top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Recorde no Salão de Bruxelas: 63 marcas!

O Salão Automóvel de Bruxelas, depois do interregno de um ano, regressa esta semana para a sua 101.ª edição e fá-lo com uma taxa de participação que representa um recorde: no total, de acordo com organização, 63 construtores representados no certame. Muitos modelos em exposição são estreantes absolutos no mercado europeu.



Após o retorno de muitos dos fabricantes automóveis aos salões automóveis no passado Salão de Paris, em outubro, o certame de Bruxelas, que terá lugar entre 10 e 19 de janeiro, comprova que este tipo de eventos ainda tem um lugar importante na estratégia das marcas e, mais relevante, na própria atenção dos consumidores, que podem assim contactar de forma mais direta com as diferentes propostas do mercado.


101.ª edição do certame Belga

 

No total, destaca a organização, serão 63 as marcas presentes no Salão de Bruxelas, naquele que é um recorde de expositores na 101.ª edição, sendo de sublinhar, também, a presença de muitos fabricantes chineses. Partindo destas, a lista conta com os nomes da BAIC, BYD, DFSK, DR automobiles group, Hongqi, ICH-X (do grupo DR), Forthing, Leapmotor (“joint-venture” com a Stellantis), Livan, MG, Omoda & Jaecoo, smart (“joint-venture” entre a Geely e a Mercedes-Benz) e a Xpeng.



Estas marcas têm em curso um processo de expansão acelerado no continente europeu e aproveitam a sua presença no Salão de Bruxelas com o intuito de mostrarem os seus automóveis, a grande maioria com motorização elétrica.

 

Por outro lado, as marcas há mais tempo presentes no mercado europeu também marcam presença de forma a não deixarem o seu espaço “vago”, com o retorno de muitas marcas que, ao longo dos últimos anos, foram-se afastando destes espaços, como são os casos da Alfa Romeo, Honda, Lamborghini, ou Toyota, entre outros. Alguns dos construtores estarão presentes a título oficial, outros através da divisão belga.



Foco na eletrificação 

Com a indústria a atravessar uma fase de transição acelerada para a eletrificação, a grande aposta estará, então, na exposição de modelos deste tipo, seja 100% elétricos, seja híbridos.

 

Entre as novidades previstas para Bruxelas estão o Abarth 600E, o Alpine A290, o BAIC BJ60, o Citroën C5 Aircross Concept, o DS N.º8, o Fiat Grande Panda, o Leapmotor C10 com extensor de autonomia, o Lancia Ypsilon, o Opel Frontera, o Peugeot E-408, ou o Toyota Urban Cruiser, entre outros.

 

Para quem aprecia automóveis desportivos, os organizadores prometem 40 modelos, mas o certame contará ainda com a presença de dois monolugares de Fórmula 1 (da Red Bull e da Alpine), além do Hyundai i20 N Rally1 com que o piloto da casa, Thierry Neuville se sagrou campeão do mundo de ralis em 2024.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page