top of page
Foto do escritorJoão Isaac

RN24: laboratório sobre rodas da Hyundai N

Atualizado: 29 de out.

Revelado no N Day 2024, o “rolling lab” da divisão de desportivos da marca coreana proporciona um vislumbre do futuro dos seus veículos elétricos de elevado desempenho.



A Hyundai N revelou no passado dia 25 de outubro, no âmbito do N Day 2024, o novo RN24, um veículo de testes que revela como poderão ser os automóveis elétricos de elevada performance da Hyundai no futuro. Assumindo-se, assim, como um “rolling lab” para a próxima geração de modelos da divisão N, o RN24 é a mais recente evolução de uma série inovadora de veículos de teste que servem de bancos de testes em condições reais para as novas tecnologias de alto desempenho.


O RN24 dispõe de um chassis EV compacto inspirado no Campeonato do Mundo de Ralis

O RN24 dispõe de um chassis EV compacto inspirado no Campeonato do Mundo de Ralis e está equipado com o propulsor de duplo motor elétrico do Ioniq 5 N, com 650 cavalos, o que o transforma num EV compacto muito leve, ágil e incrivelmente rápido. A bateria mantém também a capacidade do modelo de produção – 84 kWh – mas permite igualmente usufruir de uma distância entre eixos mais reduzida, aproximada à de um modelo de segmento B, idêntica, por exemplo, à do i20 N Rally1 que compete no WRC.



"A Hyundai N não é apenas uma marca, mas uma representação do nosso compromisso com a inovação e o alto desempenho", disse Manfred Harrer, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Unidade Tecnológica de Desenvolvimento de Performance e da Genesis. "O RN24 é um testemunho das nossas ambições ousadas para o futuro."


A configuração de suspensão do RN24 é também inspirada no Campeonato do Mundo de Ralis, contando com amortecedores com especificações de ralis e subestruturas de elevada rigidez. Daquela que é, muito provavelmente, a disciplina da competição automóvel mais exigente para os automóveis, o RN24 herda igualmente o sistema WRC Powertrain Drive Control Logic, o qual permite ajustar a potência, a sensibilidade do acelerador, a sensibilidade da travagem regenerativa e a distribuição de potência através dos botões do volante.



O e-Handbrake é outra tecnologia inspirada nos 10 anos de experiência da Hyundai N no WRC. Este travão elétrico ajuda a reduzir o peso, tendo sido recentemente testado numa etapa do Rali da Europa Central do WRC. Outros destaques incluem a rollcage exposta, bem como as jantes forjadas do Elantra N de 19 polegadas com acabamento em preto mate e o spoiler dos modelos da Hyundai Motorsport que correm nos campeonatos de automóveis de turismo TCR.


Em termos de especificações técnicas, a Hyundai N estima que o novo RN24 – com distância entre eixos de 2.660 milímetros - consiga atingir uma velocidade máxima de 240 km/h, isto apesar do peso final previsto de 1.880 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 3,4 segundos.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page