Renault Austral tem imagem nova
- Pedro Junceiro
- há 1 dia
- 6 min de leitura
Com aparência retocada, o Renault Austral dá continuidade ao esforço de renovação atualmente em curso pela marca francesa no que toca aos seus modelos de segmento C. Com frente e traseira completamente redesenhadas, o Austral mantém a aposta nos motores eletrificados, destacando-se o E-Tech “full hybrid” de 200 cv.

Fazendo parte da gama “SUV” de segmento C da Renault, na qual se incluem os Espace e Rafale, o Austral é um modelo que propõe uma combinação entre espaço e “design”, ao abrigo da ofensiva da marca para aquele que é um dos segmentos mais importantes do mercado europeu. Neste sentido, o Austral, lançado “apenas” em 2022, vai já receber uma atualização de meio de ciclo, graças a mudanças estéticas significativas por fora e por dentro, que lhe conferem um aspeto mais moderno e consentâneo com o de outros veículos da Renault.
Em termos de imagem, o Austral beneficia de alterações substanciais na dianteira, com capot, para-choques e grelha totalmente novos. Refletindo as ideias de “design” da marca, o para-choques apresenta pequenos diamantes 3D em relevo, espalhados à volta do logótipo. Entre as novidades conta-se também a assinatura luminosa, graças aos faróis dianteiros e traseiros novos.
Os faróis incluem a tecnologia Adaptive LED Vision, de série, havendo ainda como opcional a tecnologia Matrix Vision com controlo reforçado de segmentos LED para maior conforto visual para o condutor, sem afetar os condutores dos veículos que circulam em sentido contrário.

Na traseira, o portão da bagageira também tem ligeiras diferenças, ao passo que os farolins, quando acesa a iluminação, assumem a forma de um quadrado cortado em sete partes, inspirado nos puzzles chineses de “tangram”. Existem ainda faixas em preto brilhante nas proteções laterais inferiores da carroçaria para proteger os guarda-lamas traseiros das projeções de gravilha.
No que diz respeito às cores, o Austral estará disponível nas tonalidades já conhecidas “Cinzento Shiste”, “Preto Estrela”, “Branco Nacarado” e “Vermelho Flamme”, juntando-se agora duas novas, a “Azul Naxos” e a “Branco Nacarado Acetinado”. Duas dessas tonalidades, a “Cinzento Shiste Acetinado” e a “Branco Nacarado Acetinado”, estão reservadas para o acabamento Esprit Alpine.
O Austral pode ainda contar com pintura de duas tonalidades, com o tejadilho em “Preto Estrela” a poder ser configurado a partir da versão Techno.

Novos bancos e mais tecnologia
O ambiente interior tira partido de bancos dianteiros e revestimentos novos (com maior apoio lateral e possibilidade de tecido “Egée”, 98% reciclado” na versão Techno), a que se juntam mais tecnologias, como o reconhecimento do condutor (para um acolhimento personalizado) e novas aplicações disponíveis através do sistema OpenR Link, com Google integrado.
Reconhecimento do condutor
Começando pelo sistema de reconhecimento do condutor, isso é efetuado a partir de uma câmara situada no pilar A, devendo o condutor criar, em primeiro lugar, um perfil no ecrã multimédia que é associado ao “scan” facial do condutor para seu reconhecimento posterior. Desta forma, várias configurações personalizadas podem ser ativadas automaticamente quando o condutor entra no automóvel, incluindo as estações de rádio ou multimédia, posição de condução (comandos elétricos do banco do condutor e dos espelhos retrovisores exteriores) e aplicações Google através do sistema OpenR link.

A tecnologia é também validada pela inclusão do conceito de ecrã duplo OpenR, que combina painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã multimédia de 12 polegadas. Há ainda a possibilidade de contar com o “head-up display” de 9,3 polegadas para o condutor. O modelo dispõe de conectividade Bluetooth, Apple Carplay e Android Auto melhorada, novos grafismos no sistema multimédia e música de boas-vindas desenvolvida em colaboração com Jean-Michel Jarre.
Outro detalhe importante é o reforço das aplicações disponíveis pela loja da Google no OpenR link, com mais de 50 “apps” disponíveis. Sendo um sistema com base Google, dispõe de serviços próprios da gigante tecnológica americana, como a aplicação Maps, agora melhorada com função que permite enviar o destino para o automóvel a partir do telemóvel ou planeamento de itinerários com várias paragens de forma mais dinâmica. Tal como no Waze, os condutores podem comunicar incidentes na estrada e partilhá-los com a comunidade de utilizadores (radares de velocidade, presença policial, encerramento de estradas, etc…).

