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Ritmo de vendas de automóveis novos abranda em maio

As vendas de automóveis novos cresceram apenas 2,4% em maio de 2024 face ao mesmo mês do ano passado. Ligeiros de passageiros elétricos representaram 15,9% dos ligeiros de passageiros vendidos



As vendas de automóveis novos em Portugal apresentou uma tendência mais ténue de crescimento em maio, com um aumento de apenas 2,4% no mês de maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 

Foram matriculados, em maio, 23.218 veículos automóveis em Portugal, mais 2,4% do que no período homólogo de 2023.

 

Já no acumulado dos primeiros cinco meses de 2024, matricularam-se 112.633 automóveis, o que representa um crescimento de 11% face a igual período do ano anterior.

 

Na categoria mais representativa, a dos ligeiros de passageiros, foram matriculados em maio 19.850 unidades, meros 0,2% mais do que no mesmo mês do ano passado. Já no cômputo de janeiro a maio foram matriculadas 96.223 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 9,2% relativamente a período homólogo de 2023. O peso dos elétricos neste segmento foi de 15,9% em maio.



Este é um valor que está em linha com os dados acumulados de janeiro a maio, período em que os ligeiros de passageiros 100% elétricos representam 16% do total de vendas, sendo apenas superados pelos híbridos sem carregamento externo (HEV), com 16,2%. Os híbridos plug-in (PHEV) representam 12,4%, ao passo que 7,6% correspondem a outros tipos de energias alternativas. Em conjunto, 52,2% dos ligeiros de passageiros matriculados novos nos primeiros cinco meses de 2024 eram movidos a outros tipos de energia.

 

No mercado dos ligeiros de mercadorias, foram matriculados 1.747 unidades em maio, naquele que é um crescimento de 22,4% face ao mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados, verifica-se um total de 13.372 ligeiros de mercadorias matriculados, ou seja, um aumento de 26,8% em comparação com o mesmo período do ano de 2023.

 

Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, verificou-se em maio um aumento de 1,5%, correspondendo a 621 veículos matriculados. Nos cinco meses de 2024, as matrículas desta categoria totalizaram 3.038 unidades, o que representa um aumento de 6,6% relativamente ao mesmo período de 2023.



Oito acima das 1.000 unidades 

Na análise do mercado de ligeiros de passageiros, as primeiras oito marcas da tabela apresentaram vendas acima do milhar em maio, com a Peugeot a ser a que mais automóveis matriculou – 1.783 unidades. Porém, esse valor fica 16,7% abaixo daquele obtido em maio de 2023 (2.141 unidades).

 

Em segundo lugar ficou a Mercedes-Benz, com 1.506 unidades matriculadas, crescendo 35,9%, ao passo que a Volkswagen ficou com a terceira posição de maio, com 1.464 unidades registadas, mais 3,9%.

 

Marcas como a Renault e a Dacia acompanharam a Peugeot e também tiveram valores de vendas de ligeiros de passageiros inferiores aos de maio de 2023. Com desempenho comercial positivo, destaque para a Citroën e Toyota, cujas vendas de maio foram 44,9% e 42,3% superiores às do mesmo mês do ano passado.



No acumulado de janeiro a maio, a Peugeot mantém a sua posição de destaque na tabela de vendas de automóveis ligeiros de passageiros, com 9.811 unidades, com a curiosidade de ter uma variação nula face ao ano passado (9.807 unidades), enquanto a quota de mercado reduziu-se ligeiramente de 11,13% para 10,20%.

 

Mais renhida está a discussão pelo segundo posto. A Renault surge atrás da Peugeot, com 7.467 unidades matriculadas (-1,7% nas vendas; 7,76% de quota, face a 8,62% de 2023), mas tem a Dacia e a Mercedes-Benz no seu encalço. A marca romena matriculou nos primeiros cinco meses um total de 7.289 unidades (19,3% nas vendas; 7,58% na quota de mercado face a 6,94% de 2023), ao passo que a marca premium alemã matriculou 7.182 unidades (26,4%; 7,46% de quota face a 6,45% de 2023).

 

No top 10, nota ainda para o desempenho da Citroën, na sexta posição, com um aumento de 46,7% nas vendas deste ano (5.721 unidades), Toyota, na sétima posição, com um aumento de 11% nas vendas (5.277 unidades), Tesla, na nona posição, com um aumento de 30,8% (4.245 unidades) e para a Nissan, a fechar as dez primeiras, com um aumento de 23,8% nas vendas (3.900 unidades).

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