Renault Espace tem imagem nova
- Pedro Junceiro
- 20 de mar.
- 6 min de leitura
Sem alterar a configuração que lhe permite ter até 7 lugares a bordo e a versatilidade familiar, o Renault Espace recebeu uma atualização de meio de ciclo, tanto no exterior, como no interior, beneficiando de novos detalhes estéticos e qualitativos. O Espace mantém a motorização híbrida E-Tech de 200 cv de potência.
Lançado originalmente em 1984, o Renault Espace depressa conquistou um espaço importante para a marca francesa, tendo sido responsável pela disseminação dos automóveis familiares de tipo monovolume. Atualmente na quinta geração, o Espace atualiza-se e recebe novos atributos estéticos e tecnológicos que ajudam a diferenciá-lo.
Posicionado como um modelo análogo ao Rafale (de aspeto mais dinâmico), o Espace adota a nova linguagem de “design” da Renault, mantendo o seu ADN de viajante de longo curso focado no conforto e na funcionalidade familiar – o modelo está disponível em versões de 5 e de 7 lugares.
Esteticamente, as alterações são bastante relevantes. Na frente, destaque para a grelha do radiador (em formato de diamante) e faróis novos, a par de nova assinatura luminosa para maior distinção. A tecnologia de iluminação LED adaptativa é de série, podendo receber ainda LED Matrix como opção: esta função melhora a visibilidade noturna ao ativar os máximos com efeito de obscurecimento para os outros condutores que circulem em sentido contrário.
O desenho da traseira também surge retocado, com logótipo integrado na porta da bagageira e luzes aerodinâmicas. Tal como no Rafale, o “design” interior das luzes traseiras é inspirado nos puzzles de “tangram” (sete formas geométricas): predominantemente vermelhas quando as luzes estão ligadas, assemelham-se a cubos de gelo cinzentos flutuantes quando desligadas.
Há ainda uma nova cor de carroçaria, a “Azul Báltico” de tom acinzentado, a par de mudanças de cor na grelha do radiador, estilizada em “Cinzento Metal” no nível Techno e em “Preto Gelo” (preto metalizado brilhante) nos Esprit Alpine e Iconic. As cavas das rodas e a proteção inferior da carroçaria têm pintura “High Gloss Black” (preto brilhante). As outras cores de carroçaria disponíveis são o “Azul Midnight”, o “Branco Pérola” e o “Preto Starry”. O acabamento Esprit Alpine também está disponível em “Cinzento Xisto” acetinado.
Tejadilho panorâmico
O interior também recebeu novidades, sobressaindo como maior alteração a adoção do maior teto de vidro opacificante Solarbay de toda a gama Renault: mede 1,70 m de comprimento e 1,13 m de largura, para uma superfície total de quase 2 m². Tal como acontece no Rafale, os nove segmentos do tejadilho Solarbay mudam de transparente para opaco com um toque num botão, protegendo os ocupantes dos raios solares e do excesso de calor a bordo.
As funções do tejadilho podem ser controladas por um botão no teto ou por comando de voz, utilizando o Google Assistant. Estão disponíveis quatro posições do “teto de abrir”: totalmente transparente, totalmente opaco, transparente à frente e opaco atrás, ou vice-versa.

O habitáculo viu também os seus índices de qualidade melhorados, graças ao reforço do isolamento acústico por via de vidros laminados e vedantes de porta mais eficientes. De acordo com a Renault, o ar condicionado é mais reativo, graças a um sensor de temperatura mais eficiente, ao passo que os revestimentos dos bancos são novos, incluindo o tecido "Egée" 98% reciclado no nível de equipamento Techno.
O painel de bordo mantém o “design” em camadas, com revestimento em tecido no nível Techno, Alcantara no Esprit Alpine e cinza (madeira verdadeira) no Iconic. Esta última, a topo de gama, passa a estar disponível com uma escolha de duas cores de estofos: “Preto Titanium” ou o “Cinzento Areia Claro”. Há ainda bancos dianteiros novos, mais envolventes e com apoio lateral reforçado, para-brisas aquecido, abertura da bagageira sem mãos (com sensor de pé) e sistema áudio Harman Kardon.
Espaço inalterado
Sendo uma atualização, não se altera a base, ou seja, a plataforma CMF-CD, pelo que o Espace não altera o espaço a bordo, nem as dimensões exteriores (4,74 m de comprimento). Na versão de 7 lugares, os lugares da terceira fila incluem dois bancos que podem ser rebatidos, individualmente, no chão da bagageira. A Renault conta com o a função Easy Access para acesso fácil a essa fila de bancos, graças ao deslizamento da segunda fila em 260 mm para a frente (com inclinação do encosto). A segunda fila também é deslizável em 22 cm e dispõe de quatro ângulos de reclinação: 25°/27°/29° e 31°.
No que diz respeito à bagageira, o portão traseira elétrico é de série, permitindo acesso ao compartimento de arrumação de bagagens: na variante de 5 lugares, varia entre os 692 e os 2.224 litros, consoante a configuração dos bancos, enquanto na versão de 7 lugares varia entre os 520 e os 2.054 litros (212 litros com a terceira fila utilizada).