O isolamento acústico foi melhorado com novos vedantes nas portas, novo “design” para a base dos espelhos retrovisores (para reduzir o ruído do vento) e, no acabamento Esprit Alpine, vidros laminados nas portas dianteiras.
Tendo por base a plataforma CMF-CD, não se alteram as suas cotas de habitabilidade, nem a modularidade. A segunda fila de bancos desliza 16 cm e reclina em três posições (25°/27°/29°), enquanto a bagageira (com portão elétrico) tem uma capacidade a variar entre os 555 litros e 1.761 litros na versão Mild Hybrid de 160 cv (dependendo da configuração do banco corrido) e entre os 527 e 1.736 litros na versão híbrida E-Tech de 200 cv.
Sempre eletrificado
O Austral estará disponível com dois sistemas eletrificados a pensar na eficiência. O sistema “mild hybrid” de 160 cv é composto pelo motor 1.3 a gasolina de quatro cilindros (turbo e injeção direta), assistido por alternador de arranque e por uma bateria de iões de lítio de 12 V, associada a uma caixa de velocidades automática do tipo CVT. Este sistema permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e regista um consumo combinado de 6,3 l/100 km, com emissões de CO2 de 143 g/km (ainda em homologação).

Com componente elétrica mais forte, o “full hybrid” E-Tech de 200 cv (potência combinada) permite valores de consumos e de emissões mais baixos, desde 4,8 l/100 km e 108 g/km, respetivamente, estando já em conformidade com a futura norma de emissões Euro 6 E bis.
Este sistema é composto pelo motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina, de 130 cv e 205 Nm, e por dois motores elétricos de diferentes valores de potência e funções ligeiramente distintas. O motor elétrico principal debita 70 cv (50 kW) e 205 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh (400 V) e destina-se, sobretudo, à condução em modo elétrico. O motor elétrico secundário ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) desenvolve 25 cv e 50 Nm de binário. Este motor põe em marcha o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidades.
Caixa de velocidades automática inteligente
O sistema conta ainda com caixa de velocidades automática inteligente, multimodo e sem embraiagem, a qual beneficia de “software” novo para melhorar a sua capacidade de reação e eliminar os pontos “mortos” no arranque ou em aceleração. A caixa gere autonomamente os seus modos de atuação consoante a situação, podendo funcionar em modo elétrico ou em híbrido. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 8,4 segundos.

O sistema também varia a sua atuação consoante o modo de condução escolhido a partir do menu Multi-Sense, a partir do qual são alterados parâmetros de condução, como a assistência da direção, a resposta do motor ou a agilidade do chassis, bem como a cor da iluminação interior e do visor do painel de bordo, com base em quatro modos: “Eco”, “Sport”, “Comfort” e “MySense” (personalizado).
Tecnologia 4Control Advanced
Também influenciada por essa seleção, a tecnologia 4Control Advanced associa a suspensão traseira “multi-link” ao sistema de direção às quatro rodas. O funcionamento é simples: a baixa velocidade, como em estacionamentos, as rodas traseiras viram na direção oposta em até 5 graus, para reduzir o raio de viragem, enquanto a velocidades acima dos 50 km/h viram até 1 grau no mesmo sentido das rodas dianteiras para incrementar a estabilidade.
Dois níveis de equipamento
O Austral estará disponível em dois níveis de equipamento: Techno e Esprit Alpine, com a versão base a contar já com barras de tejadilho cromadas e assistentes de condução como o alerta de ângulo morto, travagem de emergência em marcha-atrás ou alerta de tráfego cruzado traseiro. Mais dinâmico, o Esprit Alpine apresenta barras de tejadilho pretas, vidros escurecidos e novas jantes "Altitude" de 20 polegadas, com “design” inspirado em flocos de neve. O ambiente interior também mostra maior desportividade, com estofos "Twill" inspirados na fibra de carbono acompanhados de pespontos nos bancos e debruados nos cintos de segurança, no icónico azul Alpine, não faltando acabamentos em Alcantara nos bancos ou no volante.
Os preços serão revelados numa fase posterior.
O Austral contará ainda com uma gama muito ampla de sistemas de segurança e de assistência à condução, a par de lista reforçada de acessórios para personalização.
Comments