Oliver Bearman, competindo pela Ferrari no Grande Prémio do Arábia Saudita, entrou para o “top-3” dos pilotos mais novos de sempre em ação no Mundial. O britânico estreou-se na categoria com 18 anos, 10 meses e 1 dia. No topo desta tabela, Max Verstappen
A Fórmula 1 é uma fonte inesgotável de registos estatísticos que contam histórias curiosas. Na ronda 2 do Mundial de 2024, em Jeddah, na Arábia Saudita, a doença subida de Carlos Sainz (crise de apendicite obrigou-o a submeter-se a intervenção cirúrgica de emergência, o que fez com que a Ferrari tivesse de procurar substituto para a corrida), Oliver Bearman, britânico de 18 anos, estreou-se na categoria e fê-lo de forma impactante, terminando as 50 voltas na 7.ª posição.
Bearman, que compete pela equipa Prema na Fórmula 2, é membro da Academia Ferrari e trabalha como piloto de reserva e testes tanto para a Scuderia como para a Haas, equipa norte-americana que mantém relações próximas com os italianos, desde logo por comprar-lhes as unidades de potência montadas nos monolugares de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg. “Ollie”, o nome por que é mais conhecido no “paddock”, até tinha garantido a “pole position” para a primeira corrida (Sprint) da categoria de promoção do fim de semana na Arábia Saudita mas teve de mudar de rumo e adaptar-se, muito rapidamente, ao SF-24 de Sainz, participando apenas no Treino Livre 3 antes de “acelerar” na Qualificação, sessão que terminou na 11.ª posição, a milésimos do “top-10”, surpreendendo tudo e todos.
O talento de Oliver Bearman confirmou-se durante a corrida, como confirma a 7.ª posição do britânico que tem regresso à Fórmula 2 marcado para o Albert Park de Melbourne, no Grande Prémio da Austrália, de 22 e 24 de março. No entanto, esta passagem inesperada pela Fórmula 1 valeu-lhe, garantidamente, “portas abertas” para o futuro e, também, a inscrição do nome na lista de recordes de precocidade na categoria mais importante do desporto automóvel.
Bearman estreou-se na Fórmula 1 com 18 anos, 10 meses e dia, idade que garante a 3.ª posição na lista dos pilotos mais jovens de sempre na categoria, tabela que o neerlandês Max Verstappen, tricampeão mundial em título, comanda desde 2015! Depois, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) alterou as “regras do jogo” e o recorde do prodígio da Red Bull-Honda RBPT tornou-se impossível de “derrubar”. A título comparativo, Charles Leclerc, o “ponta de lança” da Ferrari apresentou-se na Fórmula 1 no arranque do campeonato de 2019, na Austrália, aos comandos de um Sauber, com 20 anos, 5 meses e 9 dias – é “apenas” o 19.º na lista!
Max tem, igualmente, o “título” de piloto mais novo a ganhar um grande prémio na categoria-rainha da competição automóvel. Conseguiu-o em Espanha-2016, com 18 anos, 7 meses e 15 dias, na estreia pela equipa Red Bull, depois de cumprido o “tirocínio” na formação-satélite da formação austríaca (à época, chamava-se Toro Rosso). No outro extrema da tabela, o mais velho a ganhar corrida na categoria foi Luigi Fagioli, em França-1951, com 53 anos e 22 dias. Finalmente, o mais idoso no Mundial: Louis Chiron, no Mónaco-1955, com 55 anos, 9 meses e 19 dias!
Bearman, independentemente do resultado excecional na estreia no Mundial, não está garantido no "plantel" da Fórmula 1, na próxima temporada (na Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton confirmados para 2025 e ambos sob contratos plurianuais). No entanto, esta quarta-feira, o britânico trabalhou em Fiorano com F1-75 de 2022 e, este ano, tem muitas participações confirmadas em Treinos Livres 1, todas com a Haas (Emília-Romanha/Ímola, Espanha/Barcelona, Grã-Bretanha/Silverstone, Hungria, México e Abu Dhabi).
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