“Revolução” Renault deu série para a Amazon
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Pleno de desafios, o plano “Renaulution”, levado a cabo por Luca de Meo ao longo dos últimos quatro anos, tem direito a uma mini-série no serviço de “streaming” Amazon Prime. Em quatro episódios, são contados os passos decisivos das três marcas do grupo – Renault, Alpine e Dacia – nos mercados, na produção e na competição automóvel.

Quando assumiu o cargo de responsável máximo do Grupo Renault, em julho de 2020, Luca de Meo traçou o caminho necessário para recolocar a companhia na senda do sucesso depois de um período turbulento que culminou com o afastamento de Carlos Ghosn, envolvido num escândalo relacionado com a apropriação de fundos.
Numa fase em que a própria existência do Grupo Renault estava em risco, o plano “Renualution” foi seguido à risca durante quatro anos, com resultados bastante positivos que superaram as expectativas dos responsáveis, tanto em termos comerciais, como de resultados financeiros. Tudo isto enquanto o mundo enfrentou a pandemia de Covid-19 e, também, uma guerra em grande escala na Ucrânia, fruto da invasão pela Rússia, em 2022.
Este é o pano de fundo para o documentário “Anatomia de um Regresso” (“Anatomy of a Comeback”), disponível na plataforma de “streaming” Amazon Prime, em quatro episódios que retratam diferentes temas desta fase de renovação do Grupo Renault.

Espreitar os bastidores
O documentário pretende dar a conhecer os bastidores de uma série de decisões que foram tomadas pela equipa de Luca de Meo em diferentes áreas, desde o processo de desenvolvimento e criação do Renault 5 E-Tech para a ofensiva elétrica da marca, ao estabelecimento da marca Alpine como uma rival para a Porsche.
Ao mesmo tempo, o documentário aborda também o desenvolvimento da Dacia enquanto marca de “value for money”, a evolução da tecnologia e da conectividade por intermédio de uma das maiores figuras de Silicon Valley, Luc Julia, que é também o “pai” da assistente virtual Siri, da Apple, e a aposta na competição ao mais alto nível, com a Alpine e Dacia, este último caso com a participação do experiente Sébastien Loeb, que foi contratado para tentar o sucesso no Dakar.
Beneficiando de acesso sem precedentes ao interior do Grupo Renault, os quatro episódios permitem revisitar o passado recente da companhia, dando aos espectadores uma visão inédita sobre muitos dos processos de discussão em torno de várias decisões que foram tomadas pelo grupo, um dos maiores da Europa.
Este documentário foi produzido por Nicolas Valode e Cédric Fréour e foi criada por Marlies Demeulandre, Stéphane Gillot e Julie Robert.
Hozzászólások