Robot da Honda anima crianças hospitalizadas
- Pedro Junceiro
- 7 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A Honda disponibilizou o robot social “Haru”, dotado de inteligência artificial, num hospital universitário, em Espanha, tendo por objetivo apoiar e melhorar o bem-estar das crianças sob cuidados hospitalares.

Criado pela Honda Research Institute Japan Co., LTD, entidade subsidiária da Honda Research & Development, o robot social com tecnologia de inteligência artificial “Haru” iniciou funções no Hospital Universitário Virgen del Rocío (HUVR), em Sevilha, Espanha, tendo por objetivo melhorar o bem-estar das crianças enquanto estão no hospital, nomeadamente, durante os tratamentos contra o cancro.
O robot foi apresentado durante a Gala Anual Contra o Cancro Infantil, que decorreu no dia 28 de novembro, no Casino de la Exposicion, em Sevilha, estando dotado de um “sistema de Inteligência Artifical tangível” que procura facilitar comunicações e criar conexões entre pessoas, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade em que os robots coexistem como colegas de serviço. Para o efeito, recorre a expressões empáticas e comunicações amistosas, tendo ainda a particularidade de ser compacto: com uma altura de 30 cm, o “Haru” pode ser colocado em cima de uma mesa para comunicar com mais facilidade.

Entre as suas capacidades, o “Haru” consegue ler informações biométricas do utilizador, tais como expressões faciais e tons de voz, graças a uma câmara e microfones integrados, fazendo depois a análise da informação para compreender o estado do usuário. Desta forma, consegue interagir com cada pessoa de acordo com os resultados da análise, utilizando expressões empáticas e respostas de apoio emocional. Além disso, o “Haru” pode ser conectado a um sensor semelhante a um relógio de pulso que, quando utilizado, consegue analisar de forma mais detalhada a condição do utilizador.
Sendo um robot, o “Haru” não tem quaisquer atributos humanos, como género, raça ou nacionalidade, e é sempre capaz de falar de um ponto de vista neutro, conseguindo uma comunicação mais eficaz que vai além das diferenças geracionais e culturais, especialmente em conversas em grupo.
O HUVR tem conduzido, desde 2021, um teste com o “Haru” na ala de oncologia pediátrica do hospital, com o objetivo de melhorar os cuidados clínicos e emocionais dos jovens pacientes. Uma vez que os resultados da experiência foram positivos em crianças com cancro, foi tomada a decisão de se avançar com o projeto de utilização integral do “Haru”, introduzindo-se dez novas unidades para serem usadas em várias situações do dia-a-dia das crianças na unidade de oncologia pediátrica.

Este robot é mais um passo na utilização da tecnologia de robótica aplicada a funcionalidades quotidianas, algo em que a Honda tem grande experiência devido ao programa “Asimo” de longa duração (entretanto, terminado). De acordo com Satoshi Shigemi, do Honda Research Institute Japan Co., Ltd. (HRI-JP), este dispositivo corporiza os objetivos da Honda.
“Com base no espírito fundador da Honda, de ‘usar a nossa tecnologia para ajudar pessoas’ e ‘compreender que as pessoas são a essência da ‘monozukuri’ (arte de fazer coisas) da Honda’, o Honda Research Institute tem feito investigação sobre tecnologias de ponta com potencial de melhorar os efeitos psicológicos positivos das pessoas e o bem-estar geral da sociedade”, afirmou, garantindo que estão previstas novas evoluções para o “Haru” no futuro.
Comentários