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Renault reinventa Estafette

O formato “retro” volta a ser utilizado na Renault, agora para o segmento dos veículos comerciais ligeiros. Apresentado no IAA (Salão de Veículos Comerciais) de Hannover, o Estafette Concept presta homenagem ao modelo de outros tempos, mas demonstra o compromisso da Renault para com a eletrificação, bem como a aposta no conceito de veículos definidos pelo "software".



Previsto apenas para 2026, na melhor das hipóteses, o Estafette Concept aponta para um novo tipo de veículo comercial ligeiro, fortemente conectado e modular, sendo o primeiro resultado da recém-criada Flexis, que nasceu ao abrigo de uma parceria entre os grupos Renault, Volvo e CMA.

 

Se no segmento dos veículos de passageiros, a Renault causou sensação com a reinterpretação dos seus ícones 5, 4 e Twingo (estes dois últimos com lançamento previsto para os próximos anos), a marca francesa procura repetir o sucesso entre os comerciais, recuperando um feitio de carroçaria e um nome de outra era, mais concretamente, de 1959 a 1980.

 

No entanto, as homenagens ao passado ficam-se por aí, já que o Estafette Concept apresentado em Hannover aponta muito claramente ao futuro, com uma plataforma concebida ao abrigo da Flexis, companhia que foi criada oficialmente este ano pela junção de esforços dos grupos Renault, Volvo e CMA.



Neste sentido, introduz a plataforma FlexEVan, definida por software (“Software Defined Vehicle”), altamente conectada, atualizável em termos de aplicações e funcionalidades a pensar em diferentes tipos de utilização com desenvolvimento pela Ampere (empresa também na esfera da Renault). Esta nova geração de veículos integram funcionalidades como as atualizações de software e de sistemas em tempo real e alertas preditivos de manutenção, entre outros, que ajudam a reduzir os custos de utilização em cerca de 30%, de acordo com as informações avançadas pela Renault.

 

Em termos mais latos, a arquitetura SDV inteligente transforma a cablagem elétrica e eletrónica do veículo num sistema inteligente, incluindo computadores de alto desempenho e novos dispositivos conectados, que, por sua vez, fornecem instantaneamente grandes quantidades de dados, recorrendo à “nuvem”. A tecnologia SDV do furgão também se adapta aos ecossistemas de todas as infraestruturas de gestão utilizadas pelas frotas, podendo, consoante o tipo de conversão, apresentar no painel de bordo todas as informações associadas (a temperatura do compartimento frigorífico, por exemplo).

 

A marca compara mesmo a experiência num SDV com a passagem de ligação à Internet do ADSL para a fibra ótica. Ou seja, a quantidade de dados que é possível descarregar é consideravelmente maior.



De pé no interior 

Pensado para a cidade, o Estafette Concept foi concebido em torno das necessidades usais dos condutores profissionais, tendo o comprimento do Kangoo L2, do Trafic L1H2 e a agilidade de um Clio (com um raio de viragem pouco acima dos 10 metros): mede 4,87 m de comprimento e 2,60 metros de altura, tendo um amplo espaço interior que permite a uma pessoa de 1,90 m de altura estar em pé. O resultado é um modelo de silhueta muito altiva.

 

A ideia deste conceito é o de facilitar a movimentação dentro do veículo, havendo também uma antepara de separação entre o espaço de carga e a área dianteira de condução, mas a qual pode ser recolhida automaticamente (fecha-se assim que o condutor deixa o veículo, por exemplo), como uma porta, permitindo dessa forma que o condutor/funcionário possa aceder à zona de carga sem ter de sair do Estafette Concept.



O acesso lateral faz-se através de duas portas laterais deslizantes, enquanto a porta traseira abre em formato de persiana, enrolando-se na zona superior. Além de replicar o conceito mais histórico da Estafette, permite também melhorar o acesso a partir da traseira, sobretudo em locais mais exíguos. Uma vez que a bateria está na zona inferior, o piso interior é elevado, mas o acesso é facilitado a partir de um degrau deslizante que se recolhe assim que a persiana traseira se abre e que se adianta (fechando o espaço) quando se fecha a traseira.

 

Por fora, no seu estilo muito vertical, o Estafette Concept adota uma postura totalmente nova, com conceito ao estilo de uma viseira de capacete na zona vidrada, sendo que a secção dianteira diferencia-se ainda pela grelha translúcida e com uma assinatura LED inovadora, bem como um símbolo iluminado. Tal como o antigo Estafette, este novo protótipo coloca os faróis principais na zona inferior, no para-choques, com efeito 3D e com câmara integrada. As jantes têm desenho único, a pensar na aerodinâmica.

 

O desenho exterior é ainda marcado pela cor exterior cinzenta “Helium Grey” e pelo tejadilho em cor lima “Tropical Yellow” para uma postura irreverente e no qual se inclui ainda uma superfície em vidro para fornecer mais luminosidade ao interior.



Vida irreverente 

O habitáculo do protótipo é dominado pela cor amarela e conta com apenas um banco – o do condutor –, sobre uma plataforma de sete gavetas (três no lado do condutor e quatro no lado oposto) e rotativo para facilitar a entrada e a saída do veículo. Diretamente em frente do condutor está um painel digital de 7 polegadas, enquanto ao centro está um ecrã tátil de 12 polegadas, orientado para o condutor.

 

Na base do ecrã, na superfície do centro do volante e na zona junto à porta encontram-se alguns “widgets” tecnológicos para controlar funcionalidades relacionadas com a atividade profissional. O sistema de infoentretenimento irá beneficiar da parceria com gigantes da área como a Google e a Qualcomm. Diversas aplicações podem ser incluídas no sistema nativo. Sem espelhos retrovisores convencionais, câmaras recolhem imagens laterais para apresentá-las em ecrãs verticais de 10 polegadas junto às extremidades do tablier.



 Muitos espaços de arrumação, modularidade e formatos cilíndricos complementam o estilo interior altamente irreverente, mas também funcional. A relação com o ambiente exterior é ainda sublinhada pelos quatro ecrãs que apresentam mensagens, tanto na grelha dianteira, nas portas e na zona superior do espaço de carga traseiro.



Para quando? 

Embora não existam datas concretas para o seu lançamento no mercado, os responsáveis da Renault indicam que o Estafette Concept tornar-se-á numa realidade dentro de dois anos, de acordo com o processo de desenvolvimento em curso. Com a intenção explícita de reinventar a mobilidade profissional e de tornar as cidades também mais coloridas, a versão de produção irá manter muitos dos traços do protótipo agora revelado, nomeadamente, a sua altura, as linhas inspiradas no modelo clássico e a configuração interior mais avançada.

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