A Renault, surpreendentemente, depois da apresentação dos Alpine A290 (180 cv e 220 cv), as duas versões mais desportivas da 5 E-Tech 100% Elétrico, prepara-se para produzir “derivado” ainda mais potente do subcompacto novo: no Turbo 3E, o nome de batismo do modelo, tração apenas às rodas traseiras e, espante-se!, 500 cv.
A Renault decidiu homenagear, condignamente, o 5 Turbo original, que fabricou na unidade da Alpine em Dieppe, França, de 1980 a 1984 – existiram duas séries, com a segunda mais bem-sucedida do que a primeira, ambas com motores arrumados centralmente e tração às rodas traseiras – 1.4 com 160 cv, nas versões de estrada, o suficiente para 6,9 s no arranque 0-100 km/h e 200 km/h, produzindo-se um total de 4987 exemplares!
Atualmente, a marca do losango não necessita de máquina com configuração tão extrema para garantir a homologação pela Federação internacional do Automóvel (FIA) de carro para os ralis, como sucedeu na década de 1980, mas esse facto não representou obstáculo ao desenvolvimento da versão “superespecial” do 5 E-Tech 100% Elétrico batizado com o nome “Turbo 3E”, recuperando designação utilizada em protótipo apresentado em 2022, no salão de Paris!
No R5 Turbo 3E, mantêm-se as dimensões supercompactas e a “fórmula” elétrica, por exemplo, mas este automóvel, estruturalmente, é bastante diferente do E-Tech 100% Elétrico, devido à construção com recurso intensivo à fibra de carbono, para aumento da rigidez e diminuição do peso. Simultaneamente, como nos Turbo 1 ou nos Turbo 2, o modelo novo tem tração traseira. O sistema de propulsão dispõe de dois motores elétricos nas rodas posteriores, que rendem, combinados, 500 cv (!),
potência que permite reivindicar capacidade de aceleração de hiperdesportivo: 0-100 km/h em 3,5 s.
O R5 Turbo 3E assenta em arquitetura específica e não na plataforma AmpR Small do Renault 5 E-Tech 100% Elétrico (ou dos Alpine A290) e distingue-se, igualmente, pelas dimensões generosas e formas “musculadas” dos difusores ou dos guarda-lamas traseiros. Somam-se, ainda, o “spoiler” dianteiro ou a miniasa sobre a porta da mala. Desconhecem-se mais especificações técnicas e a Renault não divulgou quaisquer datas para o arranque da produção e a estreia comercial, nem anunciou preços.
Comments