O bem-sucedido SUV subcompacto ganha renovação muito extensa (por fora e por dentro), tornando-se mais atrativo, "premium" e tecnológico. Lançamento em Portugal no segundo semestre do ano
Bem no “coração” do segmento SUV-B (que representa metade das vendas do segmento B e 30% do mercado total europeu), o Captur é um dos modelos de maior sucesso da Renault, tendo vendido já mais de dois milhões de unidades desde que foi lançado, há cerca de 10 anos.
A evolução ao longo dos tempos tem trazido novos clientes, com a marca francesa a fazer evoluir agora o Captur nos capítulos estético e técnico. Com 4,23 metros de comprimento, destaca-se agora por adotar uma nova linguagem de estio iniciada por Gilles Vidal, diretor de Design da Renault. A dianteira é a área que mais se destaca nesta renovação, já que passa a ostentar uma imagem mais "premium", tal como já acontece com o Clio, aproximando-se do desenho estreado pela marca do losango no Rafale.
Imagem de família
A nova frente assume um aspeto mais horizontal e tecnológico, com o logótipo monobloco Nouvel'R integrado na grelha multifacetada, e um "capot" mais alto e horizontal. A parte superior da grelha promove um jogo de luz com as suas formas em relevo e o contraste entre o fundo escuro brilhante e as inserções transparentes. Para o arrefecimento do motor, a parte dianteira apresenta uma entrada de ar horizontal por cima do separador aerodinâmico e outra no para-choques.
Duas entradas de ar posicionadas de cada lado das extremidades dianteiras, junto às luzes diurnas (em formato de meio diamante), contribuem para a aerodinâmica e para o arrefecimento dos travões. De série, o novo Captur conta com tecnologia de iluminação LED em todos os níveis de equipamento, apresentando melhor luminosidade e uma nova sequência de boas-vindas quando as portas são destrancadas remotamente.
Atrás, as novidades são menos evidentes, passando por coberturas transparentes dos farolins, (revelando o interior das luzes), novo logótipo e difusor redesenhado difusor. Quanto às jantes, podem variar entre as 17'' (tampões Flexwheel ou jantes de liga leve) e as 19''. Em termos de gama, existirão três níveis: Evolution, Techno e Esprit Alpine, com esta última imediatamente identificável pelos logótipos “Ice Black”, vidros escurecidos, jantes de 19'' específicas, aletas aerodinâmicas e placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura Cinzento Shiste Acetinado.
Mantendo a possibilidade de ter uma carroçaria bicolor, note-se que o novo Captur terá uma gama com seis cores para a carroçaria (Branco Nacarado, Cinzento Cassiopeia, Preto Estrela, Cinzento Rafale, Azul Iron e Vermelho Flamme), havendo como novidade o Bege Pérola (que não está disponível com o acabamento Esprit Alpine). No total, possibilidade de 14 combinações.
Para uma acrescida possibilidade de personalização, o opcional Pack Cores Exteriores inclui espelhos retrovisores exteriores em Cinzento Highland ou Cinzento Pérola (o Preto Estrela é de série), com proteções inferiores dianteiras e traseiras e molduras laterais em Cinzento Highland, Cinzento Pérola ou Preto Estrela.
A conectividade é mesmo um dos pontos mais destacados desta renovação, já que o sistema OpenR Link com Google incorporado (Android Automotive 12) passa a estar disponível (consoante o nível de equipamento). Conta com um novo ecrã tátil vertical de 10,25'', com o sistema a ser totalmente personalizável e compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay sem fios. Os serviços Google, como o Maps e o Assistant estão facilmente acessíveis, podendo ainda contar com mais de 50 aplicações da loja Google Play. Aplicações exclusivas, especialmente concebidas para os utilizadores Renault, podem ser descarregadas através do sistema OpenR Link: Waze, Amazon Music, Vivaldi, Radio Player para a Renault, Kabriol, Karacal, Les Incollables para a Renault, Easypark ou Sybel.
O Captur também muda muito no interior: revestimentos novos e sistema multimédia OpenR Link com monitores até 10,25''
O ambiente interior foi ainda melhorado com estofos totalmente novos. O tecido dos bancos em cinzento (cinzento urze na versão Evolution) ganha um pesponto amarelo na versão Techno, com um padrão Renault em losango nos apoios laterais interiores dos bancos dianteiros. Na versão de topo, mais desportiva, recebe revestimento em tecido granulado multi-texturizado nos bancos e nos painéis das portas, mas também por uma inserção azul e cinzento no tablier. Nesta versão Esprit Alpine, o habitáculo também tem várias referências à marca Alpine, com a bandeira francesa nos frisos laterais, cintos de segurança com pespontos azuis, pedais desportivos em alumínio, soleiras das portas com a marca em destaque e um volante exclusivo da versão Esprit Alpine.
De resto, a Renault mantém inalteradas as características de habitabilidade, incluindo o banco traseiro deslizável longitudinalmente em 16 cm. Esta solução permite aos utilizadores criar mais espaço para a carga ou para os passageiros, consoante as suas necessidades. Em termos de capacidade da bagageira, o possibilita um volume máximo de 616 litros quando o banco traseiro está deslocado totalmente para a frente. Com os bancos traseiros rebatidos (divisão 2/3-1/3), o comprimento de carga é de 1,57 m.
