top of page

Robô humanoide já ajudou a produzir carros da BMW

A fábrica do Grupo BMW em Spartanburg, nos Estados Unidos da América, foi o palco de um teste-piloto para a utilização de robôs humanoides em tarefas associadas à produção de automóveis. A administração da marca alemã está a avaliar “ possíveis aplicações” para estes robôs no futuro



Uma parceria entre o Grupo BMW e a empresa californiana Figure permitiu à construtora alemã de automóveis contar com robôs humanoides de última geração para desempenhar tarefas mais cansativas associadas à produção de veículos. O teste-piloto gerou resultados positivos e o grupo está agora a considerar acrescentar estes ajudantes cibernéticos no futuro.

 

Durante um período experimental que durou várias semanas, o mais recente robô humanoide Figure 02 inseriu com sucesso peças de chapa metálica em fixações específicas, que foram depois montadas como parte do chassis na linha de montagem da fábrica de Spartanburg.



De acordo com o Grupo BMW, a utilização de um robô pode evitar que os funcionários tenham de executar tarefas incómodas e cansativas. Em consonância com a Figure, o construtor da Baviera está atualmente a testar e a avaliar a forma como os robôs humanoides podem ser utilizados com segurança na produção automóvel.


De acordo com o Grupo BMW, a utilização de um robô pode evitar que os funcionários tenham de executar tarefas incómodas e cansativas.

 

"Os desenvolvimentos no domínio da robótica são muito promissores. Com esta operação inicial como teste, estamos agora a determinar possíveis aplicações para robôs humanoides na produção. Queremos acompanhar esta tecnologia desde o desenvolvimento até à industrialização", afirma Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Administração para a Produção da BMW AG.



Durante o período experimental com o Figure 02, o Grupo BMW adquiriu conhecimentos valiosos sobre os requisitos que devem ser cumpridos para poder integrar os chamados robôs polivalentes num sistema de produção existente. Isto inclui a forma como os robôs comunicam com o sistema de produção em condições reais. Presentemente, não existe um prazo para a integração dos robôs com inteligência artificial na fábrica de Spartanburg, mas está garantida a continuidade do trabalho conjunto entre o Grupo BMW e a Figure.



O robô mais avançado 

De acordo com a empresa californiana, o Figure 02 é o robô humanoide mais avançado do mundo atualmente disponível no mercado. A combinação de mobilidade em duas pernas e destreza avançada significa que o robô está apto a ser utilizado em áreas com processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos. O Figure 02 possui uma capacidade de processamento três vezes superior à do seu antecessor, comunicação de voz melhorada, câmaras melhoradas, microfones e sensores, uma bateria de alto desempenho e mãos à escala humana de quarta geração com 16 graus de liberdade por mão e força equivalente à humana.


O robô é capaz de executar, de forma totalmente autónoma, tarefas semelhantes às humanas

O robô é capaz de executar, de forma totalmente autónoma, tarefas semelhantes às humanas e com duas mãos que requerem uma manipulação variada e dinâmica, uma preensão complexa e a coordenação de ambas as mãos em uníssono. É capaz de colocar várias peças complexas com uma precisão medida em milímetros e pode andar dinamicamente.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page