Na Renault, contagem decrescente para o arranque do processo de encomenda do 5 E-Tech 100% Elétrico, automóvel superimportante para a “democratização” da tecnologia de substituição do motor de combustão interna, programado para novembro. Em fevereiro de 2025, disponibilidade para reserva do Five com 70 kW (95 cv) e bateria com 40 kWh de capacidade (até 300 km de autonomia, anuncia a marca do losango), por 25.000 €.
É o início da carreira do subcompacto elétrico reminiscente do “best-seller” que a Renault fabricou de 1972 a 1996, período em que vendeu mais de nove milhões de unidades! No automóvel novo, três níveis de potência (70 kW/95 cv, 90 kW/122 cv, 110 kW/150 cv) e baterias de iões de lítio com 40 kWh e 52 kWh de capacidade. No imediato, só duas versões, ambas com o motor mais potente e a bateria maior, por 33.000 € (Techno) e Iconic (35.000 €). Primeiras entregas a clientes planeadas para janeiro de 2025. Poucas semanas depois, abertura de encomendas da versão Five, a mais acessível da gama (25.000 €), com 70 kW (95 cv) e 40 kWh.
O 5 E-Tech 100% Elétrico estreia a plataforma AmpR Small da Ampere, divisão que a Renault criou para trabalhar no desenvolvimento da geração nova de automóveis elétricos, tem produção concentrada em França (linhas de montagem em Douai, a exemplo do Scenic e do Megane, modelos que também contam com tecnologia E-Tech Electric, e baterias fabricadas em Ruitz e motores em Cléon), e mede 3,92 m de comprimento e 2,54 m entre eixos.
A Renault apresenta-nos o subcompacto como “rosto” da transição energética em curso na Europa, o que demonstra a ambição da marca francesa para o automóvel com imagem reminiscente das duas primeiras gerações do 5 – ou do topo de gama Turbo –, “vide” indicador do nível de carga na bateria sobre o “capot” reminiscente da tomada de ar que encontrávamos no(s) R5. Todas as versões têm jantes de 18’’, de série, e eixo traseiro com arquitetura multibraços que beneficia quer o conforto, quer a dinâmica. Já em novembro, na edição 7 de E-AUTO, publicação do primeiro relatório de condução de automóvel… “vibrante”!
No interior, painel de bordo digital, com monitores de 10’’ para instrumentação e o sistema multimédia (openR Link com Google integrado), seletor da caixa integrado na coluna da direção, cinco lugares e mala com 326 litros de capacidade. Entre os equipamentos, até 30 assistências eletrónicas à condução (ADAS), sistema Multi-Sense para seleção do modo de condução (Eco, Comforto, Sport, Eco), assistente pessoal virtual (conta com o avatar “Reno”), etc.
No 5 E-Tech 100% Elétrico, o acumulador maior combina-se só com o motor mais potente, o único disponível no lançamento. E, nesta configuração de topo, 0 a 100 km/h em 8 segundos, velocidade máxima (limitada) a 150 km/h e consumo médio 15 kWh/100 km, o que permite percorrer 412 km entre recargas, de acordo com a marca do losango.
Posteriormente, aumento da gama, com mais motores e os níveis de equipamento Five e Evolution. A Renault não anuncia estimativas de vendas, mas o 5 é o “porta-estandarte” do plano de eletrificação do automóvel com que está comprometida! Anunciam-se duas potências de carregamento: até 11 kW com corrente alternada e 80 kW com corrente continua (100 kW, no caso dos modelos com a bateria de 52 kWh de capacidade). Na primeira, o “reabastecimento” do acumulador de energia demora 3h30. Na segunda, apenas 0h30.
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