top of page

Tänak vence Ogier por 0,2 s na Sardenha!

Na ronda 6 do WRC-2024, vitória decidida só com a linha da meta à vista… Estónio da Hyundai ganhou o braço de ferro com francês da Toyota por margem que iguala a mais pequena de sempre na história do campeonato criado em 1973. 0,2 s, após 1027,90 km, incluindo os 266,12 km ao cronómetro cumpridos nas 16 “especiais”!



A edição 21 do Rali da Sardenha/Itália, a ronda 6 do Mundial de 2024, tem capítulo próprio no livro com as histórias e os recordes do WRC! A vitória nesta competição decidiu-se só na 16.ª das 16 Provas Especiais de Classificação (Sassari-Argentiera 2), que teve apenas 7,70 km de extensão e coincidiu com a Power Stage e garantiu pontos de bónus aos cinco mais rápidos. Ganhou o estónio Ott Tänak, em Hyundai i20 N Rally1. O francês Sébastien Ogier, em Toyota GR Yaris Rally1, terminou na 2.ª posição, a… 0,2 s!



Tänak e Ogier protagonizaram “braço de ferro” muito equilibrado durante a (quase) totalidade deste rali com 1027,90 km, incluindo 266,12 ao cronómetro arrumados em 16 PEC. No arranque para a 16.ª, o francês que detém o recorde de vitórias em Portugal (muito recentemente, conseguiu a 6.ª, impondo-se ao estónio por 7,9 s e, assim, passou a deter sozinho o recorde de cinco que partilhava com Marku Alén), dispunha de 6,2 s de vantagem sobre o rival, mas furo na ponta final da “especial” obrigou-o a abrandar o ritmo e a expor-se a ataque bem-sucedido do adversário!


Os 0,2 s que separaram Tänak de Ogier no final da ronda italiana do Mundial-2024, sublinhe-se este facto, igualam os 0,2 s inscritos na história do campeonato como a vitória pela margem mais pequena, na Jordânia-2011, quando este mesmo Ogier derrotou Jari-Matti Latvala, curiosamente o atual “patrão” do francês na Toyota!

 

Ott Tänak ganhou pela 3.ª vez na Sardenha, precisamente o local em que venceu o 1.º rali numa ronda do Mundial, em 2017, num Ford Fiesta WRC – a 2.ª conseguiu-a em 2022, também com a Hyundai – e passa a contar com 20 triunfos em ralis do WRC. O estónio de 36 anos, o campeão de 2019, garantiu o 3.º sucesso da equipa Hyundai em 2024 e “apanhou” o galês Elfyn Evans, da Toyota, apenas 4.º em Itália, na 2.ª posição do campeonato – os dois totalizam 104 pontos, menos 18 do que o belga Thierry Neuville.



Na Sardenha, Neuville, em Hyundai i20 N Rally 1, terminou na 41.ª posição, depois de saída de estrada durante a PEC8 (Tula-Erula), num momento em que estava na 3.ª posição do rali, a 36,2 s de Tänak e 34 s de Ogier. No entanto, o regulamento de 2024, com a introdução do Super Domingo, “salvou” o belga, que ganhou um total de 12 pontos, por ser o mais rápido do dia (7 pontos) e vencer, igualmente, a Power Stage (5).



Em Itália, no 3.º lugar, o espanhol Dani Sordo, também num Hyundai i20 N Rally1, resultado que colocou os sul-coreanos no comando do campeonato dos construtores, com mais 13 pontos do que a Toyota.


No calendário do WRC, segue-se a Polónia, entre os dias 27 e 30 – o WRC regressa a país que não visita desde 2017 para o 3.º dos 7 ralis consecutivos em terra!



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page