A marca do losango está a construir gama em “espelho”, com alternativas elétricas aos automóveis com motores de combustão. Fá-lo com o 5 E-Tech 100% Elétrico já em Portugal, repete-o com o 4 E-Tech 100% Elétrico disponível apenas no terceiro quadrimestre de 2025 e apresentado, em estreia mundial, no salão de Paris, certame a decorrer até dia 20!
A Renault, no salão de Paris de 1961, apresentou automóvel para competir com o Citroën 2CV. Chamou-lhe 4 e somou-lhe o “L” na “limousine” posicionada no topo da gama, que tinha equipamento menos austero e terceira janela lateral. A berlina compacta de 5 portas (3,663 m de comprimento e 2,395 m entre eixos), o primeiro carro da marca com tração dianteira, foi bem-sucedida quase instantaneamente e “saiu de cena” em 1992, ano da estreia comercial do Twingo, totalizando qualquer coisa 8.135.424 unidades produzidas, incluindo em Portugal, primeiro na Guarda, depois em Setúbal.
Sessenta e três anos depois da apresentação do original e 32 após o ponto final na produção, novamente no salão de Paris, a Renault apresenta-nos o elemento novo da família de automóveis icónicos criada para “acelerar” a mudança de paradigma dos motores térmicos para os elétricos. O 4 E-Tech 100% Elétrico tem lançamento em Portugal programado para o terceiro quadrimestre de 2024, assume o estatuto de alternativa interna ao Captur, da mesma forma que o 5 é “concorrente” do Clio, e mantém os códigos genéticos fundamentais do 4L original, como o “capot” reto, a traseira e os farolins posicionados verticalmente e, ainda, as proteções laterais e a terceira janela! Reminiscente do passado é, ainda, a capota em lona “plein sud”, disponível só em combinação com os dois níveis de equipamento de topo: Techno e Iconic (alternativamente, tetos metálicos negros, independentemente das cores da carroçaria, admitindo-se, ainda, a extensão da pintura bicolor até ao “capot”).
O Renault 4 da década de 1960 destinava-se à classe média e, precisamente pelo facto de promover o acesso à mobilidade, tornou-se símbolo de liberdade. Este 4 E-Tech 100% Elétrico não ambiciona a menos, mas tem muitos mais rivais do que o original (Fiat 600e, Jeep Avenger, Peugeot E-2008, Opel Mokka-e, etc.), facto que pode roubar-lhe protagonismo. No entanto, isto não diminui os méritos de modelo assente na mesma arquitetura técnica do 5 E-Tech 100% Elétrico, a AmpR Small, e que mede 4,14 m de comprimento e 2,62 m entre eixos – o Captur conta com 4,23 m e 2,63 m, respetivamente. O SUV elétrico possui 181 mm de altura livre ao solo, mais 12 mm do que o térmico.
No 4, bagageira com 420 litros na configuração normal do compartimento (440 no Captur) – existem mais 35 sob a plataforma da carga, o suficiente para arrumar os cabos para os recarregamentos da bateria –, mas o rebatimento dos encostos dos bancos posteriores cria “armazém” com 1405 litros (1149). O portão tem comando elétrico e função de abertura “mãos-livres”. A Renault também promete facilidade de acesso quer ao habitáculo (cinco lugares), quer à mala (altura da plataforma ao solo não excede os 607 mm).
Comfort e Urban
O Renault 4 E-Tech 100% Elétrico produz-se em França (Maubeuge), com motores alimentados por baterias que também são fabricados em França (os primeiros em Cléon, as segundas em Ruitz). A marca do losango, para este SUV do segmento B, anuncia duas potências e capacidades de baterias: na Urban, 120 cv (90 kW) e 40 kWh; na Comfort, 150 cv (110 kW) e 52 kWh. Autonomias: respetivamente, até 400 km e mais de 300 km. Nas duas, 0-50 km/h em 3,5 s. No topo de gama, 0-100 km/h em menos de 8,5 segundos, 80-120 km/h em menos de 7 segundos e 150 km/h de velocidade máxima.
Autonomias: respetivamente, até 400 km e mais de 300 km.
O sistema admite potências de recarregamento da bateria até 11 kW com corrente alternada e 80 kW ou 90 kW com corrente contínua (a primeira encontra-se só no 4 com 90 kW, enquanto a segunda está disponível no SUV com motor de 110 kW. No primeiro Renault com o emblema do losango iluminado no centro da grelha, existe tecnologia de alimentação bidirecional, o que permite quer carregar quase todo o tipo de acessórios elétricos (V2L), quer gerir a energia armazenada no acumulador (V2G), podendo, por isso, registar-se a devolução de eletricidade à rede, ação que contribui para a otimização da eficiência energética do ecossistema associado ao automóvel elétrico.
Neste 4 E-Tech 100% Elétrico, SUV que tem até 750 kg de capacidade de reboque, encontramos todas as tecnologias disponíveis nos automóveis mais modernos da marca do losango, das assistências eletrónicas à condução (26 ADAS, no total) ao sistema multimédia openR link com Google integrado, ChatGPT e mais de 50 App. No equipamento, no frente a frente com o 5 E-Tech 100% Elétrico, diferencia-o, por exemplo, o facto de contar com sistema Extended Grip no controlo de tração, que soma dois programas para utilização do automóvel com aderência muito precária aos modos de condução combinados no Multi-Sense (Snow e All-Terrain).
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