Reconhecimento do condutor
Um dos pontos destacados pela Renault é também a adoção do sisteam de reconhecimento do condutor: uma câmara situada no pilar A esquerdo reconhece o condutor e ativa o perfil de utilizador, quando aplicável, adotando então estações de rádio e média favoritos, configurações da posição de condução (comandos elétricos do banco do condutor e dos espelhos retrovisores exteriores) e as aplicações Google, através do sistema OpenR link.
Para ativar esta função, o condutor deve primeiro criar um perfil com o ecrã multimédia e utilizar a câmara de bordo para fazer um scan facial. Os dados são armazenados no automóvel.

Híbrido eficiente
Sob o capot, o Espace recorre ao motor “full hybrid” E-Tech 200 cv, com caixa de velocidades multi-modo otimizada (equipada com novo “software” para reatividade melhorada e passagens de velocidade mais suaves). O conjunto é composto pelo motor 1.2 turbo de três cilindros com 130 cv e 205 Nm, associado a dois motores elétricos.
O motor elétrico principal tem uma potência de 70 cv (50 kW) e 205 Nm de binário, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V e permite condução elétrica. O segundo motor elétrico ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) debita 25 cv e 50 Nm, servindo para por em marcha o motor de combustão interna e gerir as mudanças de velocidade. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8,8 segundos, com retomas dos 80 aos 120 km/h em 6 segundos.
Esta sistema já está em conformidade com as futuras normas de emissões Euro 6 Bis, com um consumo de combustível de 4,8 l/100 km e emissões de 108 g/km de CO2 (valores ainda não homologados), para até 1.100 km de autonomia no conjunto dos motores térmico e elétricos.

A caixa de velocidades multi-modo permite diferentes modos de funcionamento do sistema híbrido, entre o 100% elétrico, híbrido dinâmico ou recuperação de energia.
O sistema 4Control Advanced de rodas traseiras direcionais (de série nos níveis de equipamento Esprit Alpine e Iconic) mantém-se para melhorar a agilidade do Espace: em curvas e a velocidades mais altas, as rodas traseiras viram até 1 grau no mesmo sentido do das dianteiras, enquanto a velocidades baixas as rodas traseiras viram em direção oposta, até 5 graus. A marca aponta um raio de viragem de 10,4 metros, em comparação com os 11,6 metros sem este (direção a duas rodas).
Os modos de condução disponíveis – “Eco”, “Sport”, “Comfort” e “MySense” – alteram vários parâmetros do veículo, incluindo os da direção, resposta do motor ou iluminação ambiente. O modo personalizável pode ser ajustado a partir do ecrã multimédia central.

Conectividade OpenR
A Renault dota o Espace de ecrã duplo OpenR de 24 polegadas, o qual pode ser combinado com um “head-up display” opcional, de 9,3 polegadas. Tal como o Rafale, o Espace ganha melodia de boas-vindas desenvolvida em colaboração com Jean-Michel Jarre e o novo grafismo do sistema multimédia.
O sistema multimédia OpenR link, com Google incorporado, oferece conectividade avançada e aplicações Google, incluindo a navegação Google Maps, o controlo por voz Google Assistant e o Google Play com mais de 50 aplicações específicas. Há ainda atualizações regulares e funcionalidades exclusivas, como o Google send to car, que permite planear previamente uma viagem e enviar o itinerário planeado para o automóvel. O modelo dispõe, também, de carregador por indução, Wi-Fi e integração dos sistemas sem fios Apple Carplay e Android Auto.
Na segurança, conta com até 32 auxiliares de condução, incluindo um novo detetor de fadiga da condução: uma câmara integrada no pilar esquerdo deteta se o condutor está a fechar os olhos, a pestanejar frequentemente ou a bocejar, emitindo um alerta, se necessário (aplicação disponível apenas com o sistema de reconhecimento facial).
Comments