásia e América do Sul. O programa de sábado, genericamente, é igual ao de domingo, com a qualificação de manhã (9h20 em Portugal Continental) e a corrida à tarde (14h04), as duas com 28 voltas a circuito com 3,382 km e 14 curvas desenhado – no MotoGP, a pista tem configuração diferente, com 4,226 km e 16 curvas.



Na Época 10 do Mundial de monolugares elétricos, cinco ePrix, cinco vencedores, registo que ilustra a competitividade da Fórmula E, o “abre o apetite” para este fim de semana com duas corridas, que pode valer um máximo de 60 pontos – vitórias, “pole position” e voltas mais rápidas em ambos os ePrix… – e, por isso, baralhar as contas do(s) campeonato(s). No Treino Livre 1, DS Penske mais rápidos, com Jean-Éric Vergne a superiorizar-se ao parceiro de equipa Stoffel Vandoorne, por 0,197 s, após volta em 1.17,546 m. António Félix da Costa, no 9XX Electric da Porsche, foi o 11.º, com 1.18,276 m, a 0,730 s do francês.

 

“Estou num bom momento, depois de duas corridas muito positivas, que terminei entre os primeiros. Antecipa-se fim de semana bastante intenso, o circuito é novo para todos. O objetivo é sempre lutar pelos pódios e somar pontos, o que obriga a demonstrar agressividade e motivação», declarou António Félix da Costa, que está nas “bocas do mundo” na Fórmula E depois de conhecer-se o teste da Porsche em Almería, Espanha, entre o ePrix de Diriyah, Arábia Saudita, e São Paulo, Brasil, que teve as presenças quer do piloto português, quer do parceiro de equipa, o alemão Pascal Wehrlein, e do suíço Nico Müller, piloto da ABT Cupra, o que “abriu a porta” à especulação sobre o futuro do campeão de 2020 na estrutura.



Félix da Costa: adeus Porsche, olá à Lola ou ABT?! 

Müller é 16.º no Mundial, com 6 pontos, tantos quantos a equipa que representa e a Porsche tem-no debaixo de olho, independentemente de também competir pela Peugeot no Mundial de Resistência (WEC)! Na próxima temporada, na ABT-Cupra, mudança de parceiro técnico, com a troca da Mahindra pela Lola-Yamaha, equipa que tem Mark Preston, ex-diretor de Félix da Costa na Teechatah, no ano do título, como homem-forte, facto que alimenta mais a especulação sobre a possibilidade de António “mudar de ares” no final desta Época 10, com a Lola e ABT na “primeira linha” das alternativas à equipa alemã.


No Mundial de Pilotos, Pascal Wehrlein no comando, com 63 pontos, apenas mais dois que o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) e um que o britânico Oliver Rowland (Nissan). António Félix da Costa, depois de mau início de época, com três corridas consecutivas sem pontos, no México e na Arábia Saudita (duas), foi 6.º no Brasil e 4.º no Japão, e é 11.º na classificação, com 20 pontos. Entre as equipas, Jaguar na liderança, com 100 pontos, contra os 83 da Porsche e os 70 da Andretti. A campeã em título, a Envision, encontra-se na 8.ª posição, com 41.



Originalmente, em Misano, “pontapé de saída” na NXT Gen Cup, mas esta série de suporte com o LRT NXT1 baseado no elétrico Mini Cooper SE e reservada a pilotos com idades entre os 15 e os 25 anos foi cancelada por razões relacionadas com o promotor. O campeonato integrava seis corridas, quatro coincidentes com rondas da Fórmula E na Europa (Misano, Mónaco, Berlim e Londres). Ainda assim, durante o dia de hoje, mais ação no Marco Simoncelli, com o primeiro teste para “rookies” do ano: Taylor Barnard, britânico da McLaren, foi o mais rápido, com 1.18,762 m, à frente de Robert Shwartzman, israelo-russo da DS Penske (+0,154 s).

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