Um teto de abrir em vidro está disponível, como opção, a partir da versão Techno, para um habitáculo mais luminoso
Nota para o facto de a Renault não recorrer a materiais de origem animal, além de limitar a utilização de cromados. Assim, a marca substituiu o couro por um material de revestimento granulado. No Captur, todos os estofos incluem tecidos reciclados, com a versão Esprit Alpine a incluir mais de 26% de tecidos reciclados e recicláveis nos seus estofos, graças à utilização de materiais de origem biológica, como o material de cobertura granulado e o cânhamo.
Para aqueles que apreciam a qualidade sonora, a Renault passa a incluir como opção a possibilidade de equipar o Captur com sistema de alta-fidelidade Harman Kardon, o qual inclui nove altifalantes (dois tweeters e dois woofers à frente e atrás e um subwoofer na bagageira), enquanto a assinatura musical do Captur é agraciada pela arte de Jean-Michel Jarre, com cinco modos criados para o veículo: Estúdio, Podcast, Concerto, Immersion e Club.
O renovado Captur pode contar com até quatro tomadas USB-C (dependendo do nível de equipamento), juntamente com um carregador por indução na consola central, de série nas versões Techno e Esprit Alpine.
O Captur novo pode ser atualizado sem ter de passar por oficina ou concessionário da Renault. Com a tecnologia FOTA ("firmware over the air"), o sistema operativo recebe atualizações automaticamente e a manutenção torna-se preditiva
As definições Multi-Sense podem ser acedidas através do ecrã tátil central ou de um botão no volante, com os utilizadores a poderem escolher entre quatro vistas para o painel de instrumentos digital, cinco widgets (aplicações interativas ou miniaturas), oito cores para o mostrador do velocímetro e 48 cores para as faixas de iluminação ambiente LED "Living Lights" nos painéis das portas.
Quatro opções de motores
Quanto às opções de motorizações, o novo Captur oferece quatro opções, duas a gasolina, uma bi-fuel e uma híbrida E-Tech. A gama de motores exclusivamente a gasolina compreende os motores 1.0 TCe com 90 cv e 160 Nm (caixa manual de 6 velocidades) e 1.3 TCe com 160 cv e 270 Nm, estando esta mecânica associada a um sistema de eletrificação ligeiro (48V) integrado no módulo da caixa automática.
A versão a GPL (bi-fuel) tem motor 1.0 TCe com 100 cv e 160 Nm (170 Nm quando trabalha a GPL), apresentando-se associada a uma caixa manual de 6 velocidades. O consumo varia entre os 6 e os 6,1 l/100 km a gasolina e os 7,7 e os 7,9 l/100 km a GPL. A versão demarca-se pela possibilidade de oferecer até 1100 quilómetros de autonomia ao combinar os dois depósitos.
Por fim, o motor híbrido E-Tech de 145 cv sobressai pela eficiência de combustível e baixas emissões de CO2 (apenas 105 g/km). Este sistema “full hybrid” recorre a um motor 1.6 TCe a gasolina de 94 cv associado a dois motores elétricos (um e-motor de 36 kW e um HSG - High-Voltage Starter Generator de 18 kW), alimentados por uma bateria de 1,2 kWh. A potência combinada é de 145 cv e o binário máximo atinge os 205 Nm, enquanto o consumo médio varia entre os 4,7 e os 4,9 l/100 km.
Este sistema é complementado pela caixa de velocidades inteligente multi-modo de dentes direitos (sem embraiagem). Tem quatro mudanças para o motor a gasolina e duas para o motor elétrico principal, disponibilizando um total 14 combinações possíveis de funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico.
O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Num ciclo urbano, por exemplo, permite uma poupança de combustível de até 40%, em comparação com um motor a gasolina convencional. Novidade, a função E-Save, que é ativada por uma configuração no painel de instrumentos, mantém uma carga de bateria de, pelo menos, 40%.
O sistema Multi-Sense traz consigo quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e MySense, os quais variam alguns parâmetros da condução, como a direção, resposta do motor, a iluminação interior e a apresentação do painel de instrumentos digital. No ecrã multimédia, no separador "modos de condução", o novo sistema Extended Grip (opcional) inclui dois modos específicos: Neve e Todo-o-Terreno. Isto permite uma otimização da tração de acordo com as condições de condução, principalmente através das definições do ESP. O Extended Grip está disponível com o motor E-Tech full hybrid 145 e exclusivamente com pneus de 18''.
Melhorias no chassis e na segurança
Mantendo o conceito de suspensão dianteira McPherson e de eixo semirrígido atrás, o Captur conta, no entanto, com geometria da suspensão e amortecedores revistos, bem como nova calibração da direção assistida. Os motores 1.3 de 160 cv e E-Tech full hybrid 145 recebem amortecedores novos. O Esprit Alpine tem pneus disponíveis pela primeira vez no Captur.
Fabricado em Valladolid, Espanha, o Renault Captur tem estreia em Portugal planeada apenas para o segundo semestre do ano
A arquitetura eletrónica, inteiramente nova, eleva também a vertente da segurança, com uma gama reforçada de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2, que associa o regulador de velocidade adaptativo com Stop & Go, a assistência à manutenção na faixa de rodagem, os dados de geolocalização e a cartografia específica para adaptação à estrada e ao trânsito. No total, dispõe de 28 ajudas à condução de nova geração, divididas em três categorias: segurança, condução e estacionamento.
Interessante é a inclusão de um novo botão à esquerda do volante, o My Safety Switch, que permite ao condutor ativar ou desativar as definições preferidas de, pelo menos, cinco ADAS em simultâneo, com um simples toque. Estas definições personalizadas no ecrã multimédia podem incluir se a função deve ser ativada, a que nível, se devem ser permitidos alertas sonoros, e aí por diante.
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